voltar

Aumentam os relatos de manifestações de OVNIs na região sul de Caçapava do Sul.

Desde o ano de 2014,o número destes fatos nesta região,entre 5 Km a 20 Km do centro,se intensificam. Estive no dia 7 de julho de 2017 ,na região que engloba,Pedra do Segredo,Coxilha de São José,Tarumã e pinheiro. Juntamente com uma equipe de quatro integrantes de empresa de filmagens,que trabalha levantando dados sobre fatos desta natureza ,entrevistamos moradores deste local. São vários depoimentos,e um deles ocorreu relatos de avistamento de dois seres na parte superior do objeto visto, não sendo possível observar maiores detalhes. O ovni estava a aproximadamente uma centena de metros da testemunha, que relatou que seu diâmetro era do tamanho de um carro. O GPUC, como já escrevi aqui, deverá realizar uma vigília ufológica nesta região. Se conseguirmos algum "contato" próximo ou distante, nossos objetivos imediatos serão atingidos. Vamos seguir de olho vivo e faro fino. No Caminho da Luz,Elver-GPUC.


Postado dia 30/10/2017


Novamente temos o encontro com OVNI esverdeado.

Há dois meses e agora, dia 18 de outubro de 2017, o tal OVNI de cores esverdeadas de tons claros e azuladas, apareceu novamente. Será outro objeto voador não identificado ou será o mesmo? Quadrante do céu da cidade, acima do estádio de futebol e direção ao norte. Isto há dois meses. No dia 18 de outubro deste ano, apareceu em três episódios,e próxima a região centro,Fonte do Conselheiro e Fórum. Altura aproximada nos dois eventos e no último, era aproximadamente 35 graus a quarenta graus. A testemunha dos últimos episódios,ouviu um barulho que lembro um zunido. A forma era aproximadamente ovalada a retangular. Já foi descrito objeto na mesma altura e esférico. Duração do avistamento,30 segundos a cinco minutos. Objeto apresenta-se primeiramente imóvel,e após dispara em alta velocidade e desaparece em seguida. Tamanho: em torno de metade de uma Lua cheia. Não é drone, pois as testemunhas conhecem drone, e por ser uma luz uniforme e desaparecer em alta velocidade não caracteriza drone. Estão frequentes rrelatos semelhantes a este. Vamos seguir nas pesquisass. O ANO DE 2017 AINDA não terminou. No Bem. Elver-GPUC.


Postado dia 30/10/2017

Aumentam os relatos de manifestações de OVNIs na região sul de Caçapava do Sul.

Desde o ano de 2014, o número destes fatos nesta região,entre 5 Km a 20 Km do centro,se intensificam. Estive no dia 7 de julho de 2017 ,na região que engloba,Pedra do Segredo,Coxilha de São José,Tarumã e pinheiro. Juntamente com uma equipe de quatro integrantes de empresa de filmagens,que trabalha levantando dados sobre fatos desta natureza ,entrevistamos moradores deste local. São vários depoimentos,e um deles ocorreu relatos de avistamento de dois seres na parte superior do objeto visto, não sendo possível observar maiores detalhes. O ovni estava a aproximadamente uma centena de metros da testemunha, que relatou que seu diâmetro era do tamanho de um carro. O GPUC, como já escrevi aqui, deverá realizar uma vigília ufológica nesta região. Se conseguirmos algum "contato" próximo ou distante, nossos objetivos imediatos serão atingidos. Vamos seguir de olho vivo e faro fino. No Caminho da Luz,Elver-GPUC.

Postado dia 14/07/2017

Foi dentificado e comprovado, que o material ferroso e muito pesado encontrado em uma tapera na região do Seival é um meteorito. Pessoalmente esperei por 53 ano, desde os dez anos de idade por esta notícia. Por várias fontes,desde criança eu imaginava encontrar um na minha terra. Recebi de um senhor este material em 2014. Fui em algumas firmas de ferragens,tentando obter uma pequena amostra para exames. Demorei a encontrar quem se atrevesse a cortar. Como geólogo,realizei análises macroscópicas como,texturas,magnetismo,densidade,texturas,dureza e análise química. Após estes exames, encaminhei para a especialista em meteoritos, a Doutora Maria Elizabeth Zucolotto, responsável pelo setor de Meteorítica do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Isto em Janeiro de 2017. A resposta por telefonema ,recebi em três de fevereiro e por email em nove de março. Foi um alívio de mais de meio século de expectativas. Eu sempre senti este encontro,pois perguntava pelo meteorito Caçapava. Escrevi aqui neste jornal,que algum dia este momento chegaria.Temos agora um material extraterrestre aqui. Neste foco,escrevi sobre caídas de meteoritos em algumas áreas daqui,e principalmente a de 10 de junho de 2010,às 18:30 horas e a 15 metros da Sociedades Espírita Fraternidade e Delegacia de Polícia. Sempre comento,que pelas ações das leis Divinas da sincronicidade e merecimento, encontramos o que queremos. Devemos realizar nossas tarefas dentro da Lei do Bem, e consoante ao movimento da Lei da ação e reação,receberemos o que semearmos,desde outras existências,nesta e no futuro. Com humildade,segundo nos ensina O Mestre Jesus,Construtor e Governador da Terra, vamos seguindo nossa Jornada Cósmica, ainda carregando doses de orgulho,egoísmo,etc. Sigamos no Caminho do Bem e dos meteoritos.

Postado dia 24/04/2017

Esperei por mais de cinquenta anos, para o encontro com um material que comprovadamente fosse UM METEORITO. Escrevi aqui e em jornais,falei nas rádios, sobre quanto tempo esperaríamos , até ter em minhas mãos um meteorito encontrado em Caçapava do Sul- Encontrado na região do Seival, a aproximadamente 100 anos, em uma tapera. Em 2014, um senhor trouxe para que eu realizasse algumas análises. Como geólogo,fiz análises que podia, na parte de macroscopia,ou seja alguns testes físicos-químicos. Como o material estava com requisitos para ser um meteorito, remeti para uma pesquisadora especializada no tema. Profª : Maria Elizabeth Zucolotto,para exames de laboratório,com equipamentos específicos. Recebi em 03 de fevereiro de 2017, telefonema às 11:30 hs,quando a prof; Zucolotto disse-me que a amostra era um siderito-octaedrito. Minha emoção foi muito forte,pois esperei mais de meio século. No dia 09 de março deste ano, recebi um email com a citação e exames do material. Como tem uma cidade em São Paulo, de nome Caçapava, conversando com a professora, teríamos então o: METEORITO CAÇAPAVA DO SUL. ---Na Ufologia, uma terceira aparição de um mesmo ovni, para a mesma testemunha,(são três da mesma família.) na região do Pinheiro,ao sul da cidade. Agora mais próximo da residência. Como escrevi antes, o GPUC deverá realizar uma vigília no local. Sigamos no Bem. Elver.

Postado dia 15/04/2017

Esta região dista aprox. 15 Km da cidade, ao sul do município de Caçapava do Sul. Aparições de luzes estranhas pelo céu dessa região está frequente. (Demais.) Final de fev e início de março de 2017, apresenta relatos importantes.Três adultos relataram-me que um objeto com forma de prato,tem rondado a região. Apresenta-se de tamanho maior que a Lua cheia, imóvel e após realizando mov.horizontais,e quando as testemunhas se distraem, some. As alturas geralmente se situam entre, 20 graus,(uma mão aberta.)Um senhor tentou filmar ou fotografar,mas quando direcionava para o alvo,não registrava nada,mas quando apontava para a Lua,esta aparecia. O objeto foi avistado em duas semanas com intervalo de poucos dias. O GPUC -Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul, DEVERÁ realizar uma breve vigília noturna por esta região. Estas últimas aparições situam-se em torno de três minutos de duração. Mas nesta região, possuo relatos de 15 a 45 minutos em outros momentos. Vamos seguir nas pesquisas.

Postado dia 15/03/2017

Este OVNI, está se tornando frequente. Último avistamento foi na região da Associação dos Trovadores. Data:01 de março deste ano.Tamanho, um pouco maior do que o planeta Vênus. Forma esférica,deslocamento em baixa velocidade. Na última semana de fevereiro,em torno do dia 27,um casal ,uma criança e um vizinho,viram objeto semelhante,brilhando no céu,acima do Fórum. Em ambos os acontecimentos, o objeto foi visualizado aproximadamente a uns 40 º acima do horizonte. TENHO NOTADO QUE: do ano de 2016 até agora, estes fatos tem ocorrido em maior tempo de duração:15,30, até 45 minutos. TAMBÉM que: a variedade de tamanhos e cores das luzes, tem aumentado. PENSO,como já escrevi, esteja havendo uma maior aproximação das moradias,pois as alturas tem diminuído. Inclusive um ovni tamanho de parabólica, perseguiu um senhor, que se escondeu em um mato. Vamos ficar atentos. A situação está exigindo maior atenção e reflexão. Sigamos no Bem.

Postado dia 15/03/2017

Os relatos de avistamentos de luzes em nosso Céu são inúmeros. Costumo me questionar sobre a porcentagem de testemunhos que chegam até minhas mãos. Será que recebo 5 % do número de casos de luzes estranhas, não identificadas que voam por aqui ? Sei que pela Lei Universal da Sincronicidade, estarmos em determinado lugar, instante, e olhando para certo lugar, não é obra do acaso. Antes de nascermos, em outras dimensões, traçamos metas e provas que cedo ou tarde chegam.Estamos mergulhados em um oceano de ondas de diferentes naturezas, desta dimensão e de outras. Pela Lei da Sintonia, conforme nossos costumes,hábitos e atitudes perante nós e a vida, acabamos mesmo inconscientemente sintonizando em diferentes frequências. Ainda não sabemos com clareza, as razões por que estamos presenciando tantas acontecimentos pelo Céu. Sabemos que não é só em nossa cidade, mas pelo mundo. Sabemos também,que estamos na época em que muitos "ocultos" devam ser revelados, mas eu gostaria de saber um pouco mais. Sei que nesta vida, o tempo está curto para conseguirmos muitas respostas, mas lentamente já obtivemos respostas que podem ser consideradas verdadeiras para algumas pessoas,mas para outras não. A bondade e a maldade que usamos para observarmos o comportamento de tudo que nos cerca,depende do valor que damos de estarmos aqui,e agora, construindo uma vida de relação mais ampla e preciosa. A Vida que A Divina Providência colocou perante nós, nos dará de retorno, as vibrações que emitimos todos os dias.

Postado dia 15/03/2017

Luzes de cores avermelhadas foram vistas na região a sudeste da cidade, dia 22 de dezembro de 2016. Aproximadamente 15 Km da cidade, a região do Pinheiro tem sido local onde são vistos objetos luminosos pelo céu. Dois homens e uma criança testemunharam um espetáculo no céu,durante aproximadamente 30 minutos. Uma das testemunhas disse-me que ficou "maravilhada" com a tonalidade das cores avermelhadas e esbranquiçadas. Eram três esferas luminosas. Uma delas apresentava forma que lembrava uma "bacia".Apresentavam um forte brilho, este semelhante ao do Planeta Vênus ao poente. A hora do avistamento foi próxima das 23:00 hs. O senhor relatou que as luzes estavam imóveis, e após alguns minutos deslocaram-se com baixa velocidade no sentido norte. O tamanho destes objetos voadores variavam entre um quarto da lua cheia a duas luas, quando realizavam um movimento de aproximação,dando a impressão de aumentarem os tamanhos. Repito a duração do evento,em torno de meia hora,tempo suficiente para realizarem uma filmagem ou fotos. Também disse-me que ficou como se estivesse "sem reação",o que já descrevi aqui , que costuma ocorrer ,principalmente quando está relativamente próximo,300 metros,ou quando muda a intensidade do brilho ou tamanho. Bem que eu e muitas pessoas gostaríamos de estar lá,mas não foi desta vez. Próximo a este local, tem uma região chamada de Alecrim,local de inúmeros avistamentos. A testemunha me convidou para ir à tardinha ,para que se "merecermos", termos a oportunidade de assistirmos um "show". Estes fatos confirmam o que tenho dito neste jornal e na rádio,que está aumentando o número dessas ocorrências,e que este ano que se inicia talvez nos apresente outros "espetáculos". Já recebi relatos de que foram vistos flashes neste ano de 2017.Tentarei coletar mais depoimentos e os transcreverei aqui. Está na hora de alguém produzir um vídeo por aqui. Sigamos no Caminho do Bem.

Postado dia 06/02/2017

Região ao sul da cidade,aprox. 10 Km,é palco de novas aparições de Objetos voadores não identificados. Três testemunhas (que fiquei sabendo.Terão outras ?) viram num primeiro instante um objeto arredondado de cor avermelhada,um pouco maior que o planeta Vênus. Emitiu flashes e sumiu,minutos após,um novo ovni,de cores avermelhadas,e segundo o senhor que relatou-me,era de uma tonalidade lindíssima,que eles ficaram magnetizados,imóveis. Este aumentava e diminuía de tamanho e imóvel no céu. Após um terceiro ovni,de forma que lembrava uma bacia,com laterais levemente arqueadas,realizava pequenos movimentos ,mas não se deslocava.  As testemunhas não atinaram fotografar.(geralmente ficam sem reação.) O espetáculo foi grande. A duração foi de aprox. meia hora. Este último tinha um tamanho bem maior.Todos de formas arredondadas. Os eventos velstes que anunciei para este ano,começaram na primeira semana.Isto é so o início.Aguardemos de olho vivo e intuição forte. Sigamos no Bem.

Postado dia 19/01/2017



OVNIs de cores esverdeadas e avermelhadas tem sido vistos em Caçapava do Sul, em 2016. Tenho recebido relatos de testemunhas de luzes esverdeadas, cores de "limão", nos meses desde fevereiro deste ano. Agora em torno do dia 15 de novembro, um objeto voador estava estacionado acima da região do Fórum de Caçapava do Sul.

Um casal relatou-me que eram 19:30hs, o objeto estava parado e após fez movimentos rápidos em zig zag e foi embora. Uma das testemunhas pensou em pegar o telef. celular para uma foto, mas estranhamente sentiu-se imobilizadas. Como tenho dito em jornal e rádio local, muitas vezes ficamos em estados alterados de consciência. O formato era de um prato, semelhante ao desenho da camiseta do nosso grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava. (Uma das testemunhas viu este desenho). O ovni possuia uma luz avermelhada em cima. Um OUTRO caso, um professor me mostrou uma breve filmagem de um objeto voador com aspecto geral esverdeado. Ainda não consegui a filmagem, mas vi. de maneira bastante resumida, transcrevo estas informações. Farei outros contatos, pois tenho outras informações. Paz aos leitores deste espaço. Ass: Elver.

Postado dia 28/11/2016

Casal avista ovni próximo da pedra do Segredo.

Um objeto luminoso de cor alaranjada,cruzou a aproximadamente 50 m de distância do casal. Voava lentamente e em baixa altura,próximo das árvores. O avistamento durou cerca de quinze segundos,mas foi o suficiente para provocar surpresa e admiração. As testemunhas disseram-me que não tiveram medo,e nem dúvidas,pois a visão foi muito nítida. O ovni possuía tamanho semelhante a um bujão de gás de 13 litros, sua forma era esférica e o mais estranho era que largava pequenas faíscas pela lateral e um som que lembrava lenha queimando. Este som tem sido descrito por várias testemunhas e em vários locais do Brasil e em outros países. Lembra o amassar de um papel celofane. O impacto emocional diante de fatos dessa natureza sempre acontece. As testemunhas narraram que ficaram momentaneamente paralisadas. Isto é recorrente em vários depoimentos que ouvi. Algumas pessoas comentam comigo que isto acontece só para determinadas pessoas, mas não com todos. Sempre argumento que na minha opinião, baseada em estudos que realizo desde doze anos de idade, não existe acasos, e esses acontecimentos chegam por algum motivo. Um dia saberemos com mais discernimento os porquês de estarmos no lugar,momento e olhando para determinado lugar. Em um grupo numeroso,alguns olham em certa direção, e lá está o tal ovni. Um fato é incontestável, estes objetos estão por aí,e são guiados inteligentemente e cumprem determinados tarefas que para nós ainda são incógnitas. Se deixam registrar só quando querem,pois nossas máquinas emperram.Temos de arrecadar fotos e filmagens diurnas realizadas neste local,e que registraram objetos no céu, e que não conseguimos identificar. Um roteiro que fiz na Pedra do Segredo com outras seis pessoas, sentimos que estávamos sendo acompanhados e protegidos. Na observação das fotos em tela maior,duas máquinas registraram o mesmo objeto em locais diferentes. Aparece uma pequena esfera abaixo das nuvens. Vale apena conferir as energias do local,sentir o cheiro e vibrações que fogem do cotidiano. Certamente retornarem mais energizados e calmos após os passeios. Esta região é muito estranha,é conferir e registrar. Sigamos na Trilha do Bem.


Postado dia 14/10/2016


Telhas trincadas e telhados substituídos.Foi em 2 de agosto de 2008.

Lembro destes estranhos e importantes fatos ocorridos em nossa cidade,porque em 2 de agosto de 2008,tive o primeiro contato com estes fenômenos.O telhado de uma casa teve de ser substituído. A ocorrência foi a 300 metros do centro da cidade. Foram gastos cerca de quatro mil reais nesta tarefa.O telhado foi danificado após uma luz estranha do tamanho de uma parabólica,cruzar por cima da casa,e inundou a residência com uma luz de cor alaranjada. Dois dias depois do ocorrido, após uma chuva,foram notadas infiltrações. O proprietário foi analisar o telhado e notou que as telhas estavam trincadas e desconjuntadas. Isto ocorreu nos dois telhados da frente,pois o dos fundos ficou intacto. Posteriormente fiquei sabendo de que algo semelhante ocorrera em outras residências,com prejuízos em uma delas,de aproximadamente oito mil reais. Tenho escrito aqui todos os anos sobre estes fatos,para não deixar que fiquem num total esquecimento. Conversando com um pedreiro,este disse-me que já tinha trocado telhados de outras casas,devido a estragos semelhantes. Isto é fenômeno raro,não é devido a raios, pois os estragos ocasionados por raios apresentam outras características. Tenho em minha casa telhas de quatro destes telhados e algumas lascas. Neste espaço não poderei tecer maiores comentários de algumas análises que fiz.Minha preocupação é noticiar o fato e não deixar passar como se nada tivesse acontecido. Se os donos da casa não tivessem me procurado, não saberíamos.Quantas coisas estranhas ocorrem por aí. Isto tudo ocorre por quê ? Em outras casas os proprietários não me relataram luz estranha ou algo semelhante. Eram telhados praticamente novos,que tiveram de ser trocados. Não foi só um tipo de telha,mas vários. Poderíamos imaginar defeitos de fabricação,mas basta realizar simples análises e veremos que não foi isto a causa. O mistério continua. Os proprietários de uma casa no meio rural, tiveram de substituir 70 metros de fios dentro e fora da casa, e algumas tomadas, após um OVNI arredondado de uns 4 metros de diâmetro aproximar-se a 60 metros da casa. Nesta ocasião algumas telhas de amianto ficaram trincadas,pois a casa tremeu. Vamos seguir de olho vivo e faro fino,pois estamos em época de pequenas e grandes mudanças em todas as áreas.Sigamos no Caminho do Bem.


Postado dia 06/10/2016

Há muitos meteoros explodindo e sendo vistos.

Em contatos com alguns astrônomos,amadores ou não,comento que nos meus 62 anos de idade,nunca ouvi tantos relatos de meteoros pelo céu. A Astronomia comenta que a Terra está cruzando por regiões do espaço,onde situam-se detritos de alguns cometas. Sabemos que objetos queimam em nossa atmosfera e produzem clarões. Restos de satélites,foguetes, asteroides e cometas. Tomando um café pelo centro da cidade,recebo muitas informações sobre avistamento de luzes fugazes pelo céu. Duram geralmente em torno de 3 segundos,mas podem durar mais. Não são registros por máquinas fotográficas,celulares,etc,mas a olho nú. Com quem podemos trocar informações ? Hoje temos a internet,uma boa fonte de pesquisa,mas um astrônomo por perto não temos. A Unipampa tem promovido alguns encontros. Um momento desses poderia uma rádio local,entrevistar um pesquisador desta área. Na falta de informações científicas,nós leigos tecemos todo tipo de comentários. Como não ocorreu o Fim do mundo em 2012,e nem sinais apocalípticos pelo céu, se estão sendo vistos vários eventos de explosões de luzes pelo céu,algumas com estrondo,justo é algumas pessoas ficarem inquietas. Fazer de conta que ninguém percebe nada ou que temos pouca cultura,não é tão simples para ignorarmos esses fatos. Temos no Brasil 26 estados federados,em uma simples pesquisa,veremos que desde 2010 para cá,ocorreram essas explosões em todos os estados. Em alguns foram vistos vários eventos. Tem aumentado o número desses registros.Se fossem obtidos só por celulares,etc,poderíamos dizer que existe um maior número de pessoas com estes instrumentos. Comento nesse caso e saliento,que são fenômenos presenciados a olho nú. Um senhor comentou comigo que sempre falam de planeta Hercólubus,Nibirú,Tyche,Planeta X,e agora o tal planeta Nove,que estariam se aproximando da Terra. Sempre digo que está com a palavra a Astronomia,e que nós só podemos conjeturar e ficarmos no achismo. Alguns governos comentam cada vez mais que deveremos nos preparar para eventos catastróficos não só em termos de clima. Comentei com um astrônomo amador, que na minha opinião,estes eventos estariam ligados às notícias de 30 de dezembro de 1983. Vamos dar uma pesquisada na internet nesta data. Ou é uma inverdade ou é algo comprovado. Existem controvérsias na interpretação desta notícia. Como costumo citar aqui,os ocultos em todas as áreas estão sendo revelados,nós querendo ou não. Temos o direito de sermos bem informados de quaisquer fatos que possam mudar nossas vidas.Vamos seguir de olho vivo e intuição fina no Caminho do Bem.


Postado dia 06/10/2016

 

Muitas vezes pensamos que era um simples sonho.Mas será que era um sonho ?Na realidade sabemos ou deduzimos que quando o corpo adormece,nós não dormimos.Vários estudos tem sido feito sobre desprendimento do corpo,inconsciente ou não,projeções,desdobramentos ou viagens astrais.Experimentos sobre nosso comportamento quando dormimos,nos mostra que nós continuamos interagindo com o meio ambiente,e que o corpo de carne e osso é o que repousa.Existe até laboratórios do sono.Neste amplo cenário,ocorrem fatos quando repousamos,que pensamos que foram apenas sonhos sem importância,mas que nos perturbam,e que ficamos com profundas impressões que podem durar dias,meses ou até anos.Existem muitas interferências que sofremos quando em repouso,inclusive sentirmos que somos levados por pessoas ou seres um pouco ou bastante distintos da aparência humana.Isto está representado por relatos em várias obras nacionais e estrangeiras,e que mostram que aventuras ou tarefas que realizamos enquanto adormece nosso corpo físico,nos acompanham desde que habitávamos cavernas.Recebi de uma mãe,um desenho que sua filha de dez anos de idade fez,representando um pequeno ser,que a criança interpretou como sendo um pequeno ET.(Extraterrestre)A criança apresentou para a sua mãe,e relatou seu sonho.Sabemos que com a internet nossos filhos são bombardeados por informações de várias naturezas.A menina desenhou o tal "amiguinho" e sua mãe me mostrou o desenho.É um desenho que representa o ser com pequena estatura,cabeça grande e grandes olhos.Sabemos por inúmeros relatos,que estes seres e outros, quando eles querem,nós nos sentimos protegidos e calmos durante estes contatos.Já relatei neste espaço os tipos principais de contatos. Aqui em artigo do ano de 2015, escrevi as interpretações de alguns desenhos e relatos de natureza ufológicas,estudados pelo famoso psicanalista Carl G. Jung,Inclusive com desenhos de seres diferentes da nossa formas humana.Encontros com seres de aparências diferentes da nossa,escrevi neste jornal, quando relatei fatos ocorridos durante o dia em que as testemunhas não estavam dormindo.Este assunto é muito extenso,intrigante,atual,e que está necessitando de um criteriosos estudo.Já existem obras de autores internacionais e nacionais sobre este tema.Sempre cito aqui a necessidade e a importância de nos mantermos no campo da busca Pelo Sagrado.Entendermos mais As Leis Divinas e Sua ação em nós e em tudo.Sigamos com Fé e determinação no Caminho do Bem.

Postado dia 05/09/2016

 

No estudo do tema,objetos voadores não identificados,encontramos sempre notícias de documentos secretos e sigilosos.Primeiramente lembramos da Aeronáutica, responsável pela defesa de nosso espaço aéreo,mas as outras duas armas,Exército e Marinha,possuem estudos sobre este assunto.Os governos dos países possuem departamentos que estudam e registram ocorrências desta natureza,e alguns estão aos poucos liberando informações de seus arquivos.Em agosto de 2010, a aeronáutica com o Ten-brigadeiro-do- Ar ,Juniti Saito,liberou a portaria de nº 551/gc3,que contém diretrizes para controladores de voo,pilotos civis e militares,remeterem ao Arquivo Nacional,informações destes fatos.Um programa de tv de grande audiência dia 22 de maio de 2016,domingo à noite,mostrou alguns depoimentos de pilotos de aviões da FAB,quando no governo de J.Sarney,foram registrados 21 OVNIs sobre a região de São Paulo.Era o dia: 19 de maio de 1986.Algumas pessoas trocaram impressões comigo e percebi um certo espanto de algumas.Como sempre escrevo,os ocultos estão e serão cada vez mais revelados.A época das revelações chegou,e está muito distante de terminar.Esta esquadrilha de objetos,nos lembra a nossa esquadrilha de 14 OVNIs de 12 de março deste ano.Estamos próximos do momento de no Brasil,efetivarmos a criação de Comissão mista civil-militar,para ampliarmos o grau de entendimento deste assunto.Já existiu o SIOANI,EM 1979.Estamos em época de inquietações e quanto mais tentarmos e conseguirmos nos esclarecer de alguns fatos,poderemos adquirir um pouco mais de tranquilidade. Fatores que podem nos trazer tranquilidade como boa música, meditação,oração,trabalho no bem,tocar um instrumento e dezenas de outros,devemos tentar.As pessoas estão procurando conversar mais,trocar informações e questionar.Talvez possamos criar um encontro em nossa região,sobre o estudo ufológico.Vamos tentar seguir no Caminho do Bem.

Postado dia 05/09/2016

 

São muito fortes as energias da natureza que estão presentes na região da Campanha.Todas as regiões do planeta Terra possuem energias naturais diferenciadas. Seguidamente tenho escrito aqui sobre meteoros que caem por aqui,foi este o motivo de escrever este tema. Além das energias solares,temos estas que vem do espaço e as produzidas pelo nosso corpo planetário,interiormente e em seu exterior na superfície. As energias que são originadas pelas forças interiores que produzem entre outros fenômenos,terremotos e vulcões ,são as telúricas. Após estas colocações,afinal aonde nos colocamos ? Abordei aqui,as mudanças na Humanidade,de naturezas sociológicas,psíquicas e espirituais,e o quanto somos atingidos por essas. Somos pilhas eletromagnéticas,e evidentemente não temos a pretensão de andarmos pelo Planeta invulneráveis às amplas correntes magnéticas que atravessam nossos corpos,e de todos os reinos da Grande Mãe Terra. Pelas interações entre os Campos Magnéticos que nos ensina a ciência,nossos corpos entram em faixas de energias vibracionais,onde nossas frequências situam-se nos níveis e intensidades que merecemos,independente de nossas vontades. Uma das inúmeras Leis Cósmicas que nos atingem nestes instantes,é a da Ação e Reação,que segundo o famoso físico Isaac Newton,recebemos de volta uma força de mesma intensidade e sentido contrário,que é quando somos atingidos. Caminharmos com nossa Fé e sensibilidade em qualquer lugar que andemos,exige de nós um estado mental positivo em relação à natureza ampla que nos cerca. Se vibrarmos com pensamentos no Bem,estas energias naturais se aglutinas em nosso psiquismo,e corpo físico.Elas são de natureza neutra em temos espirituais,mas cabe aos nossos comportamentos,hábitos e costumes atrairmos as quantidades e qualidades que já fazemos por merecer. É uma Lei de repulsão e atração de energias ambientais. Se frequentamos lugares de energias pesadas,não vamos culpar outros pelos resultados que obteremos em termos de saúde psíquica e física. Disciplinemos nossa vontade,assim seremos cada vez mais capazes de construímos Fé e Esperanças que nos tornem seres melhores e mais felizes.Vamos prestar mais atenção aos chamamentos que a Natureza remete à nós,existem muitos seres que querem o nosso Bem. Devemos seguir nestes Caminhos de Luz,construindo edificações de Paz na trilha do Bem.

Postado dia 05/09/2016

 

Em contatos com alguns astrônomos,amadores ou não,comento que nos meus 62 anos de idade,nunca ouvi tantos relatos de meteoros pelo céu. A Astronomia comenta que a Terra está cruzando por regiões do espaço,onde situam-se detritos de alguns cometas. Sabemos que objetos queimam em nossa atmosfera e produzem clarões. Restos de satélites,foguetes, asteroides e cometas. Tomando um café pelo centro da cidade,recebo muitas informações sobre avistamento de luzes fugazes pelo céu. Duram geralmente em torno de 3 segundos,mas podem durar mais. Não são registros por máquinas fotográficas,celulares,etc,mas a olho nú. Com quem podemos trocar informações ? Hoje temos a internet,uma boa fonte de pesquisa,mas um astrônomo por perto não temos. A Unipampa tem promovido alguns encontros. Um momento desses poderia uma rádio local,entrevistar um pesquisador desta área. Na falta de informações científicas,nós leigos tecemos todo tipo de comentários. Como não ocorreu o Fim do mundo em 2012,e nem sinais apocalípticos pelo céu, se estão sendo vistos vários eventos de explosões de luzes pelo céu,algumas com estrondo,justo é algumas pessoas ficarem inquietas. Fazer de conta que ninguém percebe nada ou que temos pouca cultura,não é tão simples para ignorarmos esses fatos. Temos no Brasil 26 estados federados,em uma simples pesquisa,veremos que desde 2010 para cá,ocorreram essas explosões em todos os estados. Em alguns foram vistos vários eventos. Tem aumentado o número desses registros.Se fossem obtidos só por celulares,etc,poderíamos dizer que existe um maior número de pessoas com estes instrumentos. Comento nesse caso e saliento,que são fenômenos presenciados a olho nú. Um senhor comentou comigo que sempre falam de planeta Hercólubus,Nibirú,Tyche,Planeta X,e agora o tal planeta Nove,que estariam se aproximando da Terra. Sempre digo que está com a palavra a Astronomia,e que nós só podemos conjeturar e ficarmos no achismo. Alguns governos comentam cada vez mais que deveremos nos preparar para eventos catastróficos não só em termos de clima. Comentei com um astrônomo amador, que na minha opinião,estes eventos estariam ligados às notícias de 30 de dezembro de 1983. Vamos dar uma pesquisada na internet nesta data. Ou é uma inverdade ou é algo comprovado. Existem controvérsias na interpretação desta notícia. Como costumo citar aqui,os ocultos em todas as áreas estão sendo revelados,nós querendo ou não. Temos o direito de sermos bem informados de quaisquer fatos que possam mudar nossas vidas.Vamos seguir de olho vivo e intuição fina no Caminho do Bem.

Postado dia 05/09/2016

 

24 de Junho é o Dia Internacional do Disco Voador. Foi neste dia,no ano de 1947,que o piloto Kenneth Arnold em avião civil,observou 9 objetos voando próximos ao Monte Rainier em Washington nos EUA. Como o fato ocorreu logo após ao fim da 2ª Guerra Mundial,pela sensível situação mundial,e por estar muito sensível e temerosa as relações internacionais,o fato bombou na mídia.Os OVNIs eram de forma arredondada e achatados,lembrando um prato,mas o termo disco se popularizou.Logo este dia no Brasil,também é conhecido como Dia Mundial da Ufologia.Lembrando que este termo vem de,Unidentified Flying Object, formando a sigla UFO.Este assunto está cada vez mais despertando o interesse das pessoas em vários países,e portanto,a mídia mundial e nacional procura noticiar.Devemos reforçar o seguinte:OVNI é Objeto Voador Não Identificado,não quer dizer que seja em forma de disco ou prato.É algo que não foi possível a identificação.Existem objetos que foram descritos como possuindo várias formas.Uns são esféricos,outros achatados,ovalados,cilíndricos,formas de chapéu,charutos e formas estranhas.O que é possível de percebermos,é que tem muitos artefatos estranhos pelo céu,em todos os lugares do mundo.Estes fatos preocupam governos,pois apresentam manifestações inteligentes e que possuem manobras no céu e nas águas,mares ,rios, que ainda não são possível aos nossos aviões.Vários estudos mostram que esses OVNIs, voam por cima de casas,carros,embarcações,grupos de pessoas,animais,no espaço,ou seja,em todos os lugares.Dia 22 de junho em programa de Tv, foram apresentados os depoimentos de pilotos de 5 jatos da nossa Força Aérea,sobre as perseguições que realizaram a 21 objetos que voavam sobre o estado de São Paulo e arredores em 19 de maio de 1986.Nossa região do Pampa é riquíssima em relatos do gênero.Já descrevi aqui que possuo relatos de testemunhas dos seis distritos de nosso município,Santana da Boa Vista,Lavras do Sul,São Sepé,São Gabriel e outros.Podemos dar uma analisada no site:www.turismocacapavadosul.com.br/ufoturismo.Penso que deve ter uns 300 relatos.(Mais que suficiente para escrever um livro.)Os estudos científicos mais recentes, mostram que a probabilidade de existir vida inteligente em outros planetas é imensa,logo,é questão de tempo para o já tão esperado anúncio da comprovação da existência de sinais de vida fora da Terra.(Não só bactérias,vírus,etc.) É esperar mais um pouquinho. Como disse um amigo meu,sigamos com Amor e Disco Voador, no Caminho do Bem.

Postado dia 08/07/2016

 

Segundo nos apresenta a Área da Astronomia,detritos originados de fora da Terra, entram em nossa atmosfera todos os dias em todas partes do mundo.A grande maioria queimam pelo atrito com o ar e nem chegam ao solo.Tenho registrado aqui, que nunca constatei tantos testemunhos de caçapavanos sobre avistamento destes fogos que caem do céu.Alguns denominam de "estrelas" cadentes,outros de pedras de fogo que cruzam o céu.A quantidade destes registros,observados a olho nú,tem aumentado em muito nestes últimos dez anos.O que me preocupa é que devem existir muitos acontecimentos que não ficamos sabendo. Tenho quatro registros de que estes fenômenos ocorreram a 20 m e outros entre 150m a 200m das testemunhas. Nosso município tem sido atingido por estes objetos incandescentes que atingem o solo,assustando quem está próximo. Estes fenômenos acontecem em municípios vizinhos,como Santana da boa Vista,em que a testemunha disse que talvez tenha caído no campo em sua propriedade.Este assunto me interessa principalmente porque ocorre na minha região,inclusive no perímetro urbano.Alguém garante que não cairá em minha casa ? Tenho alunos que me contaram terem sido testemunhos destes fatos.As pessoas preocupam-se,e ainda bem que temos a Internet para ligarmos estes fatos imediatamente. Ainda não temos um "escudo" que possa nos proteger e nos prevenir. Objetos pequenos,como os que tem chegado até o solo de Caçapava do Sul,são mais difíceis de serem registrados antes de atingirem o solo.Tenho notado que a curiosidade das pessoas tem aumentado desde o ano de 2005. Pesquisas a nível mundial mostram também um incremento destes fatos.Se estão aumentando estas ocorrências,é normal procurarmos saber o porquê deste aumento.Com a palavra a Astronomia.Será que fatos desta natureza estão relacionados com notícias que saíram nos principais jornais dos EUA,Brasil,etc, em 30 de dezembro de 1983 ? Vamos realizar nossas pesquisas e seguirmos com atenção o que está condicionando tudo isso.Devemos seguir com nossas orações em dia,seguindo com muita Fé e determinação no Caminho do Bem.

Postado dia 08/07/2016

 

Numa quinta feira de inverno, às 18:30hs, nossa cidade foi brindada pela explosão de um pequeno meteoro que explodiu a poucos metros da Sociedade Espírita Fraternidade e da Delegacia de polícia. Explodiu na valeta distante aproximadamente 20 metros da casa Espírita. Fez um grande estrago nas janelas da casa e nas janelas da delegacia. Casas próximas sentiram o abalo, mas não sei se ocorreram estragos. Posteriormente um jornal local noticiou o fato, mas a orientação que prevaleceu, foi que teria sido explosão realizada por alguém contrariado por investigações realizadas por investigações. Eu realizei várias entrevistas e estudos do local, meia hora após o ocorrido. No local, ainda estava no ar, o cheiro de explosão de rocha quando de uma detonação. Falei com a delegada da época,e disse que o relatório da perita daria negativo,pois o material veio do espaço e não daqui. De fato foi negativo o relatório, e posteriormente segui com as investigações. Encontrei quatro testemunhas, pessoas adultas, que disseram-me que viram a certa altura no céu, talvez uns 300m, um objeto que se deslocava em direção ao solo, queimando, com cores entre alaranjadas, esverdeadas e um pouco azuladas. O quadrante do céu era na direção das casas descritas e o horário era o mesmo. Essas cores costumam ser características destes objetos que caem queimando no ar, e posteriormente podem explodir no ar ou no solo. Aqui em nossa cidade, no ano de 2012, analisei uma árvore que queimou, atingida por um meteoro. O fato tem testemunhas. Esta árvore ainda está no local, à disposição de quem tenha a permissão de realizar estudos. Outro fato semelhante ocorreu provavelmente no ano de 2002, no local chamado Vila Henriques. Examinei um árvore que tinha sido partida ao meio, tenho fotos desta. (Ver site:www.turismocacapavadosul.com.br) Na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013, explodiu no ar um meteoro e posteriormente foram encontrados dezenas de pedaços (meteoritos). Sujeira espacial produzidas por restos de cometas, foguetes, satélites, caem todos os dias no solo. O número de ocorrências desses fatos estão aumentando. Vamos ficar atentos em áreas de campos, telhados, pois poderemos achar algum meteorito. Um dia teremos o Meteorito Caçapava. Sigamos com Teimosia no Bem. Elver Teixeira.(GPUC)

Postado dia 13/06/2016

 

Saudações aos Irmãos de Ideal.Sigamos em frente com pesquisas de campo,análises e preocupados com o impacto dos itens analisados no dia a dia das testemunhas.Com o outono,sopinha,chocolate e muita vigilância em nossos pensamentos,vamos continuar nossos trabalhos,aonde o criador nos convocou por enquanto.A responsabilidade desta hora em nossa sociedade é grande,e não devemos perder energias psíquicas e criadoras com questiúnculas menores.Existem muitas influências nesta dimensão e em outras,que gostariam de ver nossas tarefas interrompidas.Fiquemos focando o essencial,pois assim ninguém vai nos engessar.O MGU só esta em seus primeiros e importantes passos.Nós estamos nos bastidores de uma grande revelação.(E não estamos sós.) A ciência também está reforçando neste sentido.Com humildade façamos nossa parte aonde estivermos,e lutando por uma unidade nacional.Estamos juntos,não somos infalíveis,mas estamos construindo História.Vamos chegar mais nas mídias,divulgar e pesquisar .Os jovens estão sedentos por estas informações.Sigamos no Bem,com muita teimosia.Elver Teixeira.(GPUC)

Postado dia 09/05/2016

 

Saudações aos leitores deste espaço. MAIS UMA VEZ as margens do Rio Camaquã, é PALCO de observações de estranhas luzes. Escrevi vários artigos aqui, jornal e Rádia Caçapava, salientando a riqueza ufológica, situada às margens deste rio. No carnaval de 2016, um OVNI luminoso, de cor avermelhada, passou acima de uma propriedade situada a aprox. 20 Km de uma propriedade. As testemunham foram; criança de 8 anos de idade, e quatro adultos. Duração do evento foi em torno de seis minutos. A criança tentou filmar,mas foi impedida pela mãe. Uma meia dúzia de cachorros tentavam perseguir o OVNI que descia e subia, quase tocando o chão. Escrevi que talvez este ano fosse portador de uma ONDA de aparições, isto está se concretizando desde 2015. Tamanho do planeta Vênus, e talvez estivesse a uns duzentos metros de altura. Velocidade de deslocamento era bem baixa. Sigamos de Olho vivo, no Céu, terra e casas. Elver-GPUC.

Postado dia 09/05/2016

 

Certos períodos são caracterizados por inúmeros avistamentos de luzes não identificadas no céu.Independem de épocas do ano,se inverno ou verão. Os interessados em estudar esse assunto,sabem que não podemos determinar épocas,horários ou locais para que eventos estranhos no céu,campos e cidades ocorram. Recebi vários relatos desta natureza este ano.Conversando com um senhor que é trabalhador na área de eletrônica,testemunhei o quanto ele tem avistado OVNIs no ano de 2015 e neste ano.O interessante que quando ele narrava os fatos,testemunhados da sacada da casa dele,pediu que eu observasse em direção ao sul da cidade em direção ao campo de pouso.Demorei para avistar o que ele apontava no céu.Acabei por ver um OVNI.Voava no setor sul da cidade,no sentido oeste para este,cor esbranquiçada,menos veloz que aviões costumeiros,e tinha uma forma de "sabonete "gasto,como lembrou-me uma testemunha em outra época.No momento que ele narrava fatos ocorridos que estava seguidamente observando,este fato ocorreu novamente.Eram aproximadamente 16:30 horas.Noutro dia, um senhor disse-me que ele e esposa avistaram um objeto arredondado voando acima de sua casa,na região do Tarumã.O tal OVNI apresentava luzes ao redor e que piscavam alternadamente em cores amareladas e brancas.Tenho registro de vários avistamentos neste local.Na última semana de janeiro deste anos,mais um fato desta natureza,ocorrido próximo ao Rio Camaquã.São vário depoimentos que recebi só em janeiro,luzes que apagam e emitem flashes no céu,quando estão imóveis.Estes fatos foram observado por um casal,duas vezes na mesma noite.Em uma destas ocasião,um membro deste casal telefonou-me para que eu pudesse testemunhar também.Ielatou-me que eram luzes semelhantes a uma estrela,e situavam-se aproximadamente 20 graus acima do local Bairro São Judas Tadeu.Tenho outros relatos que não é possível colocar neste espaço,mas posteriormente poderei registrar.Este ano começou muito rico em fatos desta natureza. Não sei se em 2016 teremos muitos registros desta natureza,o que caracterizaria uma onda. Ficaremos atentos. Sigamos com teimosia no Caminho do Bem.

Postado dia 09/05/2016

 

Desde o ano de 1996,recebo relatos de testemunhas desta região,sobre luzes coloridas que passam pelo céu .As distâncias,velocidades,alturas,e cores das luzes são em sua maioria,diferentes de um episódio para outro.Há uns dois meses foi visto um objeto arredondado com luzes ao redor,sobrevoando o local,sendo visto por no mínimo duas testemunhas.O episódio foi narrado a mim ,por uma das pessoas que testemunhou o fato,sendo que desde alguns anos observa fatos desta natureza no local.

O objeto é semelhante a outros vistos nesta região do Tarumã e em toda a região do vale dos arroios Santa Bárbara, e Lanceiros.Próximo a este local,situa-se a Famosa Pedra Furada,que é palco de dezenas de avistamentos de luzes estranhas e marcas de queimados nas gramas dos campos.Um fato interessante narrado pelo senhor testemunha do fato,foi que ele estava conversando com um senhor que visitava o local e disse que costumava aparecer por ali,tal objeto,e que parava acima das testemunhas em certas ocasiões.Dito isto, caminharam um pouco e o tal objeto,apareceu acima deles.

A uma baixa altura,parado e com luzes laterais de cores amarelas, avermelhadas e brancas que piscavam lentamente.O fato comprovou o que ele tinha dito e que tinha provocado uma certa desconfiança da pessoa que tinha ouvido certas narrativas.Casos com este são frequentes no Município de Caçapava do Sul,mas ocorrem em municípios vizinhos.Se alguém interessado em fatos desta natureza,interagir com moradores locais,comprovará a grande quantidade de relatos e fatos semelhantes que ocorrem,não só nesta região como em todos os seis distritos do município.

Alguns caçapavanos e turistas me perguntam se é só aqui que ocorrem estes fatos,e eu sempre respondo que ocorrem em outros locais do estado,Brasil e mundo.O que é necessário nestes locais é termos pessoas,interessadas em estudar e determinação de levar os acontecimentos ao conhecimentos dos meios de comunicações.Fazer de conta que não acontece nada ?Isto não contribui para levar alguns indivíduos a refletirem sobre o porquê destes fatos,e sabermos como lidarmos com estas informações.Fatos assim ocorrem desde séculos antes da revolução industrial.

Hoje os astrônomos procuram cada vez mais a comprovação de que existe vida inteligente por todo o Universo.Vamos continuar de olho no céu e em toda a natureza que nos cerca.Seguirmos com teimosia o Caminho do bem.


Postado dia 28/01/2016

 

Dia 18 de jan/2016,segunda feira,estava conversando com um senhor que é técnico em eletrônica,eram 16:33hs.Disse-me que tem observador luzes que não são identificadas com aviões ou meteoros,cruzam lentamente no região da Avenida pinheiro Machado.

Saí na frente da loja e de repente o senhor apontou para o quadrante sul do município,sentido do campo de pouso .Inicialmente eu não via,e ele apontava para o ovni,que estava próximo a uma pequena nuvem,a uns 10 graus de altura.Finalmente vi,e se tratava de algo que não era avião,cruzando no sentido oeste para este.

A forma era ligeiramente alongada,lembrando um grão de arroz.Os objetos que ele tem visto são objetos luminosos que lembram "estrelas',cores que variam entre brancas e levemente amareladas.São vários objetos pelo céu que ele tem visto.O sentido de deslocamento são variados,velocidades e alturas também.Um destes ele disse que cruzou mais baixo do que aviões que vão para a fronteira.

Um destes emitiu piscadas que lembram "flash" e apagou.Posteriormente à noite do mesmo dia,recebi dois telefonemas,de um casal que estava a 200 metros de minha casa,que teriam avistado dois "estrelões" no céu,mais para o sul,a uns 45 graus de altura.Um tinha luz amarelada que deu duas piscadas e apagou.

Uma meia hora depois,novo telefonema do mesmo casal,dizendo que o evento se repetiu.Isto somado ao relato que obtive de um senhor,que relatou-me ter ele e esposa presenciado um espetáculo no céu ,dia 10 de jan/2016.Região do Tarumã.Irei realizar uma entrevista com o casal,ainda em janeiro.Ou seja.Isto é que fico sabendo.

Será que sei 5 % do que esta ocorrendo nos seis distritos do nosso município ?Seguindo neste ritmo,2016 será um ano mui rico em luzes estranhas pelo nosso céu.Veremos.Sigamos no Bem.Elver.


Postado dia 28/01/2016

 

A Bacia do Rio Camaquã é grande,e engloba 26 municípios.Diversas áreas de comércios e indústrias estão somando idéias ,tendências e valores que possam alavancar riquezas regionais.

Por que não somarmos também na área do Turismo Regional?Na região do Pampa Gaúcho essa visão criou forma com a criação da APATUR ,desenvolvendo outros órgãos neste setor.Devido a isso,no ano de 2010 tive a idéia de reunirmos estudos,análises e registros e criarmos o Projeto UFOCAMAQUÃ.Existem inúmeros relatos de aparecimento que luzes não identificadas que cruzam sobre o rio,descem ao solo ou próximas da água,descem sobre acampamentos e barracas quase tocando nestas.Tenho recebido vários relatos e registrado estes no site:WWW.turismocacapavadosul.com.br/ufoturismo.

No dia 29 de setembro de 2015,recebi de um senhor a informação de quando estava acampado próximo ao Rio Camaquã com sua família,uma luz de cor azul clara,realizava movimentos sobre as árvores.Ele também realizou movimentos com sua lanterna e estabeleceu um contato por sinais.Maiores informações trarei aqui,juntamente com outros fatos desta natureza.O foco principal que realizo agora neste instante é procurarmos estudos e troca de experiências,com estudiosos do tema ufológico de outros municípios.No ano de 2010 um senhor do município de Amaral Ferrador,ligou para mim e descreveu fatos semelhantes a este, que ocorreram lá.Tenho recebido relatos de Lavras do Sul,Santana da Boa Vista,Encruzilhada do Sul,Canguçú e Bagé.Os caçapavanos que moram ou possuem propriedades nas margens deste rio,sabem de inúmeras histórias de cunho ufológico .

Talvez algum dia,uma alma iluminada elabore um livro sobre estes fatos ocorridos nesta região,alguns destes inseridos no folclore regional. Fiquemos cada vez mais atento aos sinais no céu ,no rio,campos,cidade e principalmente em nosso íntimo.Continuemos no Caminho do Bem.


Postado dia 05/01/2016

 

Há pelo menos uns vinte anos,que recebo relatos de pessoas que observaram objetos voadores e luminosos,próximos ao Rio Camaquã. Recebi informações dos municípios de Amaral Ferrador,Bagé,Lavras do Sul,Santana da Boa Vista,Canguçú e daqui. Devido ao grande número de avistamentos de estranhas luzes voando sobre ou nas margens do rio,que no ano de 2010, pensei em num breve futuro,criarmos grupos de pesquisas nos 26 municípios que margeiam o rio.

Seria um projeto de troca de informações com o título que poderia ser ;Projeto Ufo Camaquã.Informações seriam trocadas por estudiosos do tema,e seriam repassadas para secretarias de turismo.Comporiam assim um banco de dados. Ontem quarta feira de 2015,um senhor que andava próximo ao Rio Camaquã,viu um objeto a pouca altura,em torno de 200 metros,cruzando sobre o local que ele se encontrava.

Era de cor amarelada e presentava ao redor uns bicos ou tubos,que se moviam ao redor do Objeto Voador Não Identificado.(OVNI) No mês de outubro,uma família com cinco pessoas estavam acampadas nas margens do rio,e de dentro das duas barracas avistaram luzes azuladas balançando sobre as árvores.

O senhor pegou uma lanterna e começou a balançar,fato que recebeu resposta do objeto,pois o padrão de luzes mudaram.São muitos casos de observações no céu destas luzes no local e também de estranhas marcas perfeitamente circulares que aparecem nos campos da redondeza.Principalmente marcas em forma de anel,algumas com diâmetro de quase 12 metros.

Alguns relatos que obtive de várias testemunhas,estão descritos resumidamente no site:www.turismocacapavadosul.com.br.Esta região da Campanha é riquíssima em ocorrências com estas características.

O que falta são chegarem aos meio de comunicações estes fatos.Vamos ficar atentos,e se possível,nos reunir para trocarmos estudos e observações.Sigamos no Caminho do bem.Elver Teixeira.Integrante do:GPUC.Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul.

Postado dia 24/12/2015

Em um curto espaço de tempo,temos ouvido várias notícias de quedas de meteoros,”estrelas” cadentes,pedras de fogo,etc.

Não é por termos mais máquinas para registrarmos,astrônomos amadores,celulares,aprimoramento de aparelhos específicos .Tenho apenas 61 anos de idade,e nunca ouvi ou li tantas notícias destes fatos em um curto intervalo de tempo.As pessoas já estão acostumadas a ouvirem e acompanharem isto tudo,mas sempre sentimos algum impacto emocional com estes acontecimentos.

Realmente devemos nos mantermos atentos ,para estudarmos mais como as Leis Divinas agem .Neste contexto sempre é importante,como nossos hábitos,costumes e atitudes estão nos orientando na forma de despertar em nós,uma conduta mais adequadas que nos conduza a conhecermos nossas reações,e ações dentro de nosso íntimo,família e sociedade.Estamos em um período de ansiedades,instabilidades que podem nos atrapalhar no momento que recebemos certas notícias.

É milenar o interesse do homem pelos aspectos dos fatos que ocorrem no céu.Somos condicionados a sentirmos um certo temor quando ocorrem fatos não costumeiros .A nossa reação é plenamente normal de preservarmos nossas vidas ,e nos mantermos atentos ao que se passa em nosso espaço de existência.

Devemos procurar nos conhecer melhor,desenvolvermos uma atitude positiva em nossas relações sociais , reforçar a nossa Fé em um Poder Maior,e acreditarmos que devemos,merecemos e podemos construir Felicidade em nós e aonde estamos.Meteoros vão continuar caindo,uns menores outros maiores,mas em que isto nos atinge ? Como reagimos ? Isto tudo é conquista individual,necessária e urgente.Ou não é ?Por isto devemos seguir com teimosia o Caminho do Bem aonde quer que andemos,dentro de nós ou onde O Criador determinar.

Postado dia 31/08/2015

Na noite de quinta feira,dia 30 de julho de 2015 uma bola luminosa cruza o céu de Caçapava do Sul.Este avistamento foi no sentido do quadrante sul do município,a uns quatro graus de altura,menos do que uma mão fechada.A duração do evento segundo uma dezena de testemunhas,foi no intervalo de um a um minuto e meio.

O Tamanho da bola luminosa era de aproximadamente uma lua cheia.(meio grau)As cores eram cambiantes,que situavam-se entre o branco amarelado ,com uma pequena cauda esverdeada e azulada.O sentido de seu deslocamento foi de oeste para este com velocidade aparentemente baixa. Este fato ocorreu próximo das 21:05 Hs , e causou um forte impacto emocional em algumas das testemunhas.Tenho inserido neste espaço ,nos últimos anos,que deveríamos estar atentos ao aumento do número de registros desta natureza em um curto espaço de tempo.Devemos nos lembrar ,e aproveito para um registro histórico,da explosão bem próxima da Sociedade Espírita Fraternidade e Delegacia de Polícia daqui.

Este fato ocorreu no dia 10 de junho de 2010.A semelhanças de alguns fatos são interessantes.Eram noites de quinta,inverno,e no caso da explosão,foi observado no céu acima daquela região a caída de  um objeto com cores esverdeadas e azuladas no horário próximo das 18:30Hs.

Estive com uma testemunha uns dez minutos após o fato ,e ainda dava para sentir o cheiro de explosão em pedra,ou quando batemos uma na outra.No mesmo momento tivemos a impressão de algo que caiu do céu.Talvez ainda seja possível encontrarmos alguma amostra deste material próximo ao local.Objetos que cruzam o  céu denominamos de meteoros e quando encontrados no solo,são meteoritos.Realizei quatro pesquisas desta natureza em nosso município.Em uma destas encontrei uma árvore queimada por meteorito.

Esta belamente destacada num local distante daqui uns 14 Km ao este.Um motorista e alguns alunos viram algo queimando no ar ,e após alguns minutos a árvores estava em chamas.Tenho fotos desta árvore.De olho no céu,sigamos então no Caminho do Bem.

Postado dia 31/08/2015

Foram vistos objetos voadores luminosos na região da Esquina da Pedra do Segredo.Região a sudoeste da cidade de Caçapava do Sul,distante aproximadamente 5 Km da cidade.Um senhor e uma menina moradores deste local,disseram-me que viram luzes , que pelas características, baixa altura,silencioso e tipo de luzes,não eram aviões.

Recebi um relato com três desenhos onde cada um representa OVNIs diferentes.Um objeto era de cor verde limão,outro avermelhado e outro com pequenas faíscas luminosas e de diversas cores,que deslocava-se girando.

O tamanho destes eram um pouco maiores que a Lua cheia.O de cor esverdeada movimentava-se dando pequenos “pulos”,e o de cor avermelhada seguia trajetória retilínea.

O período destas ocorrências situa-se entre maio a julho de 2015.Na conversa com uma das testemunhas,um senhor disse-me que já presenciou luzes amareladas  voando próximas a altura das árvores,e,distantes aproximadamente 150 metros de sua casa.

Como geralmente acontece nestes casos,as testemunhas ficam bastante impressionadas. A menina disse estar com medo que estas luzes possam chegar até sua residência.Conversando com ela,e trocando informações,concordamos que nós devemos sentir receios e temores,com quem nós andamos e pelos lugares onde vamos.Como a menina estava acompanhada de sua mãe,foi mais fácil chegarmos a certas conclusões.

Uma destas , é que se estes viajantes não querem nos causar algum mal,mas nos levar a realizarmos algumas reflexões. Este local é riquíssimo em observações ufológicas,além de uma linda região,onde um cinturão de rochas sedimentares  formam  uma visão ampla da serra e do vale.É o local onde situam-se as famosas,Pedra do Segredo,Pedra Furada ,Pedra da Abelha,Pedra do ET,e outras.Este é mais um breve relato ufológico.Desde já,anuncio que apareceram duas marcas circulares,numa região a aproximadamente 53 Km daqui.

Pesquisarei e relatarei aqui,se o Criador permitir.Sigamos no Caminho do Bem.

Postado dia 21/07/2015

Caçapava do Sul sediou o XIII-EDU.Encontro para debates ufológicos  nos dias 27 e 28 de junho ,sábado e domingo de 2015.Vieram 12 pesquisadores de Porto Alegre,um de Pelotas e conjuntamente com três daqui,trocaram experiências e relatos ,em clima de muita Fraternidade.O Movimento ufológico na capital se amplia a cada dia,irradiando-se às cidades vizinhas e interior do estado.Em maio de 2014 realizou-se aqui o IX-EDU,oportunidade que enriqueceu todos os envolvidos.

Neste ano debatemos e analisamos relatos de todos os participantes e estudos realizados a nível nacional e internacional,refletindo o III  encontro de Contatados realizado dias,12,13 e 14 de junho deste ano na Capital.Nós do Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul ,GPUC,relatamos o quanto aprendemos com pesquisas e estudos dos fatos interessantes que estes estudiosos de outra localidades nos trouxeram e o quanto temos de pesquisas locais,que são em grande número e muito importantes no campo da ufologia.

Os estudiosos da Capital valorizaram  muito o quanto temos de relatos sérios e de repercussões psíquicas relevantes que as testemunhas relatam.As energias de nossa terra,a riqueza de detalhes de nossa natureza,ar puro,as configurações geográficas e geomorfológicas,junto com os resultados já conhecidos destas  pesquisas na área esotérica e ufológica,formam um campo de informações que atraem pessoas que buscam estudos desta natureza.

Algumas pessoas que trabalham na área do Turismo Místico e Esotérico,como alguns empresários que falaram comigo,dizem-me que cada vez é maior o número de criaturas que buscam irem ao encontro destes estudos.

Como o grau de ansiedade da humanidade nunca foi tão elevado,é natural que busquemos uma aproximação maior com toda a natureza que nos cerca,despertando em nós uma Vontade Maior de Sentir o Sagrado em nossas vidas.Afinal nós nascemos para desenvolvermos felicidade,e valorizarmos o que pode despertar em nós a Estesia de nos sentirmos cidadãos do Universo.Somos ou não cidadãos do Universo ? Sigamos no Caminho do Bem.

Postado dia 21/07/2015

Atualmente recebemos uma gama de informações de várias naturezas,e por instrumentos diversos.Queiramos ou não,estamos imersos em um oceano de ondas de todo tipo freqüências , velocidades e capacidades de penetração.Algumas destas nós vemos e sentimos,mas a grande maioria não conseguimos perceber,a não ser por instrumentos científicos.Podemos perguntar que tipo de ondas nossa visão pode registrar ?Ondas do meio líquido podemos ver e sentir.Ondas de calor ,de som,tão corriqueiras já não as vemos.No conteúdo da matéria deste texto, entra em cena um tipo de onda que está sendo muito estudada em laboratórios atuais que são as ondas mentais.Desde séculos já são estudadas e posteriormente na Europa do século XIX com o estudo do magnetismo humano,este estudo foi aprofundado.Hoje existem experimentos de controles mentais para navegação em aviões e próteses. A Telepatia é um fato,ocorre de maneira consciente ou não em nosso lar,trabalho,etc.As outras dimensões que a ciência estuda,é permeada por inúmeras ondas mentais,algumas até tendo sua origem de pessoas de nossas relações que partiram para vidas em outros planos,mas que estão mais vivas do que nós.Evidentemente que também recebemos ondas mentais de seres que são diferentes fisicamente de nossa humanidade.As humanidades que pertencem a outros planetas,conforme suas conquistas na Luz Divina,são solidárias e se inserem em trabalhos cooperativos .Nunca estamos sós ou abandonados.O sentimento de solidão ou de abandono,inicia dentro de nós,dependendo do grau de rebeldia perante às Leis Divinas.Tenho recebido relatos de alguns caçapavanos,sobre conversas que tiveram com seres que denominamos extraterrestres.A maioria destes fatos ocorreram à luz do dia,como por exemplo,onze horas.Fatos que ocorreram com uma testemunha ou mais.Como a nossa sensibilidade psíquica e energética está mudando,nossas capacidades de sintonizar com frequencias mentais alheias estão se ampliando.Outras humanidades estão se aproximando e algumas já chegaram ao nosso Orbe,e com somos “antenas” psíquicas,em um momento ou em outro recebemos comunicações ,que podem ser de naturezas boas ou más.Sigamos pois no Caminho do Bem,sempre no Vigiai e Orai com recomendou Jesus o Mestre Cósmico.

Postado dia 25/05/2015

O que o Criador nos deu de maior para observarmos é nosso céu.Diurno ou noturno está aí,acima de nós,e muitos dizem que não tem tempo de observar.A minha opinião é que não é o tempo ,a falta deste ou o excesso deste que nos impede esta observação,mas a falta de uma vontade firme em nos conhecer.

Sem percebermos,estamos em certos períodos de nossas vidas,fugindo de uma análise de nossos costumes,hábitos e atitudes perante nós.Aonde então se intrometem os tais contatos extraterrestres .Estes contatos são de diferentes naturezas.

Podem ser psíquicos pela vidência ou como os fenômenos de materializações.Como nunca estamos sozinhos,estamos em contínua comunicação com nossos Anjos ou Guias espirituais,pessoas que não pertencem a esta dimensão.)Quando a forma dos seres que vemos são um pouco ou bastante diferentes de nosso formato físico,os denominamos de Extraterrestres.(De fora do Planeta Terra.)No grande Campo de estudo da Ufologia,estes contados ou observações ,segundo estudos realizados por vários pesquisadores desta temática,seguem no momento,uma classificação adotada pelo Centro Brasileiro de pesquisas dos Discos Voadores .

(CBPDV)De maneira simples descrevo os graus segundo características de encontros com estas entidades ou seres.Zero grau,uma observação de luzes distantes de nós,situadas no céu.Primeiro grau,observações de OVNIs ou Objetos Voadores Não Identificados,em que conseguimos observar de uma distância menor ,em que é possível vermos detalhes como janelas,etc.

Segundo grau,observamos efeitos físicos em grama,roupas,carros,lavouras,ou manifestações de animais.Terceiro grau,observamos seres ou tripulantes.Quarto grau,estabelecemos uma comunicação,telepática ou não,gestos ou sons.

Quinto grau,observamos seres ,interagimos com estes e entramos nos veículos ou naves.Pode ocorrer de sermos levados para o interior destes objetos,com nossa permissão ou não.São as chamadas abduções.Em Caçapava do Sul,temos relatos de todos os graus.Sigamos atentos,no Caminho do Bem.

Postado dia 25/05/2015



No dia 7 de fevereiro de 2015,estive em um programa de rádio em Santana da Boa Vista,onde o tema foi Ufologia e Espiritualidade.Trocando informações e abordando uma breve história das religiões , vimos o quantos os povos relatam conhecimentos do Cosmo.Nas quase duas horas de programa,vimos o quanto as luzes de Deus que voam pelo céu nos afetam.

Existem livros sobre este tema,desde as pirâmides do Egito e das Américas,e de relatos sobre a ancestralidades destes povos com o Cosmo.Descendentes dizem que seus ancestrais vieram das estrelas,e até hoje realizam rituais dentro deste campo de memórias.

Até nossos índios relatam estes conhecimentos.Dentro deste estudo,nossa religiosidade é formada até de uma maneira inconsciente dentro deste atavismo,é só quebrarmos alguns paradigmas que nos impedem uma visão mais ampla de quem somos.A espécie humana está bem pouco tempo neste planeta,e sofre com a pouca adaptabilidade aos diferentes climas. Os extraterrestres ,(fora da Terra) somos nós.

Isto é o que alguns teóricos da ciência biológica dizem,quando estão verificando o quanto podem nos fornecer de informações adicionais,o banco de genes antes considerados lixos.Querendo nós ou não,os ocultos em diferentes áreas do saber,mostram da ligação direta das nossas religiões com o Cosmo.Neste contexto verificamos que existem inúmeras ligações entre ufologia e espiritualidade.

Aspectos de uma se relacionam intimamente com os da outra.É só desenvolvermos uma visão mais profunda da nossa personalidade ,que acabaremos descobrindo que realmente somos seres cósmicos,e que nosso destino fatal é a nossa quase Perfeição.Sigamos pois,o Caminho do Bem.

Postado dia 28/04/2015



Saudações aos leitores deste espaço.Tenho em mãos relato de dois Guris e um adulto,sobre observação de um objeto colorido no céu.A região da entrada da cidade,no bairro São João Batista,é rica em observações de fenômenos de nuvens e luzes sem explicações .(dentro de uma análise sem critérios científicos.)

Tenho ouvido relatos sobre nuvens em forma de anel,(tenho duas fotos),luzes muito distante ou em grande altura,que piscam,se deslocam ou apresentam-se imóveis.

O OVNI,muito comum que já apareceu em todos os distritos do município,foi observado por dois guris de idades entre 11 a 12 anos, e uma senhora.

Característica deste objeto voador ,que não é nenhum avião.Luzes,amareladas,brancas e alaranjadas ao redor de um corpo de cor escura e de forma oval.Estava a uma distância de aprox. 350m.Apresentava uns “galhos “ ao redor.Velocidade mui lenta.Horário, 19:20 hs,duração da observação: aprox. 3 munutos.Pela descrição,é semelhante ao OVNI visto em outubro de 2014 na região da Pitangueira.(relato da Pitangueira consta em jornal daqui.Luzes vermelhas passando pelo nosso céu,continuam.Estou esperando um maior número de relatos.Ass.Elver.GPUC.(grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul.)

EM TEMPO:Recebi novas camisetas do GPUC. Letras e desenho do ET,de cor prateada.Preço: R$22,00.

Postado dia 28/04/2015



As formas de comunicações que existem em torno de nós são centenas.Comunicações extraterrestres são mais difíceis de percebermos ,analisarmos e principalmente entendermos.Dezenas de pessoas aqui de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista,relatam em diferentes datas,que enxergaram flashes ou piscadas rápidas de luzes no céu.

Um visitante da região do Bom Jardim relatou-me que em torno do dia 12 de fevereiro de 2015,às 23 horas,observou flashes no céu. O fenômeno durou aproximadamente meia hora.Em outras ocasiões,testemunhas relataram-me que acendiam as luzes de faróis ou lanternas e estabeleceram comunicações com estes seres humanos não terráqueos.

Aqui em nosso município isto é muito freqüente.Inclusive fui testemunha desta forma de comunicação,várias vezes.Só quem tem estas experiências sabe o que sentimos nestes momentos.

Se os efeitos são inteligentes,logicamente que as causas também.Realmente não estamos sós em nenhum lugar que estejamos.Em algumas ocasiões estamos sós,nesta dimensão,mas estamos interpenetrados por outras dimensões.Estamos mergulhados em um oceano de ondas de várias naturezas,algumas estudamos outras ainda escapam de uma maior análise científica.Presentemente com o aprofundamento dos estudos da física quântica,estas comunicações com outras dimensões serão melhor registradas e compreendidas.Em tempo.

Lembrei que recebi informações sobre a observação de uma pequena luz de cor avermelhada que anda pelo nosso céu.Conversei em fevereiro de 2015 com duas pessoas que observaram este fato.Vou pesquisar mais e trarei informações .Sigamos no Caminho do Bem.


Postado dia 07/03/2015



Tenho recebido vários relatos de avistamento de luzes no céu daqui,o foco avermelhado mas as cores ao redor são esbranquiçadas.SERÁ QUE O ANO DE 2015,será de luzes avermelhadas ?Vamos aguardar para realizarmos melhor análises.TAMBÉM tem outra notícia.

Os FLASHES, piscadas de luzes no céu,estão se intensificando.Inclusive estas piscadas respondem quando emitimos sinais de lanternas ou faróis.Sigamos atentos.GPUC-GR. DE PESQUISAS UFOLÓGICAS DE CAÇAPAVA DO SUL.Elver Teixeira.


Postado dia 07/03/2015



Continuo recebendo relatos de luzes de cores avermelhadas cruzando o céu de Caçapava do Sul.Talvez este ano de 2015.Lembram estrelas,só que as estrelas que vemos nenhuma é de cor vermelha.

Estes OVNIs possuem movimentos fora de uma linha reta.Não piscam ,e algumas vezes,quando focamos com celular ou maq. Digitais simples,as cores nos visores são mais amareladas.Vou visitar uma propriedade na região conhecida como,Cancha dos Fagundes,pois tem uma luz diferente,não identificada pelas testemunhas,que em janeiro de 2015 tem aparecido por lá.

Não fui ainda na região do Pinheiro,à direita do cemitério na estrada para o Cerro da Angélica.Tentarei


Postado dia 20/02/2015



Na última semana de setembro de 2014,ocorreram três aparições de objetos voadores não identificados na região da Pitangueira.Esta região situa-se a sudeste do município de Caçapava do Sul,com vários pequenos cerros e lugar bonito para fotos,filmagens,etc.Dista 23 Km da cidade.Um casal avistou no dia 24 e 26 dois objetos no céu,a aproximadamente 2 0 graus de altura,com formas tipo dois pratos emborcados.

A hora era quinze para uma da madrugada, e no outro dia ocorreu meia noite e quinze. No dia 14 de outubro apareceu novamente em horário semelhante aos anteriores.Apesar da altura e a distância de aproximadamente 1,5 Km na horizontal ,foi possível perceber pontos de luzes ao redor do óvni.Estas piscavam nas cores avermelhadas,amareladas e azuladas,isto no dia 24.No dia 26 a cor azulada predominava.

Um fato importante, é que os dois estavam a uns 30 graus entre si,inicialmente imóveis, mas que após alguns segundos realizavam movimentos tipo folha seca caindo.O tempo de duração deste fato foi de aproximadamente dez minutos,ou seja ,é tempo suficiente para pegar um celular ou máquina e tentar obter um registro.

Isto se os operadores destes aparelhos permitirem os registros,pois inúmeros casos são relatados que mesmo que as testemunhas tentem ,as fotos ou filmagens não se concretizam.Outro fato que chamou a atenção das testemunhas foi que os óvnis emitiam um tipo de raio ou faixa de luz clara e pouco nítida em direção ao solo,momento em que os animais,ovelhas e cães se movimentam inquietos.Este casal tem boa cultura e sabe distinguir aviões de algo diferente.Lembro de relatar que no ano de 2012 recebi um relato de uma senhora que mora a 1,5 Km dali ,sobre uma luz amarelada cujos reflexos penetraram em sua casa.Registrado no espaço:WWW.turismocacapavadosul.com.br.

Como já escrevi e relatei em rádio,este objeto apresenta-se de forma freqüente em nosso município,lembrando o caso da Região da Chácara Queimada,onde um objeto com mesmas características aterrisou a apenas 150 metros de um casal.Fato ocorrido em 2013 e fim de fevereiro de 2014.Um senhor que possui caminhão,e que realiza serviços pelo nosso interior, já presenciou mais de duas vezes um fato semelhante, com um óvni de mesmo tipo e possui um breve filmagem com celular.No site citado tem um desenho de um destes encontros.Eram duas as testemunhas que estavam no caminhão.

Brevemente irei ao local próximo ao Cerro da Angélica para obter relatos sobre luzes pelo céu desta região.Sigamos no Caminho do Bem.


Postado dia 22/12/2014



Foi no inverno de 2014 que o avistamento de um óvni no Rincão da Salete,despertou a atenção e assustou alguns moradores que testemunharam o fato.A data exata não consegui obter mas foi provavelmente em julho do ano de 2014.Eram aproximadamente 22hs,quando o casal,sobrinha,o filho e alguns companheiros que estavam próximos da Capela do local testemunharam o fato.

Viram um foco de luz do tamanho aproximado de um carro fusca,que se deslocava lentamente e silenciosamente sobre a estrada a aproximadamente quarenta metros da moradia.A luz realizava movimentos de ida e volta em uma pequena altura,abaixo da copa dos eucaliptos.Sua cor era alaranjada no centro mas a cor que chegava até as testemunhas era um branco que banhava tudo ao redor.Lembro que em vários depoimentos,foi-me relatado que estas luzes não produzem sombras mas contornam os objetos do local.

Um dos vizinhos foi testemunha deste ocorrido e talvez outras pessoas possam ter presenciado.Um senhor que testemunhou este fato,disse-me que viajantes que se deslocavam-se pela região da Guarda Velha a sudeste de Caçapava do Sul,disseram que os motores de seus carros falhavam e os faróis desligavam.

Isto tudo aconteceu na mesma noite.Será que 5 % destes estranhos fatos que ocorrem por aqui nós ficamos sabendo ?Este fiquei sabendo porque um aluno que tem curiosidade no assunto me pediu que fosse até esta região e investigasse.Quem testemunha fatos desta natureza sofre um abalo emocional e geralmente inicia um processo de revisão de algumas atitudes em suas relações interpessoais e intrapessoais.Qual será o próximo fato e em que região ocorrerá ?As luzes de Deus estão por aí.Sigamos no Caminho do Bem.


Postado dia 22/12/2014



Na última semana de setembro de 2014,ocorreram duas aparições de objetos voadores não identificados na região da Pitangueira.Esta região situa-se a sudeste do município de Caçapava do Sul,com vários pequenos cerros e lugar bonito para fotos,filmagens,etc.Dista 23 Km da cidade.Um casal avistou no dia 24 e 26 dois objetos no céu,a aproximadamente 2 0 graus de altura,com formas tipo dois pratos emborcados.

A hora era quinze para uma da madrugada, e no outro dia ocorreu meia noite e quinze. Apesar da altura e a distância de aproximadamente 1,5 Km na horizontal ,foi possível perceber pontos de luzes ao redor do óvni.Estas piscavam nas cores avermelhadas,amareladas e azuladas,isto no dia 24.No dia 26 a cor azulada predominava.Um fato importante, é que os dois estavam a uns 30 graus entre si,inicialmente imóveis, mas que após alguns segundos realizavam movimentos tipo folha seca caindo.O tempo de duração deste fato foi de aproximadamente dez minutos,ou seja ,é tempo suficiente para pegar um celular ou máquina e tentar obter um registro.

Isto se os operadores destes aparelhos permitirem os registros,pois inúmeros casos são relatados que mesmo que as testemunhas tentem ,as fotos ou filmagens não se concretizam.Outro fato que chamou a atenção das testemunhas foi que os óvnis emitiam um tipo de raio ou faixa de luz clara e pouco nítida em direção ao solo.Este casal tem boa cultura e sabem distinguir aviões de algo diferente.Lembro de relatar que no ano de 2012 recebi um relato de uma senhora que mora a 1,5 Km dali ,sobre uma luz amarelada cujos reflexos penetraram em sua casa.Registrado no espaço:WWW.turismocacapavadosul.com.br.Como já escrevi e relatei em rádio,este objeto apresenta-se de forma freqüente em nosso município,lembrando o caso da Região da Chácara Queimada,onde um objeto com mesmas características aterrisou a apenas 150 metros de um casal.Fato ocorrido em 2013 e fim de fevereiro de 2014.Um senhor que possui caminhão,e que realiza serviços pelo nosso interior, já presenciou mais de duas vezes um fato semelhante, com um óvni de mesmo tipo e possui um breve filmagem com celular.No site citado tem um desenho de um destes encontros.Eram duas as testemunhas que estavam no caminhão. Brevemente irei ao local próximo ao Cerro da Angélica para obter relatos sobre luzes pelo céu desta região.Sigamos no Caminho do Bem.



Postado dia 06/10/2014




Participando de um programa em uma das rádios locais,após algumas informações ufológicas,um ouvinte telefonou perguntando o que deveríamos fazer após observarmos um OVNI.

Foi na época que o Ministério da Aeronáutica liberou os primeiros documentos sobre objetos voadores não identificados.Se existem testemunhas ,fotos,filmagens destas luzes estranhas pelo céu,de que modo estas informações repercutem em nossa cultura psíquica,sociológica e espiritual ?Que inteligências estão por detrás destes fenômenos ?Um senhor disse-me que estes objetos pertenciam a outros países.Este é um raciocínio simplista e descompromissado em obter informações sérias sobre o fato.Tem um ditado que esclarece que se os efeitos são inteligentes,as causas também são.Um testemunha avistou os tradicionais “estrelões” e relatou que ficou muito impressionada.

Eu perguntei o que sentiu,e esta ficou muda e seus olhos brilharam .Ou seja,cada um reage de uma maneira.Uns passam a se interessarem pelo tema e estudar,outros simplesmente procuram esquecer,mas indiferentes ninguém fica.O porquê disto é que sentimos que há um Poder que comanda estas manifestações e que nós ainda não entendemos,e não comandamos.Isto está nas substratos das religiões e em nosso psiquismo profundo,como escreveu C.G.Jung referindo-se sobre o estudo que efetuou sobre OVNI.

Escrevi sobre citações deste famoso psicanalista em artigo neste jornal,citando que deveríamos estudar as conseqüências psíquicas advindas destas observações .Estes objetos voadores nas regiões norte e nordeste são chamados de “aparelhos”.Vamos continuar a estudar as Leis Divinas e desenvolvermos capacidades de sentirmos como agem estas Leis em nossas vidas,e como podemos construir mais Paz em nós e ao nosso redor.Sigamos no Caminho do Bem.

Postado dia 06/10/2014




Identificadas ou não,desde o ano de 2010,tenho recebido relatos de avistamentos de luzes que cruzam sobre o Forte D.Pedro II na região norte da cidade.Agora em agosto de 2014 recebi relatos de algumas pessoas que viram luzes no local a aproximadamente 50 metros de altura.Algumas testemunhas disseram-me que algumas luzes pertencem a uma pandorga ou pipa com leds.No estado de São Paulo, são comuns luzes em pipas e balões.Aqui não temos esta tradição,nossa tradição é termos luzes pelo céu que não são fabricações de pessoas de nossa dimensão,porque realizam manobras que para nossos aviões ainda não são possíveis.Algumas luzes vistas são de drones ou aparelhos pequenos com várias hélices,usados até para realizarem filmagens de fatos em solo.A população tem redescoberto o local do pátio do Forte,para recreação diurnas e noturnas,o que é muito positivo. Temos esta atração turística que existe em poucos lugares no Brasil.

Claro que existem relatos de OVNIs próximo desta região,inclusive de dia,quando estes objetos lembram uma “panela” inox no céu.Esta é a descrição que deram-me algumas testemunhas ,quando do calçadão observaram um objeto no céu,parado por quase dez minutos há uns seis anos atrás.Os números de avistamentos neste local , devem aumentar,pois muitas pessoas possuem equipamentos para fotos e filmagens e ocorreu um incremento do número de visitantes ao local .Para um próximo artigo,relatarei casos que ocorreram e estão ocorrendo na região,muito interessante e de belas paisagens,que é o Pinheiro nas imediações do famoso Cerro da Angélica.Lembrando as características deste cerro para os vôos de parapenti ,asas deltas,etc.Existem fotos de OVNIs nesta região.

Integrantes do GPUC,Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul ,pretendem fazer uma noite de vigília encima do Cerro da Angélica.Eu gostaria de saber o porquê do nome Cerro da Angélica.Aguardo informações.Sigamos no Caminho do bem.

Postado dia 06/10/2014




Em todos os seis distritos de nosso município existem registros de avistamentos de OVNIs,objetos voadores não identificados.Este objetos aparecem em qualquer hora,posições,cores,velocidades,alturas,tamanhos,sentido de deslocamentos e apresentam algumas vezes sons.

Para uma idéia mais ampla destas ocorrências,podemos clicar em: WWW.turismocacapavadosul.com.br,site desenvolvido pela UNIPAMPA após inúmeros trabalhos com vários setores ligados ao turismo regional.Neste site ,tenho publicado que existe um incremento do número de observações de luzes não identificadas e de encontro com seres dentro de nossos lares ou próximo a estes.OVNIs com luzes que giram no sentido anti- horário , foram vistos duas vezes em novembro de 2013 e uma vez no final de abril de 2014 na região da Chácara Queimada.

Estes três eventos foram testemunhados e inclusive uma das testemunhas esteve em minha casa.Neste ocasião elaboramos a idéia de realizarmos aqui no município um encontro com pessoas que residem aqui e que tiveram experiências desta natureza.Vamos amadurecer esta idéia.Sigamos no Caminho do Bem.

Postado dia 25/08/2014




ANIVERSÁRIO DO MISTERIOSO CASO DAS TELHAS E TROCA DE TELHADOS,fará em 02 de agosto de 2014,s e i s anos.Foi no dia 02 de agosto de 2008 que uma luz ou objeto voador de diâmetro de uma antena parabólica,(1,5 m)passou rasante sobre o telhado de uma residência próxima ao Forte D. Pedro II.O episódio está descrito neste espaço,ver ufoturismo em:WWW.turismocacapavadosul.com.br. posteriormente com o avanço das pesquisas que realizei e ainda realizo,constatei que o mesmo fenômeno ocorreu com outras q u a t r o residências.

Inclusive tenho exemplares desta telhas.O episodio do dia 02 de agosto de 2008,chamou a atenção,devido a que dois dias após o ocorrido,choveu e apareceram inúmeras infiltrações pelo telhado da frente e da garagem.Ver fotos no site.O telhado da parte traseira da casa permaneceu intacto,e os outros tiveram de ser substituídos ,ocasionando prejuízo financeiro aos proprietários.Na época eu telefonei para o engenheiro mecânico responsável pela produção das telhas ,quando ele viu as fotos,este não soube determinar o que poderia ter ocorrido.

Posteriormente conversei com geólogos,arquitetos e pedreiros que trocaram os telhados ,o que só aumentou os questionamentos.Prejuízos de quatro mil reais a oito mil reais não são brincadeiras.Tenho contato com um dos pedreiros que trocou o telhado de uma das casas,e disse-me ele que notou este dano em outros telhados.Junta-se o tema com marcas circulares em gramas de campos,lavouras,e pátios,e teremos um amplo campo de pesquisas.Fazer de conta que nada de estranho acontece por aí ?É o mais correto ?E que teve os gastos com reparos nos telhados ? Vamos seguir investigando,e também ,seguindo no Caminho do Bem.

Postado dia 25/08/2014



O famoso psicólogo e médico suíço estudou durante aproximadamente dez anos o tema OVNI ou Discos Voadores.Escreveu há sessenta anos as primeiras impressões sobre este fenômeno ,quando escreveu o seguinte:”como já disse,este boato ou a existência física destes corpos parece-me tão importante que, novamente,sinto-me na obrigação de dar um grito de alerta,como já o fiz anteriormente”.Na época,Jung já alertava que “além de um possível fundamento físico,um importante componente psíquico.”Jung se preocupou muito com esta questão, e depois de pesquisar junto a militares americanos e alguns livros sobre o tema,passou a enfocar mais os aspectos psíquicos que adviriam após as pessoas testemunharem OVNIs.Ouviu relatos e tentou interpretar alguns sonhos de pessoas que mostravam a ele, desenhos que poderiam representar que experiências elas tiveram.O livro; Um mito moderno sobre coisas vistas no céu,mostra a coragem que Jung teve,como ele confessa,em abordar temas que até hoje apresentam uma natureza complexa e de influências profundas no psiquismo.O livro possui prefácio em inglês do ano de 1958.A ufologia atual estuda aspectos do fenômeno Ovni que Jung abordou a quase sessenta anos.Depois desta vou ler outras obras deste missionário.Sigamos assim no Caminho do Bem.

Postado dia 11/07/2014

A região da Campanha da qual fazemos parte,desde o ano de 2001 ,tem sido palco de inúmeros avistamentos de Objetos Voadores não Identificados.(OVNIs)Durante o nono Encontro de Debates Ufológicos,realizado aqui em nossa terra,dias 24 e 25 de maio de 2014, IX – EDU,relatei aos companheiros de outros grupos e de outras cidades ,as recentes ocorrências sobre objetos estranhos em nosso céu.

Em destaque,um estranho objeto arredondado com luzes ao redor cujo o diâmetro relatado vai de cinco a vinte metros.Tenho recebido nos últimos três anos vários relatos que possuem como personagem central este OVNI.Hoje recebi em minha casa a visita de uma senhora que presenciou a aparição de um objeto voador a uma distância de aproximadamente 150 metros e a uma altura de no máximo 2 metros.Desde novembro do ano de 2013 até final de abril deste ano,foram três observações deste estranho visitante.

(Ou será que somos nós os visitantes ?)Em uma das ocasiões ela estava com outras quatro pessoas e todas viram,e na última vez ,um senhor ficou com tontura e dores em uma das pernas demorando algumas horas para recuperar-se.Este fato abalou profundamente esta senhora que disse-me que vai iniciar estudar estes fatos.Relato aqui de maneira breve o ocorrido,mas irei com ela ao local e tentarei obter mais informações.Sigamos no Caminho do Bem.

Postado dia 24/06/2014



Um objeto multicolorido tem aparecido em nosso município seguidamente.As características que apresenta são: Forma oval,tamanho que se situa em torno de 5 metros de diâmetro por aproximadamente 2,5 metros de altura.As cores predominantes são claras entre branco,amarelo ou cor de brasa.Seguidamente apresenta luzes em seu corpo que piscam sempre em sentido anti horário,nas cores amarelas,brancas ,verdes,azuis e vermelhas.

Este objeto voador que as testemunhas não conseguem caracterizar ,por isto o nome OVNI,objeto voador não identificado,apresenta movimentos variados ,rotas ,alturas,sentido de deslocamento,velocidades e locais de ocorrências que não se repetem. Quando visto em torno de 150 metros das testemunhas,apresenta sons que lembram zumbidos de enxame de abelhas.Estes fatos produzem sempre um impacto nas pessoas.

Algumas relatam que agora acreditam que exista vida fora de nosso planeta.Este é um breve relato de apenas um tipo de OVNI que costuma aparecer por aqui. Podemos acessar o site: WWW.turismocacapavadosul.com.br,e teremos outras informações destas ocorrências nesta região.GPUC.Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul.

Postado dia 27/05/2014



A região do município de Caçapava possui muitas belezas.As diferenças na topografia, não permitem que tenhamos uma monotonia no relevo ,e isto representa um visual lindo de toda região ao redor da cidade.Além disto,luzes não identificadas que se apresentam sob várias formas ,conferem ao nosso céu diurno e noturno aspectos estranhos e enigmáticos.Evidentemente que existem criaturas que jamais olham para o céu,embora este seja o que de maior o Criador nos deu para olharmos na natureza .

Esta visão somente é menor do que a que podemos ter de nós.Vários relatos já coloquei no site:WWW.turismocacapavadosul.com.br,clicar nos ETs.Um caso no final do ano de 2013,causou forte impressão nas testemunhas da região.Uma luz avermelhada cruzou vagarosamente o local do balneário do Piquete Guarda Velha , e deslocou-se no sentido sudoeste.Um senhor disse-me que a luz possuía forte brilho,causando dificuldades para fitar.Falei pessoalmente com três testemunhas e uma por telefone,quando relataram-me o mesmo fato.Uma delas fotografou tal luz,mas acabou apagando.Meses antes,quatro pessoas em um carro sentiram uma forte luz sobre este,acompanhando o veículo por vários metros.Este fato ,que ainda terei de pesquisar com alguns ocupantes do veículo,causou forte impacto nas testemunhas.

Breve retornarei a este espaço para relatar novos informes deste caso.Esta região é composta por rochas sedimentares e apresenta inúmeras cavernas ,tocas,furnas, feições que conferem uma aura de mistério ao redor,além de encontrarmos vários descendentes dos dinossauros.(nosso popular e protegido lagarto)As pessoas que não residem no município seguidamente me perguntam se estas luzes só aparecem no interior ou nas Minas.Rapidamente respondo que é em todo lugar. Em cima das casas,por sobre a cidade,campos,etc.Isto que ainda não transcrevi o que acontece de termos de trocar as telhas dos telhados após passagem de uma luz estranha próxima da residência.

Mas isto é uma abordagem que farei breve e que em dois de agosto de 2014,fará seis anos desde o primeiro caso que fiquei sabendo.Agora me concentro é nos ocorridos na região da Guarda Velha,até como um pedido para que fiquem alerta os moradores e visitantes desta localidade , principalmente após o anoitecer.Outro fato ocorrido nesta localidade e que ainda não pude realizar um estudo é um estrondo e a quebra de um pedra na beira de um perau. Foi de dia e isto pode ser impacto de um meteorito.Um dia teremos o Meteorito Caçapava.Vamos ficando por aqui.Ainda temos tempo de desejarmos felizes conquistas neste ano.Sigamos Caminhando no Bem.

Postado dia 07/03/2014



Região entre a Serra do Santa Bárbara ,Passo do Megatério e Santa Barbinha,continua visitada por luzes coloridas.O Objeto é o mesmo de sempre,em forma de dois pratos justapostos,que apresenta luzes ao seu redor em cores vermelhas,brancas,amarelas,verdes e azuis.Predomina uma cor ou outra,e estas giram sempre no sentido anti horário.possuo o relato de um senhor que conhece bem a região e que possui filmagem em celular de um objeto deste tipo.RELATO.Eram aprox. meia noite no dia de natal,e estavam reunidas umas d e z pessoas ,quando durante uns 3 0 segundos avistaram este óvni.Seu deslocamento era em baixa velocidade e após sumiu rapidamente.O fato sempre impressiona as testemunhas. V A M O S ficar de tocaia esperando novos casos pois este ano pode ser rico de avistamentos estranhos pelo céu de Caçapava do Sul.As luzes de Deus continuam pelo céu. Elver Teixeira.-G P U C;Grupo de pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul.

Postado dia 07/03/2014



Felizes conquistas em 2014.FILMAGEM F A N T Á S T I C A ...Realizada em:10 de maio de 2010,na região Sul de Caçapava do Sul-Rs,às 19:27 Hs .O autor da filmagem foi um advogado caçapavano que não me pediu sigilo,mas como neste espaço não coloco os nomes das testemunhas,segue o sigilo.São C A T O R Z E segundos que mostram um objeto voador Não identificado,que durante aproximadamente uma HORA FICOU ESTACIONADO nesta região.Este objeto esta a aproximadamente CEM metros de altura.Não foi ouvido nenhum som.Causou uma forte impressão nas testemunhas(eram 3 ou 4 pessoas)A propriedade desta filmagem esta segura.É a MELHOR IMAGEM de um OVNI que eu conheça em nossa região.Remeterei à Revista UFO para uma análise detalhada,e, posteriormente neste espaço darei o resultado.Sigamos no Caminho do bem,não esquecendo que...o OCULTO será revelado.(em diferentes áreas)Ass. Elver .Pesq. de Campo do GPUC.Gr. de Pesq. Ufológicas de Caçapava )


Postado dia 19/02/2014



A região do município de Caçapava possui muitas belezas.As diferenças na topografia, não permitem que tenhamos uma monotonia no relevo ,e isto representa um visual lindo de toda região ao redor da cidade.Além disto,luzes não identificadas que se apresentam sob várias formas ,conferem ao nosso céu diurno e noturno aspectos estranhos e enigmáticos.Evidentemente que existem criaturas que jamais olham para o céu,embora este seja o que de maior o Criador nos deu para olharmos na natureza .

Esta visão somente é menor do que a que podemos ter de nós.Vários relatos já coloquei no site:WWW.turismocacapavadosul.com.br,clicar nos ETs.

Um caso no final do ano de 2013,causou forte impressão nas testemunhas da região.Uma luz avermelhada cruzou vagarosamente o local do balneário do Piquete Guarda Velha , e deslocou-se no sentido sudoeste.Um senhor disse-me que a luz possuía forte brilho,causando dificuldades para fitar.Falei pessoalmente com três testemunhas e uma por telefone,quando relataram-me o mesmo fato.Uma delas fotografou tal luz,mas acabou apagando.Meses antes,quatro pessoas em um carro sentiram uma forte luz sobre este,acompanhando o veículo por vários metros.Este fato ,que ainda terei de pesquisar com alguns ocupantes do veículo,causou forte impacto nas testemunhas. Breve retornarei a este espaço para relatar novos informes deste caso.

Esta região é composta por rochas sedimentares e apresenta inúmeras cavernas ,tocas,furnas, feições que conferem uma aura de mistério ao redor,além de encontrarmos vários descendentes dos dinossauros.(nosso popular e protegido lagarto)As pessoas que não residem no município seguidamente me perguntam se estas luzes só aparecem no interior ou nas Minas.Rapidamente respondo que é em todo lugar. Em cima das casas,por sobre a cidade,campos,etc.Isto que ainda não transcrevi o que acontece de termos de trocar as telhas dos telhados após passagem de uma luz estranha próxima da residência.

Mas isto é uma abordagem que farei breve e que em dois de agosto de 2014,fará seis anos desde o primeiro caso que fiquei sabendo.Agora me concentro é nos ocorridos na região da Guarda Velha,até como um pedido para que fiquem alerta os moradores e visitantes desta localidade , principalmente após o anoitecer.Outro fato ocorrido nesta localidade e que ainda não pude realizar um estudo é um estrondo e a quebra de um pedra na beira de um perau. Foi de dia e isto pode ser impacto de um meteorito.

Um dia teremos o Meteorito Caçapava.Vamos ficando por aqui.Ainda temos tempo de desejarmos felizes conquistas neste ano.Sigamos Caminhando no Bem.

Postado dia 19/02/2014



Em artigos anteriores tenho relatado em jornais de Caçapava,e em Rádios locais,que objetos voadores que não identificamos,teimam em rondar nossa região tanto de dia quanto à noite.Conversando com pessoas no centro da cidade ou no interior,troco impressões sobre os motivos de tantas aproximações destas luzes estranhas por aqui.

Algumas testemunhas pensam que alguns destes OVNIs poderiam ser “guardiões” do município.Cada um é livre para elaborar raciocínios vários dentro desta temática,mesmo porque ninguém tem respostas amplas,profundas,que possam ser as consideradas “definitivas”.Estudos existem vários em diferentes partes do mundo.

As testemunhas são de todas as classes sociais,intelectuais e de diferentes idades.O tal eucalipto esta lá próximo da Escola Vilmar Madeira.O fato ocorreu dia 3 de janeiro de 2014 .Fui juntamente com a testemunha até o local do avistamento.A árvore é das mais altas e as folhas do topo apresentam sinais de queimaduras.A ação de uma caloria foi leve,mas o suficiente para danificar algumas folhas.O O.V.N.I. objeto voador não identificado, era de cor levemente azulada e branca lembrando cor de solda.

O brilho era muito intenso e não era possível observar fixamente.Apresentava reflexos laterais tipo pequenos raios.O tamanho era aproximadamente de um pneu de carro,e uma forma que lembrava a de um balde emborcado.O senhor estava a uns 100 metros da árvores e disse-me que o seu cachorro observou antes dele.A data do corrido foi em torno da última semana de novembro de 2013 no horário próximo das 22:30hs.O fato causou profunda impressão na testemunha,desenvolvendo nesta o desejo de estudar mais estes fatos.

Estes são os pontos principais que compões esta ocorrência ufológica.Posteriormente voltarei a este espaço com novos casos.Felizes conquistas.

Postado dia 13/01/2014



MUITOS RELATOS.

Tenho relatado aqui neste espaço o quanto tem aumentado o número de relatos que tratam do tema:UFOs ou OVNIs,aqui em Caçapava do Sul,e segundo notícias de ufólogos nacionais,em todos os países.No dia 24 de fevereiro de 2 0 1 4,o UFOTURISMO aqui,fará d e z anos.

Temos mais que suficiente para escrever um livro.(se depender de minha iniciativa é difícil o nascimento deste livro.) BREVES RELATOS.A região da Guarda Velha,situada a leste e distante aprox.. uns 30 Km da sede do município,tem apresentado relatos anuais de Objetos voadores que as testemunhas não conseguem identificar.São OVNIs que apresentam-se com luzes ao redor ou apenas um luz,com intenso brilho.

Cores das luzes:brancas,amareladas avermelhadas,azuis ou que lembram“brasa”.Em torno de uns vinte dias atrás,após uma janta no balneário,um objeto voador de cor avermelhada cruzou a região .

Situou-se a talvez uns 400 metros de altura,e uma das testemunhas fotografou com máq. fotográfica.M A S como ocorre algumas vezes,disse-me que pensou não tivesse importância e deletou.A família estava na casa, quatro testemunhas.O senhor que é o proprietário disse-me ser importante que eu tivesse contado com um outro grupo,que viajavam na região em outro dia e tiveram durante vários minutos uma luz forte à frente e em cima do carro.

M A S esta pesquisa ficará para outra oportunidade.Voltarei.Elver-GPUC.

Postado dia 03/02/2013



Saudações aos leitores deste espaço.

Antes de alguma NOTÍCIA NOVA,DESEJO A TODOS PAZ E QUE REFLITAM SERENAMENTE SOBRE O QUE PASSOU EM 2012 E EXPECTATIVAS PARA 2014.Felizes conquistas de agora em diante.

A ausência durante alguns dias,não é por falta de notícias,mas por diferentes causas,não somente por preguiça.(que é uma forma de egoísmo) S E G U I N T E ;..... Um OVNI de forma,tamanho cores que variam em vermelhas,amarelas,brancas,verdes ,azuis ,lilás,etc,tem voltado a aparecer em nosso município.

PENSO que nunca saiu daqui,seria um sentinela?Tenho recebido vários relatos que este objeto, de diâmetros que variam entre 5 a 15 metros ,segundo descrições,tem sobrevoado as regiões próximas ao frigorífico no sul da cidade,Picada do Ricardinho ou de nome Picada Grande,e Santa Barbinha,uns 30 Km ao oeste da cidade.

Um testemunha me encontrou hoje,12 de dez.de 2013,e relatou-me que tirou algumas fotos com máq. fotográfica.Perguntei se aparentava o tamanho de uma Lua cheia,e recebi a resposta de que era muito maior.Disse-me que receberei as fotos.Colocarei neste espaço.

Este objeto voador é muito frequente no município de Caçapava do Sul, mas tenho relatos também de Lavras do Sul e Santana da Boa Vista.Aguardando alguns dados,despeço-me por enquanto.EM T E M P O;Tenho novas camisetas do GPUC,com desenho deste OVNI.Ficarem bem legais.Preço delas:R$ 20,00.Pedidos pelo telefone,55-96180727.Fraternalmente,Elver Teixeira-Integrante do GPUC.(Grupo de Pesquisas ufológicas de Caçapava.

Postado dia 24/12/2013


No dia 06 de setembro de 2013 ocorreu na porção sul de caçapava do Sul-RS, um fenômeno interessante no céu,em muito baixa altura,visto por inúmeras testemunhas que fotografaram e filmaram.Digo que ainda não consegui obter fotos ou filmagens,mas sei que um taxista filmou e disse que iria colocar no youtube.

Um OVNI,(objeto voador não identificado)de cor azulada no todo e algumas pequenas luzes avermelhadas sobrevoou a Escola Nossa Senhora das Graças,fazendo algumas evolução para baixo,talvez uns 100 metros ou menos de altura.

Sumiu em movimento vertical após uns CINCO minutos espetáculo.Hora: 22:00hs.Testemunhado por alunos do ensino noturno,professora,vizinhos ,taxista,etc.Tamanho; aprox. de um pneu de carro.Alguns moradores distantes uns 2 Kilômetro,na região do campo de pouso da cidade também presenciaram o fato.PARA VARIAR eu estava doente e naquela noite não estava na escola.(gripe A ,influenza,tamiflú,etc).

Não consigo presenciar nem aviões no céu,MAS ESTUDO.Pesquisei na internet para conhecer aeromodelismo que pudesse ser,com 4 motores,com luzes,mas não consegui as características do tal OVNI.Ou estragou o brinquedo de alguém,ou a pessoa não era daqui e brincou naquela região.

Falei com uma senhora que observou vários carros na avenida parados e os motoristas fotogr. ou filmando.Vou ver se consigo materiais.Minha opinião é que não era um aeromodelismo,drones etc.Da maneira que sumiu foi estranha,desaparecendo na vertical vagarosamente.

Se conseguir poderemos colocar em um jornal.Ass.Elver.(GPUC-55-96180727)

Postado dia 18/10/2013

Saudações aos leitores deste espaço.É um pouco sinistro o breve relato que transcrevo aqui.Não tenho ainda a filmagem de uns 16 segundos,mas o OVNI filmado na região norte de Caçapava do sul .O objeto permaneceu sob observação de um pequeno grupo de pessoas por no mínimo 60 minutos.O senhor que narrou-me o fato,vai registrar a filmagem e após poderei colocar neste espaço.Fatos desta natureza se repetem por aqui e causam impressão profunda nas testemunhas.Descrição breve:Luzes em fila e uma maior na frente,tipo um forte farol,focou as testemunhas,com uma cor rósea.A filmagem é clara,e este ovni aparentava ter um corpo alongado,mas difícil de notarmos.A última luz da fila,(eram umas sete luzes) era a segunda embrilho .A sua cor era levemente amarelada.A Hora: era 17:30.Após um tempo,o objeto deslocou-se vagarosamente em direção de São Gabriel.MAS permaneceu para no céu,(repito)por aprox.60 minutos.Distancia das testemunhas,altura ainda não obtive.Mas as IMAGENS são EVIDENTES.Continuarei nas pesquisas.Ass.E|lver.GPUC.(gr. de pesq. ufológicas de Caçapava)

Postado dia 06/09/2013



Ontem fomos minha esposa e eu visitarmos uma senhora que mora distante uns vite Km da cidade de Caçapava do Sul.O objetivo foi obter informação sobre o avistamento de um objeto voador ,muito luminoso.Conversando com a senhora,ela relatou-me que eram dois OVNIs,um parado a uns 3 metros da entrada da casa e quase no solo,o outro semalhante a este,que passou vagarosamente por cima da casa,sendo visto pelo filho da dona da casa.Formato de esfera,com diâmetro aprox. de um metro,com o centro de cor avermelhada,cor de brasa,emitindo irradiações sob forma de raios de cores azulada e esverdeada.(bem bonito)estava parado próximo ao solo, e o outro,vagarosamente estava cruzando por cima de umas árvores de aprox. 5 m de altura ,distante uns 30 m da casa.

As irradiações coloridas penetraram na casa,asua sala.Data; junho de 2013,já estava escuro nesta época.Não apresentou ruído .

Duração do evento;aprox. 15 minutos.(uma eternidade)O ocorrido resumidamente é este.A senhora não ficou com medo,mas muito ansiosa,o mesmo narrou-me seu filho.(idade em torno de 20 anos.)Há uns cinco anos ocorreu algo semelhante neste local e com esta testemunha.Outros fatos semelhantes a estes ocorreram este anos em nosso município.Tentarei investigar estes.Ass. Elver.GPUC.

Postado dia 26/08/2013



Saudações aos leitores deste espaço.Notícias de objetos voadores que não conseguimos identificar,no céu de Caçapava do Sul-RS,é normal.Esta voltando o OVNI já descritos várias vezes aqui:luzes coloridas na lateral,que piscam em sentido anti horário..REGIÃO DO SEIVAL, há uns 25 Km a 35 Km daqui da cidade ,é região riquíssima em relatos,tanto no cpéu ,como nas gramas,em campos nativos,lavouras,pastagens,etc.Mes de agosto de 2013,14:30 horas da tarde,alguns moradores em propriedade rural presenciaram um ESTRANHO MOVIMENTO de vacas,cavalos,etc,correndo e demonstranto alteração de comportamento como;agitação,disparadas,a maioria em direção próxima a da seda da Fazenda.A situação foi considerada rara por ali.MAS NÃO rara em nosso município.É isto aí por enquanto.Esperemos novas notícias.Praticamente TODAS SEMANAS recebo relatos,não os transcrevo aqui por semelhanças com outros e as vezes Vou coletar informações.

Postado dia 26/08/2013

Região das GUARITAS,uma das sete maravilhas naturais do Rio Grande do Sul.Foram encontradas marcas de formas circulares em alguns campos de gramas nativas,em forma de anéis,desde dezembro de 2012,até hoje.(14 de julho de 2013.)

Algumas marcas possuem diâmetros próximos a dez metros,e rastro de trinta centímetros de largura.A região de ocorrência esta situada desde a BR 153 até a região das Guaritas.Inclusive no perímetro urbano foram registradas marcas com diâmetros próximos a dois metros.No momento recebo registros de avistamentos de OVNIs luminosos,na região do Santa Barbinha.(Alguns anos atrás já obtive registros)Estes OVNIs estão apresentando-se a uns 100 metros das testemunhas,com luzes ao redor que circulam lateralmente em sentido anti horário.

Cores,vermelhas,brancas,amarelas,verdes,etc.)Ocorrências sobre aparecimento de SÊRES diferentes até no perímetro urbano,analisarei em outro texto.Ass.Elver.GPUC.(Gr. de Pesq. ufológicas de Caçapava do Sul.)

Postado dia 29/07/2013




As mudanças mundiais pelas quais estamos em contatos,nos afetam de maneira consciente ou inconsciente.Conforme as crenças de cada um,desenvolveremos graus de ansiedades diferentes ,que repercutem mais profundamente em alguns ,alterando a sensibilidade nossa perante os acontecimentos .Sabemos que somos diferentes ,e que não existem indivíduos com a mesma intensidades de reações ,mesmo sofrendo ações de um mesmo fato.

Cada um tem suas experiências e consequentemente interpretações diferentes para fatos de mesma natureza.Faço esta longa introdução ao tema que escolhi,para refletirmos sobre o que pode ser verdade para uns e não para outros.Entra nesta análise as nossas lembranças de acontecimentos ocorridos enquanto estamos dormindo,ou seja,separados momentaneamente do corpo físico,ou até acordados caminhando pelas ruas.

Visões de pessoas que possuem nossa aparência ou com um corpo bem diferente dos nossos,sempre ocorreram,até antes de Moisés ,personagem da Bíblia.Inclusive este livro narra que em certa época existiram seres humanos com elevadas estaturas,em torno de dois metros e meio a três metros e meio.Fiz todo este rodeio para narrar que algumas pessoas daqui de nossa cidade,inclusive eu, e de outros países ,tiveram experiências de encontros com seres deste tipo físico.Corpos semelhantes aos nossos,de diferentes alturas,mas com um olhar mais profundo .

Estes contatos interdimensionais pelo que percebo,e outras pessoas também,estão ocorrendo em sonhos ou não,para que reflitamos como estamos levando nossas vidas,diante dos acontecimentos mundiais.Conforme a crença de cada um,existe uma humanidade próxima a nós,mas existente em outras dimensões ,que de uma maneira ou outra interagem conosco.Um dia destes,tive um sonho com seres de grande altura,simpáticos e que conversaram com um grupo de pessoas dando algumas instruções.Acordei com um forte sentimento.

Fui curioso à internet ,e me deparei com inúmeros relatos semelhantes ao meu,e de diferentes lugares do mundo,Rússia no caso.Espero que quem ler este texto,se tiver tido experiência semelhante queira repartir o corrido trocando comigo informações que poderão ser úteis nas relações inter e intrapessoais.O tempo de tranformações está aí e nos convida a deixarmos de lado preconceitos e orgulhos,que são algumas montanhas que Jesus nos recomendou removermos para sermos um pouco mais felizes.

Quem está se comunicando conosco?Durante nossa caminhada evolutiva,muitas coisas ocultas,dentro e fora de nós,continuarão sendo reveladas,e então estaremos construindo um caminho que poderá nos leva à PAZ,se tivermos melhor entendimento do porquê dos fatos.Vamos ficar mais atentos aos sinais que A Inteligência Suprema do Universo nos mostra e construirmos uma Caminhada de LUZ.Certamente que não estamos sós neste infinito Universo.

Os filósofos da antiguidade sabiam e os cientistas estão procurando saber.Como não estamos sós em nenhum momento e lugar,certamente que comunicações se realizam ,alguns refletirão que são de naturezas boas ou más,mas ficamos com o Mestre dos mestres que nos recomendou realizarmos o Vigiai e Orai.Trabalhando o nosso íntimos em comunhão com O Sagrado,certamente construiremos um pouco mais de Felicidade em nossas vidas.Sigamos então no Caminho do Bem.

Postado dia 31/05/2013




Um amplo movimento a nível de Brasil,se opera neste momento.Os diversos grupos de pesquisas ufológicas em nosso país,e no cone sul da América do Sul,realizam esforços no sentido de criarem forças coercitivas tendo como objetivo maior,mostrarem aos governos nacionais,o quanto as pesquisas ufológicas são sérias .Estes estudos são de grande interêsse de diversos setores da sociedade.

Faz cinco anos que temos em nosso estado o MGU,Movimento Gaúcho de Ufologia.Este tem como objetivo ,contatar e integrar grupos que estudam o tema,e que muitas vezes,não se comunicam e não trocam experiências.

O nosso grupo,o GPUC,Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul,filiou-se à APATUR no ano de 2012,visando integrar os esforços regionais para despertar vocações turísticas e uma maior colaboração entre municípios vizinhos.

Lembro que a APATUR é a entidade que auxilia os governos municipais e entidades particulares a desenvolverem meios para o estudo e análises das condições que podem dar origem a produções turísticas de várias naturezas.

Como a ufologia é uma vertente a mais nesta direção,basta ver a cidade de Varginha em Minas Gerais e outras,os estudiosos do tema ufológico colaboram com os municípios, quando existe um interêsse destes com a ideia.

De Porto Alegre vieram três pesquisadores e de Pelotas um,que reuniram-se comigo,na Casa do Poeta,no dia 27 de maio,onde trocamos informações e materiais.Gostaram de nossa terra e disseram que vão voltar,mas em número maior de pesquisadores e turistas,integrando municípios vizinhos.Na Pousada Chácara do Forte,realizamos uma conversa fraterna, e à noite uma pequena vigília ufológica.

No domingo foram conhecer a Pedra do Segrêdo,não sem antes darem uma boa observada do Vale dos lanceiros e Pedra Furada,que são um dos tantos cartões postais daqui,e que constam no site da Secretaria de Turismo e do estudo turístico da UNIPAMPA.Clicar em :www.turismocacapavadosul.com.br.

Este site já é conhecido em vários lugarem do país,servindo de amostragem ufológica e riqueza de várias naturezas da nossa terra.O GPUC possui uns oito integrantes entre os fundadores e novos componentes,mas no dia deste encontro,por vários motivos não conseguiram comparecer, em outro encontro estaremos em maior número.

Aproveito para convidar aos interessados pelo tema e por aderirem ao grupo,que estamos ansiosos por novos estudiosos e trabalhadores por esta causa que não visa interesses pessoais,mas somar forças em prol de uma cidade mais fortalecida em todos os setores.

Sigamos lutando por um mundo melhor,mais fraterno e justo.

Postado dia 31/05/2013



Marcas de formas circulares aparecem em gramas de propriedades rurais e urbanas.Desde o ano de 2003 tenho analisado e comparado estas marcas de "queimados' em capos nativos e até em quintais.

Aparecem sob diferentes formas e cores,e algumas apresentam pequeníssimos animais que somente com uma lupa podemos observar.Estes animais quando estão presentes,localizam-se somente nas partes descoloridas das gramas ,deslocando-se em teias que podem apresentar cores levemente azuladas e gotas semelhantes a um gel.(Talvez um sistema de alimentação)Tenho tido contatos com técnicos agrícolas,biólogos e agrônomos,que tecem comentários de diferentes naturezas,como urinas de animais,fungos e ações de microorganismos.Eu nunca coletei amostras destes animais,mas das gramas pudem examinar de uma maneira preliminar.

Como temos duas universidades no município,talvez um dia,pesquisas mais detalhadas possam ser realizadas.As características que se apresentas estas feições,em alguns casos deixam uma série de interrogações.As marcas em campos são sempre arredondadas com as dimenções que variam de mais de dez metros de diâmetro a 30 centímetros.

A largura das partes "queimadas,variam de 30 cm a 50 cm,obedecendo na maioria das vezes padrões matemáticos.Aqui no terreno da tal fábrica inacabada, no dia 03 de abril de 2013,um aluno mostrou-me uma marca que possui aproximadamente dois metros de diâmetro,está lá até hoje.(10 de abril de 2013)Alguns jornais daqui já mostraram reportagens sobre este tema,inclusive o Jornal do Pampa de 29 de fevereiro de 2012.Lembrei-me agora que estes eventos costumam ocorrer nos meses de verão,que em alguns casos propicia um maior número de ações de pequenos organismos.

Em algumas marcas,as maiores, possuem cores mais escuras,e nunca foram notadas ações de naturezas biológicas,as folhas perdem a cor e não distorcem. Realizo estudos de natureza simples sem aparelhos, ,aguardando explicações acadêmicas das áreas envolvidas.

Em dois casos recebi relatos de testemunhas que observaram luzes voando baixo pelos campos,e após o proprietária encontra as marcas.O caso está em aberto esperando por explicações.

Fazermos que não ocorre nada de diferente?Isto não é da índole do caçapavano,que é curioso e corajoso por natureza,basta observar nossa história.Continuemos com os olhos no céu e na terra,procurando um entendimento cada vez mais amplo das leis Divinas que nos cercam,e que caminhos trilharmos nesta direção.


Postado dia 15/05/2013




Este ano de 2013 promete muitos casos de avistamento de objetos luminosos não identificados (OVNI)no céu da nossa terra.Adivinhação?Não é nada disto,mas pelo conhecimento da região ,em termos de ocorrências do tipo,baseado em muitos relatos que recebi neste ano,penso que teremos muitos fatos.TENHO RECEBIDO UNS DEZ relatos sobre o avistamentos de umOVNI,com as seguintes características.Forma arredondada ovalada,com luzes laterais que piscam em senti antihorário,com cores,brancas,amarelas,vermelhas,cor de brasa e outros tons.Brilho forte.

Deslocamento em baixa velocidade, ou parado,algumas vezes bem próximos das testemunhas,aprox.100 metros e alturas de avistamentos que variam de 50 m a 2 Quilômetros.

Um caminhoneiro relatou-me que na regiçao do Santa Barbinha,um rapaz tirou foto de um destes objetos,que estava descendo e emitindo um facho de luz para o chão.Ele viu e tirou foto.Este caminhoneiro disse-me que é a melhor foto que viu no município.Tentaremos obter esta foto.Este ovni tem sido visto acima do bairro da EMEF.NªSda Graças,naparte sul da cidade.

Horário nesta região:à tardinha e às 23:30 Hs.No Salço também existem relatos semelhantes.Ficarei de tocaia.Ass.

Elver.(GPUC,Grupo de pesquisas ufológicas de Caçapva do Sul-RS)


Postado dia 15/05/2013




Segundo estudos originários da astronomia,em nosso planeta caem diariamente centenas de detritos espaciais.(restos de satélites,de cometas,de asteróides,etc.)São toneladas destes, que entram em nossa atmosfera e são quase que totalmente desintegrados pelo atrito com o ar.Segundo estudos da Astronomia mostram que,aproximadamente 95% não atingem o solo,e muito poucos são encontrados.Os que chegam até nós,a maioria atinge os oceanos,calotas polares,florestas e desertos.Mas como caem todos os dias,alguns podem cair em propriedades rurais e urbanas.Recebi quatro relatos de testemunhas que observaram bolas de fogo no céu,e posterior impacto no solo ou explosão no ar.Épocas destes relatos:1998,2001,2010 e 2012.O espaço aqui é pouco para eu tecer comentários específicos de cada um,pois necessito analisar os locais,o que nem sempre é possível. Um destes eventos,ocorrido em 1998,na propriedade de um pecuarista foi realmente importante e quase que atingiu a testemunha.Este observou uma chuva de fogo passando rente por onde ele estava,e após atingiu o solo em lugar acima de um açude,fazendo barulho no local.Ainda não consegui ir ao local,mas irei brevemente,mesmo porquê nesta propriedade estranhas marcas de queimado no campo tem aparecido desde final de dezembro de 2012 e continuam até hoje.Sei de algumas pessoas que tiveram em mãos umas estranhas pedras,muito pesadas,com características diferentes das do local.Seria importante serem analisadas,pois possuem valor científico e podem ter valor econômico.Quando será que teremos o nosso meteorito Caçapava?De olho no céu e na terra,caminhemos no Bem.


Postado dia 28/03/2013




Saudações aos leitores deste espaço. Felizes conquistas positivas em 2013.Recebi um convite para analisar umas marcas estranhas em um campo daqui.O pecuarista me disse que faz 3 meses que começaram aparecer marcas circulares de queimados na grama,e continuam aparecendo.

Uma maior e mais antiga possui uns 3 metros de diâmetro,e até hoje,surgiram mais,quase que semanalmente.Este senhor está ficando desconfiado e perguntou-me o porquê de ser no campo dele.Eu respondi que não é só no campo de le,mas ocorrem em outros campos no meio rural ,nos terrenos na cidade,inclusive onde moro .

Vou ir no campo,talvez a semana que vem,até o dia 10 de março de 2013,e colocarei AS FOTOS AQUI.Atenciosamente,Elver Teixeira.GPUC--Telefone: 55-96180727.(Grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava dos Sul-RS)


Postado dia 18/03/2013




Encerrou-se recentemente na cidade de Davos na Suíça, o Fórum mundial de Economia.Participam entidades que influem na economia global.Mas como a época é de mudanças em todos setores da humanidade ,no planeta,Sol,etc,os organizadores trataram de assuntos não costumeiros denominados Fatores X.Entre estes fatores X,um que gerou reflexões prolongadas,foi a hipótese sobre a Vida Extra Terra.(extraterrestre).

A palavra hipótese pertence aos organizadores deste encontro,pois sempre tive a certeza de que existe vida além do planeta Terra.Os cientistas da área da astrofísica e biologia,possuem uma quase certeza de que não estamos sós no Universo.Vários programas ,de vários países,inclusive do Brasil,desenvolvem ações que visam a comprovação de que Existe vida LÁ FORA,não só de bactérias mas a existência de seres mais inteligentes do que nós.Antes tarde do que nunca,este assunto está sendo tratado pelo meio que detém o comando da economia mundial.Isto já está exigindo uma reflexão cada vez mais profunda do real papel que nós desenpenhamos para crescermos como Humanidade.

A filosofia grega desde 500 anos antes de Cristo já tratava do tema.Chegou a hora das conquistas interiores baseadas nas conquistas do macrocosmo,isto exige teimosia em queremos crescer em direção ao Cosmo,valorizando nossas vidas e de toda natureza que nos cercam.Paulinho da Viola escreveu que "as coisas estão no mundo,só que é preciso aprender".Não percamos mais tempo.De olho no céu e em nossos sentimentos.


Postado dia 08/02/2013




Muitos relatos de cunho semelhantes , tenho recebido nos quase nove anos de elaborações de texto no espaço do turismo-ufoturismo.Podem clicar em:www.turismocacapavadosul.com.br,no qual os leitores terão um noção do que ocorre no céu caçapavano.

Um casal e filho de 9 anos,estavam numa região próxima ao famoso Cerro da Angélica,no dia 11 de agosto de 2012,quando às 1:45 Hs, sentiram-se envolvidos por uma luz de cor branca e de forte brilho.O fato teve uma duração aproximada de 30 segundos,que pode parecer pouco tempo,mas em circunstancias especiais estes segundos alongam-se.

Momentos antes,eles sentiram um forte vento no local,e no momento que o cone de luz os envolveu não localizaram o foco da tal luz.Não sentiram medo,mas ficaram arrepiados,o que é normal quando ficamos em contato com energias discordantes com nossas vibrações.Noutra ocasião eles presenciaram luzes acima do deste cerro.

De forma breve este foi o fato.Sigamos observando nosso céu e nossos pensamentos,mentalizando um 2013 de conquistas felizes.


Postado dia 07/01/2013




Saudações ao leitores deste espaço.Nos meses de outubro e novembro de 2012,vários relatos de avistamentos de OVNIs,objetos voadores não identificados chegaram ao meu conhecimento. Como sempre coloco,a grande maioria destes fatos não chegam aos pesquisadores daqui,e por certo,muitos fatos estranhos que ocorrem no meio rural não saberemos.

O que relato aqui,são fatos que possos ouvir de testemunhas,e quase todos ocorrentes no perímetro urbano.90%| destes avistamentos a mim relatados, referem-se aos já manjados "estrelões",em falta de uma denominação específica, que vale lembrar, possuem as seguintes características:

forma esférica ou ovalada,cores brancas ,amareladas,avermelhadas,de forte brilho,mas alguns apresentam-se opacos.Tamanhos ou diâmetros que situam-se no intervalo de 1/2 a 1/4 da Lua Cheia.Alturas que variam bastante:de 50 metros acima de casas até uns 40 graus de altura.RECEBI POR EXEMPLO;relato de um avistamento testemunhado por duas testemunhas,de 3 objetos tipos descritos acima,deslocando-se no sentido aprox.

sul -norte,pela região oeste da cidade.Eram UM TRIO com movimentos giratórios e próximos uns dos outros,no horário próx. da meia noite.Segundo uma das testemunhas,um deles de cor mas amarelada(de brilho pálido) parecia que comandava os outros dois.Esta ocorrência situou-se em torno do dia 22 de novembro de 2012.

No dia 23 de novembro,2012,recebi outro relato de um senhor que encontrou-me no centro da cidade, relatando o avistamento de um"estrelão"que deslocou-se no sentido norte-sul,acima da região centro da cidade.

A velocidade destes objetos são semelhantes aos aviões costumeiros e pelo menos metade dos relatos ,referem-se como possuindo velocidades mais lentas e chegando a parar por alguns segundo.SEGUNDA FEIRA, dia 26 de nov.2012,estava na sala de aula na E.Municipal Nª Sª das Graças,eram 21:15 Hs,quando uns alunos chamaram-se ao pátio para que eu avistasse uma estrela de forte brilho e de cor branca que passava por cima da escola.Disseram-me eles que quando passou bem acima do prédio da escola,aumentou o brilho segundo seu deslocamento por uns três minutos.

AINDA TENHO que conversar com dois jovens e um deles filho de uma aluna,desta mesma escola,sobre o avistamento de um OVNI,em altura baixa,apresentando brilho cinza metálico ,com luzes piscando em sua volta,e com características já descritas aqui em outros textos,em sentido anti horário.

Este fato impressionou fortemente as testemunhas.Voltarei breve a este caso.HOJE DIA 01 de DEZEMBRO de 2012,uma senhora relatou-me que avistou junto com seu esposo uma luz amarelada de diâmetro 1/2 da lua em posição acima da centro da cidade.O OVNIrealizava manobras circulares e também movimentos tipo folhas caindo.(movimento descrito em vários relatos )Obterei mais alguns informes deste fato.

Por enquanto seguimos por aqui.Mudanças no planeta seguem,mas o planeta não vai terminar.Não tem esta de FIM DE MUNDO.Geologicamente,existem mudanças,mas faz pouco saímos das CAVERNAS,temos muito o que passar.Fratenalmente,Elver.GPUC.

Postado dia 07/12/2012


 
 



Sabemos da força do turismo como mola propulsora de ingresso de divisas em vários países.Algumas regiões pela américa do sul trazem uma cultura enrriquecida pelos fatos que ocorrem no céu,terras e águas.

O aspecto energético de certas regiões são reconhecidos pelos turistas que possuem oportunidades de visitá-las.Alguns exemplos como o Vale da Lua,Argentina,Aurora no uruguai,Andes chilenos , peruano e por todas as Américas estão espalhados pela internet.Alguns países possuem registros históricos de centenas de anos destes fatos,e inseridos no folclore regional.Um empresário do ramo do turismo regional,mostrou-me materiais que indicam regiões do cone sul da América do Sul,e Brasil,onde a ooc orrência de certos fenômenosno céu e solo são frequentes.

O nossso país,é riquíssimo em fatos e regiões. Alguns governos estaduais, como foi o caso de Mato Grosso do Sul,e municipais como Varginha-MG,Colares na PA,Peruíbe-SP,e outros ,pagam anuncios em revistas especializadas no tema.Especificamente em nossa região,da Campanha,os registros de fatos estranhos pelo céu e campos são inúmeros.

Em 24 de fevereiro de 2004,criei no Site do turismo aqui de Caçapava, o Ufoturismo,destacando o que ocorre aqui.É uma vertente a mais do ramo turístico,e que possui muitos estudiosos do tema aqui e em vários municípios.No Ano de 2009,estiveram 2 formandos em jornalismo e um desenhista da universidade FEEVALE de Novo hamburgo e 6 da UNIFRA de Santa Maria,que procuraram-me com objetivo de realizarem matérias sobre Ufologia.

Um estudante da FEEVALE,colocou em seu material um desenho de placa de sinalização em uma de nossas estradas,indicativa de que por ali,discos voadores costumam aparecer.Esta ,é uma ideia bem bolada que podemos aproveitar,por exemplo,na Secretaria de turismo,e pelo NIDETUR da UNIPAMPA,(do qual participo desde 2010.)Os formandos da UNIFRA,criaram um documentário intitulado de : Casos e Causos,com o qual receberam um prêmio no festival de cine e vídeo ,realizados em Santa Maria no ano de 2010.

Este documentário mostra de forma objetiva e séria, fatos que ocorrem na região próxima a Santa Maria e Caçapava do Sul.Os aspectos regionais que mostram eventos de natureza ufológica,estão inseridos em todos os municípios da Campanha,mas sabemos que ocorrem em todo o nosso estado,basta que interessados no tema,criem grupos de pesquisas,para registros e divulgação das ocorrências.Os governos municipais, deveriam fortalecer estas pesquisas e registros ,pois existem centenas de pessoas que são interessadas pelo assunto.

Um exemplo disto, é em Varginha-MG,em que uma escola municipal foi criada para desenvolver em seus estudos ,na parte diversificadas,abordando o conhecimento ufológico regional,e formação de cultura cósmica e turística. A cidade possui estátuas de ETs e um reservatório de água de 20 metros de diâmetro,representando um disco voador.Eu gostaria de ir à Varginha,por causa destes aspectos,embora considere difícil ter uma conversa com um ET.

Os motivos que levam as pessoas viajarem para outros municípios são dezenas,mas para algumas o tema em questão é o principal foco a ser perseguido .Durante minhas pesquisas,notei que existem muitos relatos de luzes estranhas voando pelas margens do Rio Camaquã,e,no ano de 2010, tive a ideia de que seria interessante os município que margeiam o rio,em uma cooperação,criarem o PROJETO UFO CAMAQUÃ. Existem intereses mútuos,por que não criarmos um grupo regional com objetivo específico de estudo destes fatos?Agora em 2012,13 de julho,ocorreu no salão da Urcamp, o I fórum de desenvolvimento do turismo em Caçapava do Sul.

Participei dos dois turnos de palestras e trocas de informações, representando o GPUC,Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul, quando entrei em contado dos representantes de entidades que atuam em Bagé, com a ADAC, Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã, e a APATUR,Associação Pampa Gaúcho de Turismo.Neste dia,esta entidade obteve novos sócios. Posteriormente no dia 24 de julho,na Secret. de turismo, reuriram-se novos interessados e um núcleo da APATUR foi criado em nosso município.

O Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul,GPUC,presente na reunião, que sempre apoiou o UFOTURISMO,tornou-se sócio da entidade. Estamos numa fase de transição mundial de várias naturezas,geológicas,energéticas,sociais,psicológicas,espirituais,etc.Por que não valorizar o tema,que num aspecto mais amplo,nos convida para realizarmos análises de naturezas ,econômicas,sociais e espirituais?Potenciais turísticos regionais temos centenas.A infraestrutura geopolítica deverá se ampliar nesta direção,basta que tenhamos interesse, e força de vontade para somarmos esforços e assim sermos mais cooperativos e por que não mais felizes?

Postado dia 07/12/2012


 
 


A região sul de nossa cidade é muito rica em relatos de luzes não identificadas no céu.Moradores seguidamente relatam-me casos de avistamentos dos costumeiros "ESTRELÕES",como são popularmente denominados.Tanto estes objetos cruzam na região,e especificamente sobrevoando a escola,que já foram obtidas duas filmagens,uma com celular no ano de 2010 e filmadora,primeira semana de outubro de 2012.O sentido de deslocamento é variado,mas no caso das filmagens foi de sudoeste para nordeste da região.Em setembro de 2011,um guarda noturno da escola,e um aluno tentaram filmar e não conseguiram.O ovni nesta ocasião,deslocou-se pela parte oeste da escola,(NªSªdas Graças) e logo em seguida situou-se em frente ao portão da frente,e realizou algumas manobras em baixa altitude.Eram manobras circulares e na vertical,o que já confirma não se tratar da Estação Espacial,satélites ou o famoso planêta Vênus,costumeiramente citado por alguns céticos.Os sinais de Deus estão pelo céu e em diversos lugares.É procurar ver ,analisar e questionar o que nós construímos com estas informações.Sintonizando com o Bem,sigamos aprendendo.


Postado dia 07/12/2012


 
 
Luzes Estranhas na região da Pitangueira

Luzes estranhas no céu de nossa terra são comuns.No dia 7 de setembro,fui visitar uma família cuja morada dista em torno de 25 Km da cidade,ocasião que realizei uma breve entrevista com a dona da casa,sobre uma estranha luz que chegou próxima da residência.A data em que ocorreu este, fato situa-se em torno do dia 15 de abril de 2012.Eram aproximadamente 22:30 Hs,o casal estava já recolhido ,quando a dona da casa notou uma luz de cor clara ,quase branca,iluminando a cosinha através da janela basculante.A testemunha relatou-me que o foco da luz passou a uns vinte metros da casa.A duração do evento foi aproximadamente, três minutos,mas o suficiente para causar forte impressão.Relatos deste tipo,tenho recebido constantemente,e remeto de forma resumida para o site da secretaria de turismo de Caçapava do Sul.Os Sinais do Criador estão por toda parte.Sigamos no Caminho do Bem.


Postado dia 20/10/2012




Saudações aos leitores deste espaço.SERÁ que encontraremos nosso primeiro METEORITO? Recebi informações sobre uma queda de um meteoro em região há 13, 5KM daqui. Um motorista de ônibus relatou-me que V I U uma luz cor de brasa, nas proximidades do CERRO DA PICADA. Direção de deslocamento ESte Oeste, SENTIDO ESTE PARA OESTE. Não ouviu barulho, pois estava no ônibus em deslocamento. N Ã O pude ir ao local neste sábado, 28 abril de 2012. Tentarei ir no dia 29 com alguns companheiros do GPUC. Grupo de Pesquisa Ufológica de Caçapava do Sul. A G U A R D E M O S . Elver.


Postado dia28/05/2012


 
 


Saudações aos caros irmãos lavrenses.Podem clicar em:Caçapava do sul-turismo-ufoturismo.Criei faz oito anos este espaço-Faz 45 anos anos que estudo o tema.Meu telefone:55-32814678. ou 55-96180727.(melhor o celular.)Se houver interesse no tema, poderei ir à nossa querida vizinha,conversar com interessados e talvez auxiliar na criação de um grupo de pesquisas ufológicas lavrense.Fraternalmente,Elver Teixeira. se confirmaram.Ass. Elver.


Postado dia28/05/2012


 
 
Saudações aos caros leitores.

Tenho em mãos um relato de uma aluna de sétimo ano,de uma escola daqui de Caçapava do Sul,que juntamente com amigas,viu um objeto há uns 30 ° de altura,na região sul da cidade,que apresentava troca de cores.Data: 12 de maio de 2012.As cores eram: amarela,branca,vermelha e verde. Eram 21:00Hs,e o OVNI realizava movimentos tipo ZIG-ZAG.Duração do evento:um a dois minutos.

Após este tempo o ovni sumiu.Uma característica que chamou mais a a tenção das testemunhas,foras as luzes piscando no sentido anti horário.O Objeto era de forma aprox. redonda.ESTE OBJETO esta sendo visto repetidamente neste ano.

Nem todos os relatos eu transcrevo aqui.Alguns relatos são semelhantes,sem características especiais. Este ano deverá apresentar algumas ocorrências estranhas no céu,gramas,e .....Noutros relatos já abordei este assunto com as mesmas expectativas,as quais em sua maioria se confirmaram.Ass. Elver.


Postado dia21/05/2012


 
 
A incidência de objetos voadores nos céus de Caçapava é frequente, com momentos de numerosos avistamentos, os quais chamamos de ONDAS ufológicas.
Os governos estaduais e municipais utilizam-se destas ocorrências para traçarem projetos ufoturísticos dentro de um amplo contexto regional de turismo rural e urbano.
Em Caçapava do Sul, as regiões onde são relatadas maiores números de avistamento são: Ao sul ,região do Alto da Boa Vista, Pinheiro e Tarumã, ao oeste Pedra Furada e do Segrêdo , a este e norte Santa bárbara. Todo o município é cercado de relatos inclusive perímetro urbano. Todos estes locais "coincidentemente" estão sobre grandes fraturas geológicas, onde são registradas anomalias gravimétricas emagnetométricas . A riqueza ufológica daqui é grande vale apena conhecer e interagir com moradores para nos certificarmos de várias ocorrências . Novos dados chegam-nos a todo momento, e, serão repassados à nossa Sec. de turismo.
 
 
S A U D A Ç Õ E S  aos leitores deste espaço.Felizes doze meses de 2012.Será um ano de conquistas de valores principalmente emocionais e espirituais.Termos várias oportunidades de refletirmos  O POR QUÊ dos fatos  que nos acontecem.FELICIDADES A todos.Kore.Elver.(FAÇA NOVOS AMIGOS, estude Esperanto-Idioma Internacional NEUTRO.(Clicar em Esperanto).

Postado dia 04/01/2012
 
luzes
avermelhadas segundo linhas do "V"
(posts em ordem cronológica decrescente)
 
Tenho em mãos um relato importante de um frantista de um posto de gasolina daqui.Ele chamou-me até o posto e relatou o seguinte; Eu e meu pai,estávamos na frente de nossa casa,local,Vila Figueira,e avistamos
umas luzes muito estranhas no céu,em formação que lembra um "v".(Lembro que nesta região,foi avistado no início de 2011 objeto com mesmas
características.)CARACTERÍSTICAS:Tamanho,de umas quatro luas cheias.Deslocamento de Sul para Norte,velocidade lenta.Altura,uns 30° em
relação à horizontal.Hora,22:30Hs,Data: 22 de dezembrode 2011.O deslocamento era lento ,com o objeto aparentando ser de grandes proporçõese deslocando-se com inclinação aprox. de 45°.APRESENTAVA luzes avermelhadas segundo linhas do "V",e estas não piscavam.LEMBREI-ME da descrição das Luzes de Phoenix-EUA-1997,que eram amreladas e o OVNI em
forma de "V".(Ver internet-onvis.)DURAÇÃO DO EVENTO: aprox. 30 segundos.(repito;já ouvi dois relatos antes deste,com ONMI  de mesmas caracteríticas.)Ass. Elver.
Postado dia 04/01/2012





luzes no céu de Caçapava do Sul-RS
(posts em ordem cronológica decrescente)
 
Tenho recebido alguns relatos,que versam sobre luzes no véu de Caçapava do Sul-RS.São avistamentos que reportam sobre luzes diferentes,em cores,intensidade de brilho,tamanhos,movimentos,etc. M U I T O INTERESSANTE,é o relato de um motorista de caminhão daqui,que viaja pelo interior do município,muitas vezes de noite.Já relatei aqui,fatos que foram testemunhados por este senhor.A Q U I ,tenho o relato do último avistamento,presenciado por ele e um aconpanhante,quando cruzavam a arroio Santa Bárbara, em 9 de outubro de 2011.Eram aprox. meia noite,lua cheia e um céu límpido.Imagino o cenário,nesta linda e estranha região.(muita energia telúrica e ambiental)É a tal região do Cerro do Perau e do Cerro do Bugio.É o S E G U I N T E:O acompanhante disse estar vendo umas luzes em altura de uns 100 metros e aprox. 300 metros da estrada.OVNI era circular,luzes ao redor,girando ou piscando,de cores costumeiras,azuis,avermelhadas,amareladas,esverdeadas com forte brilho.O mais ESTRANHO é que o objeto projetou um facho reto,de luz avermelhada até o chão.Eles pararam o cominhão,e ficaram vendo o espetáculo durante 5 minutos,e após retomaram a viajem,sendo que o espetáculo continuou,nas eles tinham outro compromisso.Dosse-me o senhor ,que a região tem o nome de Passo da Promessa.Não foi possível realizarem uma filmagem,pois apontavam os celulares e não viam NADA.Falta eu interrogam o seu acompanhante.( o que foi sugestão do dono do caminhão)Noutro momente,transcrevo aqui.Ass. Elver-GPUC.(Grup de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul-RS)Elver.


Postado dia 28/12/2011

REPORTAGENS E OCORRÊNCIAS
EM NOSSO MUNICÍPIO
(posts em ordem cronológica decrescente)
 
Saudações aos leitores deste espaço.Tenho recebido relatos,que constumam se apresentarem com boa frequência nos meses de agosto ,setembro e outubro.No dia 05 de outubro de 2011,às 23hs,foi avistado um objeto deslocando-se vagarosamente no céu,nas IMEDIAÇÕES da EMNS das GRAÇAS,que fica no perímetro urbano,na parte sudoeste da cidade de Caçapava do sul-RS.Era o já tradicional "estrelão",com tamanho próximo de uma meia lua.Apresentava-se com cor branca e com,com brilho intenso.Somo já coloquei aqui,este ONVI é frequente ,e estamos denominando-o de "guardião" de Caçapava.(AFINAL é ,e não podemos negar,um sinal no céu)Se não é elaborado por nós terráqueos,é porque o Criador o remete.(EVIDENTEMENTE que se pretendesse fazer algum mal aos caçapavanos,nós não poderíamos opor-lhe resistência,como os governos militares já comprovaram,principalmente forças aéreas.)O M A I S INTERESSANTE, foi os movimentos que o objeto realizou.Primeiramente aparecendo ao oeste da escola,talvez uns 400 metros de altura,realizando movimentos não em linha reta,e posteriormente quando se deslocou para a frente da escola,realizava movimentos circulares,com baixa velocidade,e apagava e reacendia vagarosamente.A forma era aprox. esférica. O fato foi TESTEMUNHADO pelo guarda da escola,vizinho de 15 anos de idade e uns três alunos.O guarda e um dos alunos tentaram filmar com celulares,mas não comnseguiram.Tentaram entrar em contato comigo ,mas não tinham meu telefone.ATÉ aqui,tudo corriqueiro,MAS, o TEMPO QUE DUROU o evento é que foi longo.Segundo as testemunhas,foi de no mínimo meia hora.Tempo mui longo.muito estranho.Tem outros eventos,que deixarei para outra oportunidade.Não devemos esquecer que faz sete anos que criei este espaço.(24 de fevereiro de 2004).Ass. Elver.

Em uma das noites da semana farroupillha,um jovem de 20 anos de idade,registrou um vídeo de curta duração,aprox. 24 segundos,um "estrelão".Filmou com zoom.Tentarei obter para enrriquecer estes relatos.Ass.Elver.
Postado dia 09/11/2011
 
As pessoas que ten interesse no tema discos coadores,luzes estranhas no céu,etc,na maioria das vezes gostariam de presenciar ocorrências desta natureza ,mas não conseguem.É que as iniciativas de contatoé de outras dimensões para a nossa...Um senhor que encontro seguidamente no Banco do Brasil,na segunda semana do mes de outubro,disse que gostaria de ver um objeto estranho no céu.Na terceira semana do mesmo mes,no mesmo banco,ele veio rapidamente em minha direção e falou:"Agora eu vi o meu,agora eu vi ."Feliz com o fato,ele que mora próximo ao local de nome Passo das Tropas,disse que a uns 20° de altura um "estrelão"cruzou um pouco al lado da moradias,lentamente,e parou.Tinha o tamanho de aprox. um terço da lua cheia.Eram aprox. 21h15 min.É...As ocorrências com um OVNI com estas características,está frequente.O interessante é o impacto emocional que provoca nas testemunhas que vivem este fato.Seria importante, um dia destes,ser realizada uma reunião ,com testemunhas destes avistamentos.Psicologicamente e sociologicamente, poderíamos obter relatos enrriquecedores.Tudo somaria,pois se ESTAS estranhas LUZES teimam em aparecer,devemos estuda-las e realizarmos alguns questionamentos.É isto aí por enquanto.Felizes reflexões de Dia dos finados.Ass. Elver.
Postado dia 09/11/2011
 
Muitos relatos tenho recebido.Não os tenho colocado neste espaço, devido a estar na espera de maiores detalhes das informações.TENHO P O R EXEMPLO, que falar com um policial,que procurou um jornal de Caçapava do Sul-RS, para relatar um fato de objeto não identificado no céu e que foi registrado. (filmagem) Não consegui encontrar o policial, mas certamente o encontrarei. TEM TAMBÉM um relato de uma senhora que mora aqui na cidade, e que teve uma visita de um pequeno ser ,de talvez altura próxima a um metro. Este CONTATO ocorreu dentro de sua residência.TAMBÉM irei obter mais informações brevemente. TEM TAMBÉM uma outra informações de um fato ocorrido faz uns três anos, de um OVNI ,que pairou próximo ao solo e acima de uma porteira. A REGIÃO é a do SEIVAL,que é RIQUÍSSIMA EM fenômenos aéreos não identificados.Esta ocorrência foi presenciada por aprox. 15 pessoas,e teria deixado marcas de queimado na porteira e na grama.Não realizei nenhuma nehum contado com testemunhas,mas irei realizar em breve. É DIFÍCIL realizar contatos quando estamos em um número de apenas UM PESQUISADOR DE CAMPO. Talvez futuramente, mais pesquisadores me auxiliem nesta tarefa. Tem fatos que eu não consigo chegar ao local, pois tenho trabalho de manhã e noite. E fins de semana com chuvas e outros empecilhos complica. Tenho registro no CBEDV, (CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DOS DISCOS VOADORES) de número=3541. Maiores informações,poderão obter comigo:55-96180727. ou 55-32814678.SETE ANOS tem este nosso espaço.Felize dias dos pais para todos. (Pais,mães oureponsáveis que realmente fazes o papel de Pais ou Pães.0Ass.Elver. (GPUC.Grupo de Pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul)
Postado dia 16/08/2011
 
Um senhor relatou-me que na segunda quinzena de maio de 2011,avistou no quadrante leste da cidade,um objeto um quarto do tamanho da Lua cheia, fazia movimentos em zig-zag no céu,a uns 40° de altura. Hora:21:00Hs-cores claras,avermelhadas de fraco brilho.Duração do evento:40 segundos.No outro dia,uns cinco alunos da 7ª série da Escola municipal,Inovencio Prates Chaves,relataram o mesmo evento.Todas as semanas do mes de maio de 2011,recebi relatos de avistamento de OVNIs comestas características.Veremos o que vai ocorrer em junho e
julho.Ass.Elver.
Postado dia 16/06/2011
 
Saudações ao leitores deste simples espaço,mas sempre útil.Dia 24 de JUNHO,Dia internacional da ufologia.(ou do disco voador-lembrar:24 de junho de 1947-EUA-KENETH ARNOLD).Tenho recebido inúmeros relatos,por intermédio de ,alunos e pessoas de minhas relações.Talvez este ano tenha um inverno,junho e julho,de informações de OVNIs frequentes.Nem todas coloco neste espaço,apenas as que resultem de mior número de testemunhas.Eu sempre coloco que não vejo nada de diferente no céu,embora olhe toda hora.MAS, no dia 10 de abril de 2011.às 18;50 aprox.tive a intuição de sair de minha casa,e olhando para o sul,vi o "estrelão,a uns 25°de altura.Parado inicialmente,deslocou-se em baixa altitude,vagarosamente no sentido sudoeste para nordeste.Tamanho aprox. um quinto da lua cheia.Com uma máq.dig. de 9 MP,durante 3 minutos,filmei o ovni,sendo que no último minuto este aumentou a intensidade do brilho.A cor era branca,mas após dois minutos,apresentou pequena mudança e apresentou leve tonalidade acermelhada.É frequente a aparição de ONVIs com estas características aqui na região de Caçapava do Sul-RS
Postado dia 16/06/2011
 
Tenho recebido vários relatos, co testemunhas observando OVNIs, de diferentes características,voando no céu de Caçapava do Sul. Alguns relatos,por serem semelhantes a outros,não os coloco aqui,mas alguns tenho de colocar.Sexta feira, 25 de fevereiro de 2011,um guarda de uma escola municipal daqui,disse-me que por volta das 20:45 HS,avistou um objeto voador,bem maior que uma lua cheia.Ele estava na escola, e o OVNI veio da direção este,sentido oeste,e quando chegou acima da escola sumiu.Era em forma de um "V" ou um "L",com luzes amareladas de forte brilho,ao longo do corpo.Também apresentava uma tênue luz azul pelo corpo principal .A sua velocidade era menor que um avião.Era completamente silencioso,e de tamanho bem maior que a Lua cheia.Tem aparecido objetos voadores de diferentes tamanhos,cores e movimentos,o que posso inferir que ESTE ANO,teremos avistamentos destas luzes no céu ,as quais não podemos identificar.ESTE ANO poderá ser mui estranho,e que terá acontecimentos que NUNCA vimos,em várias áreas.(como eu disse aos meus alunos em 2010.É esperar para ver.
Postado dia 09/03/2011
 
Neste espaço, em 13 de setembro de 2010 escrevi que obtive vários relatos que apontam a região das pedras,Pedra Furada e Pedra do Segredo ,como origem de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados,o que poderia caracterizar um "Portal ".Esta parte do céu,a uns 35°de altura,fica a sudoeste da cidade,já famosa por eventos deste tipo.Na localidade onde se realizam arrancadas de carros e motos ,Rincão dos Godinhos,estavam seis pessoas,entre mãe,irmãs,filho e nora,na noite do dia 26 de dezembro de 2010.Eram 19:00Hs,quando o grupo olhando na direção da tal Pedra Furado,notaram um objeto voando a pequena altura,vindo em direção deles,chegando a menos de cinqüenta metros,e a uns 30 metros de altura.Era de forma esférica,cujo diâmetro era aproximadamente de um pneu de carro.Era todo envolto em cores esverdeadas,e o m a i s estranho, foi que uma das testemunhas,uma professora,sentiu que a tal luz de cor a focou diretamente,deixando-a sem reação.Todos do grupo presenciaram o fenômeno,que segundo relatos,durou cerca de 30 segundos. Após este intervalo de tempo,o OVNI foi se afastando de forma rápida, na mesma direção de onde tinha surgido.Evidentemente que esta fato não é comum,e deixou forte impressão nas testemunhas.A senhora que sentiu-se "focada",como ela se referiu,ficou se questionando dos motivos que somente ela foi atingida por tais raios esverdeados.Realizei com ela uma pequena entrevista,que resultou em depoimento gravado,que posteriormente com sua permissão,poderá ser utilizado por meios de comunicações daqui.Certamente estes fatos,raramente chegam até quem os pesquise,este, chegou –me às mãos ,porque a testemunha teve o interesse de que fosse registrado,e se possível,houvesse uma troca de idéias e opiniões para que um esclarecimento pudesse ser obtido.Quem de nós poderia esclarecer esta senhora,com clareza e "verdades" inconclusivas? O que sempre tento fazer,é conversar de forma fraterna, calma e dentro do possível,lúcida com as testemunhas,pois quem passa por estas situações sofre forte abalo emocional.Sempre derivo para observações de cunho religioso,pois na minha Fé,Deus esta em tudo,e nada é por acaso ,sorte,azar ou coincidência.Sinto-me melhor assim,e acabamos somando emoções e realizando novas amizades.O tudo está no Todo,e este está em tudo.Concordo com este ensino oriental,que tem orientado minha filosofia de vida. Cada um de nós, trilha seu Caminho de luz,repartindo o que pode com seu próximo,sabendo que o Pão que mais falta em nossas mesas,é o da compreensão entre todos os seres.Sigamos pois,de olho no céu,na grandiosa obra da Mão Divina,nos preparando aos poucos,para estreitamento de laços de fraternidade entre nós e irmãos de outro planetas ou de dimensões diferentes.Feliz 2011,para todos nós.fraternalmente,Elver Teixeira.
Postado dia 11/02/2011 as 09:09
 
 

Hoje, Natal 2010, recebi um relato de um motorista de caminhão, que trabalha aqui pelo município de Caçapava do Sul-RS. Contou-me que no dia 09 de outubro de 2010, transitando a 1:00Hs rumo oeste,entre o estranho e bonito lugar,da Serra do Santa Bárbara,entre os Cerros do Perau e do Bugio,avistou a uns 200 metros de altura,e aproximadamente dez graus em relação à horizontal,uma OVNI,que realizava movimentos para cima,para os lados.Este objeto voador não identificado,era de cor amarelada no geral,e apresentava luzes laterais circulantes,no sentido anti horário.Ele parou o caminhão,desceu,escorou o celular na porteira, e filmou aprox. 30 segundos.Vi a filmagem no celular,que aparece um pequeno ponto luminoso ,em movimente,e parece que gira.Tentaremos ampliar a imagem,quando voltarei a este espaço,onde transcreverei novos registros.Este senhor já tinha avistado no ano de 2009,à noite apenas 100 metros de distancia,um OVNI semelhante com luzes laterais e encima,numa pequena cúpula.Breve novos detalhes.Feliz natal a todos e mais uma vez,felizes doze meses de 2011. (Penso que será um ano estranho. Em que?Não sei.)Ass.Elver.
Postado dia 27/12/2010 as 10:35.


 

O Ano de 2010   A I N D A   não  acabou, logo temos tempo para recebermos novas notícias. TENHO ainda camisetas novas do GPUC, de cores brancas, tamanho médio e grande, (M e G) com desenho reformulado. Preço; dezesseis reais, mas para os fregueses fica por quinze. Ass.Elver.
Atualizado dia 21/12/2010 as 09:24.

 
Temos tido um intervalo nas notícias de objetos estranhos no nosso céu. Mas não é por falta de relatos, o que ocorre é que nem sempre tenho reunido condições de saúde ou de tempo, para inserir os "bilhetes". Tenho recebido relatos de luzes estranhas no céu da Caçapava do Sul, todos os meses de 2010, uns semelhantes aos já descritos, por isto não citados aqui. M A S A Q U I vão alguns breves relatos. Um grupo de uns cinco alunos moradores da parte sudeste da cidade, próximo ao campo de pouso, relatou-me o seguinte; No dia 10 de dezembro de 2010, às 21;45 Hs, viram fenômenos no céu que os surpreenderam, pois não conseguiram explicar. São alunos de uma escola municipal daqui, com idades entre 12 a 14 anos. Olhando para o quadrante sul do céu, viram o OVNI arredondado com luzes rodando nas bordas, como um típico disco voador que tinha em torno de uma lua cheia e meia de diâmetro.Durou uns 30 segundos esta visão. A velocidade de deslocamento era baixa, no sentido sudeste para noroeste. Receberei brevemente mais informações. Ass. Elver.(GPUC-Grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul)
Atualizado dia 21/12/2010 as 9:22
 

Tenho em mãos,um relato de uma aluna do 8º ano,da Escola I.P.Chaves.Relatou-me que ela,o namorado,os pais e irmão estavam no local no momento.Eram 21:30 Hs,as testemunhas estavam próximas ao campo de pouso,e olhando para o quadrante oeste,em direção a Pedra Furada,viram uma bola amarelada,de forma ovalada,e de tamanho,duas vezes aprox. da Lua cheia,com forte brilho.Este OVNI,fez um movimento de descida e tipo zig-zag e  parou numa posição de uns 25 graus de altura,e aí começou a girar no sentido antihorário,apresentam em seu lado,pequenas luzes de cores,amarela,branca,vermelha,verde ,etc.DATA:05 de setembro de 2010.Este avistamento causou forte impacto nas testemunhas..Irei realizar uma entrevista mais detalhada com estas testemunhas.Ass.Elver.
postado dia 22/09/2010 as 10:10Hrs

 

Nas noites de 16 e 17 de setembro de 2010,um aluno e uma professora,do turno da noite da Escola NªSª das Graças,em torno das 21:40hs,viram um objeto de cor amarelada,semelhante a luz dos postes da região sul da cidade,cujo tamanho era aprox. metade da lâmpada do poste ,à distancia de 100 metros.A forma do OVNI era ovalada, semelhante a um comprimido.Na noite de 16 de set.,ele realizava movimentos chamado de folha seca,caindo,balançando,e na noite de 17 de set.,ele se apresentava menor,um pouco mais distante das testemunhas,aprox. 4 Km, e aproximadamente, uns vinte graus de altura.O Quadrante era oeste,e seu deslocamento era com velocidade bem lenta,e o sentido era da Pedra Furada,por isto eu registrei AQUI NESTE ESPAÇO,uns dois ou três anos atrás,que esta região onde localiza-se esta Famosa Pedra,(famosa por ser  bonita e ter um ar de mistério,de diferentes naturezas.)A professora tentou fotografar,mostrou-me a foto,mas não registrou o tal objeto.Quando “eles “não querem serem registrados,não aparecem nada de especial nas fotos ou filmagens. O ano ainda não terminou,mas eu disse aos meus alunos do turno da noite,no qual ministro aulas,que provavelmente ainda veremos OVNIs ,no céu daquela região,e por outras do município.O aluno disse-me que  parecia que tinha uma pequena luz ,emitindo uma “piscada” no lado do objeto.Vamos seguir nesta pesquisa e análise,no que for possível.Ass. Elver.
Postado dia 24/09/2010 as 8:55 Hrs

 

Nosso céu continua movimentado,no que se refere a objetos voadores NÃO identificados.Há umas três semanas atrás, o Jornal da Campanha, mostrou uma matéria,em que uma pessoa que estava na localidade do Rincão de Lurdes,observou um objeto esférico,de forte brilho e luz branca.ESTE OVNI ou outros deste tipo,já descrevi neste espaço,que não registrava todas as ocorrências deste tipo de OVNI. Por ser semelhante a outras.POSTERIORMENTE, recebi relatos de dois guardas da Escola NªSªdas Graças,no Sul da cidade,de uma professora, uma aluno e um aluna,que observaram um objeto luminoso passando por cima da Escola,período noturno,que possivelmente era o mesmo descrito no Rincão de Lurdes.Eram 18:50hs,quando as testemunhas observaram um “estrelão” vindo do quadrante sudoeste,Pedra Furada,indo na direção  nordeste,onde localiza-se o R. de Lurdes.Só que tem uma diferença de uns dez minutos,da Escola até o Rincão.Um dos quardas fez uma filmagem com telef. Cel. E disse-me que ficou bem clara e nítida,mas que alguém pegou seu cel. E apagou as imagens.A professora tentou fotografar,mas não conseguiu.O tamanho era de aprox. 3 vezes o tamanho do ponto brilhante,que é  o planeta Vênus.Tentaremos fotografar as testemunhas,e realizar um breve texto.Ass. Elver

postado em 22/09/2010 as 10:09Hrs

 

Saudações aos caros leitores deste espaço.Registros de objetos voadores não identificados no céu de Caçapava do Sul-RS,recebo todas as semanas,nem todos coloca aqui,por tratarem de ser fatos quase iguais aos já descritos,mesmo tipo de OVNI,cores ,tamanhos,etc.Por exemplo: Existe um objeto de forma esférica,(tipo "estrelão"),umas seis vezes o tamanho do planeta Vênus,que teima em aparecer por aqui,cruzando vagarosamente o céu,em diferentes sentidos,direções ,alturas,tamanhos ,etc.Cor branca,brilho intenso,que de vez em quando,aumenta seu brilho,por uns cinco segundo, segue se deslocando e apaga-se rapidamente.NESTE MES DE AGOSTO DE 2010,cruzou nosso céu,no dia 17 de agosto,vindo sul da cidade, cruzando a parte oeste da cidade,deslocando-se para a saída da cidade.(nordeste)velocidade muito baixa,menos do que aviões de passageiros.Foi visto  por  alunos,uma professora e guardas da Escola Nossa Senhora das Graças,no horário aproximado das 18:50.Um guarda filmou com o celular,durante algunas segundo,e disse-me que o brilho era forte,mas,acabou perdendo esta filmagem.Uma professora tentou tirar fotos e não conseguiu.O Jornal da Campanha,do dia 24 de agosto de 2010,registrou o depoimento de um estudante da UNIPAMPA, que afirma ter observado este objeto,pelas 19:30 hs,na localidade de Rincão de Lourdes,a nordeste da cidade.O que chama a atenção,de todas as testemunhas,era a sensação de que este OVNI estava em pequena altura,e velocidade,menor do que qualquer avião visto por aqui.Fiquemos de olho no céu e na terra,pois o ano de 2010,ainda não terminou, e ainda presenciaremos alguns fatos estranhos,não só no céu,mas na terra e embaixo desta.(subsolo)Ass.Elver-GPUC.Grupo de pesquisa ufológica de Caçapava do Sul-RS.
postado em 30/08/2010 as 9:30

 
Alguns relatos de avistamentos de luzes estranhas em nosso céu, tenho recebido,mas neste espaço, coloco alguns, porque são muito semelhantes entre si, e eu sei que muito acontece pelo interior do município, sem que fiquemos sabendoDia 14 de junho de 2010,um senhor veio ao meu encontro, e narrou-me o seguinte caso. Na segunda quinzena de maio de 2010, um OVNI, vindo da parte da entrada da cidade, porção nordeste, passou pelo Forte D.Pedro II,por cima da casa dele, próximo ao Forte, e seguiu para sudoeste, Pedra do Segredo.Forma esférica,tamanho de um pneu de carro, de cor amarela e brilho fraco. Deslocamento com velocidade baixa,menor que 100 metros,tanto que foi possível ouvir um som, que assemelhava-se a um chiado. ESTE tipo de OBJETO por aqui ,é frequente. Neste espaço, coloco talvez uns 30% destes avistamentos,pois algumas informações se perdem, e outras se repetem.Vou de encontro a outras por estes dias.LEMBRANDO QUE DIA 24 DE JUNHO,comemora-se o Dia INTERNACIONAL do Disco Voador.Neste dia,(o acaso não existe) a UNIPAMPA organiza mais um encontro sobre Projetos turísticos,sediados na Universidade daqui,que tem como Objetivo,propiciar um fortalecimento ,interação , integração,de informações, experiencias,ideias e conhecimentos na ampla área do turismo,visando despertar uma consciência turística regional.Um iniciativa muito importante,de integração pesquisa da Universidade e comunidade,sempre no eixo de fortalecimento da cidadania,logo,visando o Bem geral.Nestas reuniões, o GPUC,(Grupo de pesquisa ufológica de Caçapava do Sul)tem comparecido e sempre tenta dar sua contribuição,como outras entidades. Ass.Elver.
 
Embora não tenha uma ligação direta com ufoturismo,os fatos que descreverei de forma reduzida,possuem uma ligação mais profunda.DOIS guris, da 6 ª série de um colégio público, vieram conversar comigo,para realizarem um trabalho sobre UFOLOGIA, (unidentified flying object)ou OVNIOLOGIA, objeto voador não identificado.Ambos tem a idade de 12 anos,o que me trouxe a lembrança dos meus 12 anos de idade, quando eu colecionava reportagens sobre fenômenos aéreos.Trocamos idéias ,e num determinado momento um deles disse-me,"Professor tenho um coisa para dizer".Apartir deste momento, ele narrou que neste ano, numa determinada noite,viu luz um pouco amarelada penetrando no seu quarto,despertando também sua irmã menor,que é outra testemunha do fato.Nesta ocasião eles ouviram um sunido e uma barulho estranho, que lembra o barulho que  faz na água,quando assopramos um cano dentro nesta,fazendo borbulhar.O pai dele despertou também, mas não percebeu nada de estranho,e dormiu logo.O garoto não conseguiu mais dormir.Este fato é mais frequente do que pensamos.Este tipo de ocorrência é ,muitas vezes,reflexo do que ocorreu antes de dormir, quando vimos algo diferente no céu.Tem outro caso que NOUTRA  ocasião descreverei, talvez mais profundo que este. Ass.Elver.
Postado em 17/05/2010 as 09:07:00 AM
 
Saudações aos leitores deste espaço. No dia 14 de abril de 2010,foi visto um objeto no céu,que aproximadamente tinha o tamanho de uma MÃO,ou seja,em linguagem astronômica é aproximadamente 20 grausa.(20 °).Como é difícil descrevermos com boa precisão medidas no céu,melhor utilizarmos graus.Tentarei colocar em algum jornal daqui,as orientações.Este OVNI,foi-me descrito por uma professora,que disse-me que estava com medo que "eles"levassem ela.(brincando? Ou não?)A COR predominante era amarela,com forte brilho,deslocamento vagaroso,baixa velocidade.HORÁRIO:22 horas.Duração: quase três minutos.Deslocamento,sentido oeste para este,na direção da saída para a UNIPAMPA.IMPORTANTE;a noite estava com nuvens para chuviscos,baixas,talvez 500 metros,não se observava estrelas.Uma característica do movimento,era 'balançante",dando umas bamboleadas com dizemos por aqui.Tem o seguinte; Na segunda feira,dia 19 deste mes,em uma reunião na Unipampa sobre o tema: Projetos turísticos para Caçapava do Sul,recebi a informação que um senhor,que ainda não consiguimencontrar, teria visto provavelmente,este mesmo OVNI,mas por mais tempo.Um amigo destemna reunião falou-me que o objeto teria descrito trajetória fazendo um "U",passando por vários pontos da cidade.Seria redondo,com pequenas luzes amareladas,com forte brilho ,ao seu redor.Se conseguir ter um contato com este senhor,relatarei aqui neste espaço.Ass.Elver-Integrante do GPUC.(Grupo de Pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul-RS)
postado dia 26/04/210 as 10:01 AM
 
Saudações aos leitores. TODA região do município de Caçapava do sul-RS,(rural e centro da cidade) apresenta inúmeros avistamento de objetos vodores no céu.Quase totalidade,apresentam luzes com brilhos muito fortes.As vezes apresentam-se com varias luzes e de cores diferentes. ONTEM, 05 de fevereiro de 2010,----- fui até a residencia de um casal,aqui na cidade,,que possui propriedade na RIGIÃO DO FAXINAL,distante aprox. 30 km da cidade,no região nordeste desta.O casal tem sido testemunha de vários eventos inexplicados, com registros de objetos voadores não identificados no céu e e no solo.Alguns casos ,produziram forte impacto emocional no casal,e aqui neste espaço,noticiarei de forma resumida.ANO PASSADO, 2009,segunda quinzena de dezembro, 3;00 hs, noite clara,ocorreu um fato,que como eu disse,"este é de filme".Acima de um açude, 30 METROS DA RESIDÊNCIA,o Sro. observoua uns dez metros acima do açude,que ele cultiva peixes,um objeto arredondado de cor predominante prateada,forte brilho,que projetava uma coluna ou esteira até a água.(LEMBRAVA UMA ESCADA)Havia luzes multicores tipo arco íris,que cambiavam de lugar,enebriando as testemunhas.O Casal com idade aprox. de 60 anos,já tinha observados outros eventos, mas este foi "lindíssimo".Enquanto o casal relatava o fato, em percebia uma espécie de filme mental com a cena.A visão durou aprox. 20 minutos.Eles observavam pelos vidros da janela dos fundaos da casa,e então a senhora convidouo o esposo a se retirar.Já pensou?Ficamos por aqui.ass. Elver
Postado em 08/02/2010 -09:30horas
 
Continuando a conversa que mantive com o casal,referido no bloco anterior,obtive o segundo relato: DISTANTE UNS 400 metrosa desta mesma residência, no meio rural,o casal av istou um OVNI, alongado,de cor prateada com brilho forte,mesmo para o horário de dezessete horas,NO DIA 10 de DEZEMBRO DE 2009,com uns dez metros de comprimento e a uns dez metros do chão. Este objeto,estava próximo de um outro,de pequeno tamanho,aprox. 70 cm, a distancia de 50 metros do maior. DURAÇÃO do evento foi incrível, aprox. duas horas.Lembrando que esta região,da qual obtive vários relatos,muito significativos,fica a aprox. 30 Km da cidade, na porção nordeste.Ass.Elver
Postado em 08/02/2010 -09:10horas
 
CONTINUANDO a entrevista com o referido casal,obtive o relato do fato que aconteceu com a Senhora e sua filha,aprox. 20 anos de idade.Este causou forte impacto emocional nas testemunhas.o único relato que a senhora pediu-me o meu caderno de anotações, para que ela mesmo descrevesse o fato.O FATO É O SEGUINTE:As duas estaval próximas da casa,quando foram surpreendidas por um objeto pairando no ar, distante uns 3 metros delas, na altura de aprox. 2 metros com um tamanho de aproximadamente 60 centímetros,com um corpo maior, conjugado com uma esfera na estremidade,(lembrando a figura de um rato).Movia a esfera,ou bola, dando a nítida impressão de comunicar-se,,já que a senhora relatou-me ,que "parecia que ele entendia e respondia"movendo a parte menos.A visão durou talvez uns 30 segundos- O fato ocorreu no ano de 2008.A parte menos do objeto, as vezes brilhava com um farol.Ass. Elver
Postado em 08/02/2010 -09:00horas
 
Saudações para todos os leitores deste espaço. Peço desculpas pelo intervalo longo, de não registros ufológicos aqui. Estive envolvido com tratamento de saúde desde setembro de 2009 até a primeira semana de jan/2010.Desejo felizes doze meses de 2010 para todos.Fraternalmente, Ass: Elver.
 
Desde o final de 2009 o site do turismo esta em reformulação,mas pedi que a turma colocasse o ET-UFOTUR, para que eu colocasse notícias,e, aqui vão algumas.EM TODOS OS MESES,SET/2009 E ATÉ JAN/2010, tenho recebido informes sobre registros de objetos voadores não identificados aqui na região.--------------------------Tenho recebido vários informes sobre o seguinte:um OVNI,(objeto voador não identificado)que tem aparecido com as mesmas cacterísticas;forma=ovalada,cor predominante amarelada,com brilho fraco,(fosco)tamanho aprox. de um terço da lua cheia,velocidade baixa,demora aprox. de um minuto e meio a três minutos para surgir e sumir. Especificamente, recebi um relato em setembro ,novembro,dezembro e janeiro de 2010.A altura e distancia, difíceis de precisar,mas segundo alguns,situa-se entre;300 metros a mil metros de altura.GPUC,(grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul).Ass.Elver.
 
Testemunhando as várias observações de um tipo de OVNI; Arredondado, amarelado, com brilho fraco ou forte ,segundo relatos, tamanho maior que uma lua cheia,ou um terço desta.Ontem ,dia 30 de janeiro de 2010, recebi mais um relato.(QUANTOS EU NÃO FICO SABENDO ?)Eram aproximadamente, umas 22:oohs, recebi um telefonema de uma senhora, cuja moradia que estava, situa-se nas Caieiras. Disse-me ela que em torno de 21:10 hs, deste mesmo dia,a filha que estava fora da residência,chamou-a,e ao seu esposo,para verem uma luz amarelada,com forte brilho,velocidade lenta, deslocou-se do norte para o sul,e fez uma volta e retornou por um caminho próximo ao de que veio.No momento seguinte, o senhor da casa,relatou-me a forte impressão que este avistamento deixou nas testemunhas. Pediu-me ele, que num encontro que o GPUC tiver, na ocasião de UMA VIGíLIA,ele gostaria de estar.------Sobre VIGÍLIAS,muitas pessoas gostariam de realizar,homens mulheres,idades que variam entre 14 anos a 70 anos.Teremos que alugar um pequeno ônibus, pois os pedidos são muitos.O CERRO DOS ANDRADES, é o ponto mais perto e turisticamente mais bonito.Uma hora desta,realizaremos este passeio.O que está faltando é iniciativa,(principalmente para mim)mas a visão é linda.Participei de uma única vigília,em 2005,e realizamos observações das 19:30 hs até 00;30hs.Valeu muito este evento.------ EM TEMPO, este OVNI, no ano passado,foi visto com luzes avermelhadas,e por estar próximos das três testemunhas,deu para elas ouvirem um barulho estranho. IREI REALIZAR entrevistas no local.O QUE VIRÁ POR AÍ?.Ass. Elver.
Postado em 02/01/2010 -09:30horas
 
Um empresário de Caçapava do Sul-RS.relatou-me o seguinte; Data; 11 de janeiro/2010. HORA; 1;15hs,local,norte da cidade,imediações da entrada do forte D.Pedro II.Deslocamento ; sentido este-oeste.---Velocidade muito lenta,pois o avistamento durou aprox. 3 minutos.OVNI< aprox. arredondado com as seguintes características---escuro no centro,duas pequenas luzes de cores brancas na frente, (sentido do deslocamento) atrás,e um par de luzes amarela e verde em cada lado.MUITO IMPORTANTE; Tamanho;de um pneu de caminhão-Altura, aproximadamente, 150 metros.Apresentava um estranho barulho.Claro, deste tamanho,ou nesta pequena altura, só poderia ouvir algum barulho.Cruzou em cima da casa.Este senhor, chamou a mãe dele,e após,um primo.O interessante é que Este senhor ficou como que paralisado no início do avistamento,quando chamou a mãe. Entrevistei separadamente,os dois, e relataram -me com os mesmos dados.o OVNI, deslocou-se em direção a Serra do Santa Bárbara,Cerro do Perau e Bugiu.Evidentemente que esta visão causou profundo impacto nas testemunhas.De maneira resumida,registro aqui este evento.GPUC.Ass.Elver.
 
Dia 28 de ja/2010,às 22;15hs,um senhor telefonou-me,e relatou que um objeto voador, de cor amarelada,de forma arredondada, estava sobrevoando vagarosamente o sul da cidade,nas imediações do campo de pouso.Posteriormente,ficou encoberto pelos matos de eucalipto,o que demonstra não estar a uma altitude muito grande.Peguei meu binóculo e observei na direção indicada, mas não observei nada,a não ser a estrela alpha que aponta para a constelação do Cruzeiro do sul.MAIS UMA VEZ,o tal OVNI arredondado,amarelado,que TEM SIDO VISTO várias vezes por aqui., Qualquer hora, este vai situar-se acima do centro da cidade.(assim eu espero).Resumidamente é isto.Ass. Elver.Integrante do GPUC.
Postado em 02/02/2010 -09:30horas
 
Na última semana de dez/2009,duas testemunhas relataram-me o seguinte;Viram um OVNI, de cor verde limão,cintilante,quatro vezes maior que uma estrela,(um estrelão)-Velocidade baixa,menor do que aviões de carreira.sentido deslocamento norte -sul-As testemunhas dizem que que o horário era de 20:00hs, aproximadamente.Forte impressão causou nas testemunhas.Ass. Elver.
Postado em 02/02/2010 -09:10horas
 
Um senhor que trabalha na prefeitura, especificamente na Defesa Civil,relatou-me que no dia 03 de 2009, às 6;40 hs,avistou uma luz amarelada,de brilho forte,parada no céu, em uma altura média.Após algum tempo, o OVNI ,deslocou-se lentamente, (lembrava um 'estrelão") em direção oeste,virou para o norte, e após um instante mudou o sentido para o este,traçando um "U". O tempo de duração foi de aprox. três minutos.Este objeto é visto por aqui, em diferentes horários ,posições,alturas e movimentos diferentes.Em 13 de abril, segunda feira, alguns alunos de aulas noturnas, relataram -me algo semelhante.Vamos conferir de perto este inverno e este ano,que ainda não terminou, e que esta se revelando muito estranho. Ass. Elver.
Postado em 18/06/2009 -09:30horas
 
O inverno de 2008,especificamente junho e julho,foram ricos,em termos de ocorrências ufológicas.Todas as semanas eu recebia um ou dois relatos de avistamentos de objetos não identificados no céu,principalmente diurnos.Agora em 2009,principalmente a primeira semana,dias 02 e 03 de junho,só de funcionários da prefeitura, recebi por enquanto,dois relatos interessantes. No dia 02 de junho,terça feira,uma senhora relatou-me que viu um objeto voador ,com formato de um pneu, imóvel no céu,a aprox. 100 ou 200 m de altura. Eram 3:20hs,quanda a senhora notou uma luz esbranquiçada penetrando pela janela basculante, sendo que na parte de baixo do OVNI, existiam pequenas luzes avermelhadas. Quando esta testemunha olhava para as luzes averm elhadas, estas aumentavam de tamanho, dando a impressão de aproximarem-se. Após uns três minutos, o objeto deslocou-se vagarosamente e sumiu.Não apresentou nenhum som. Ass. Elver.
Postado em 18/06/2009 -09:30horas
 
Tenho em mãos um interessante relato de uma senhora ,que é funcionária da prefeitura.Ela mora na parte este da cidade,eno dia três de junho de 2009,avistou um Objeto voador ,do tamanho de um pneu de carro,e que apresentava uma cor esbranquiçada,com pouco brilho,e luzes avermelhadas nas laterais.Este OVNI,ficou cerca de três minutos parado ,flutuando a uns cinquenta metros de altura.A hora era : 3;20hs,e, uma das características no relato desta senhora, é que quando ela olhava para o objeto,piscava uma luz avermelhada ,que dava a impressão de chegar junto da testemunha.Inicialmente imóvel,ap´pos um tempo, ele deslocou-se,acelerando aos poucos,se acentuando as cores avermelhadas.A visão que esta senhora teve,causou uma forte impressão nela,mas medo ela não sentiu,e sim surpresa.Esta testemunha relatou-me que já viu algo semelhante em outra ocasião.
Postado em 18/06/2009 -09:30horas
 
As regiões próximas da Serra do Santa Bárbara, tanto do lado este ou oeste,apresentam inúmeras ocorrências de cunho ufológicas. Um aluna da 8ª série de uma das escolas que leciono ,disse-me que iria passar o feriado de lº de maio,na região do Santa Barbinha,distante aproximadamente 3o Km da cidade. Eu disse para ela,que ficasse de olho no céu, pois inúmeras ocorrências de OVNIs ocorrem por ali.Então ,ela relatou-me que,juntamente com seu pai, presenciaram a aparição de um objeto voador ,que trocava de cores, alternado luzes avermelhadas,amareladas,esverdeadas e brancas,com brilhos fortes.A hora era : 19:30 hs, e o OVNI possuía a forma arredondada,com luzes ao redor, e apresentava um tipo de movimento que na linguagem ufológica, é chamado de "folha seca",Um tipo de vai-e-vem.A dat: um avistamento no dia,29de abril,e outro no dia 30 de abril.A duração de um dos eventos,foi de três horas. Este estranho OVNI, às vezes ficava estático,e, após alguns instantes,reiniciava os movimentos.As. Elver.
Postado em 18/06/2009 -09:30horas
 
Tenho recebido inúmeras notícias sobre avistamentos de OVNIs.(objetos voadores não identificados) São no formato de "estrelões" de cores brancas, amareladas, com brilhos muito fortes,e, em menor número de ocorrências,de cores avermelhadas com brilhos também fortes.As regiões de ocorrências variam. Tanto em regiões urbanas ,rurais e por cima do Rio Camaquã ,e algumas barragens.As matérias que coloco neste espaço,são mais que suficientes para escrever um livro,(talvez eu algum dia realize esta tarefa) e faz cinco anos que com teimosia,desde 24 de fevereiro de 2004,levo aos caçapavanos e demais leitores deste espaço,breves notícias sobre estes fatos.Estive um pouco afastado,devido a minha atenção estar muito focada,nos aparecimentos de estranhas marcas circulares nas gramas, e demais fenômenos que acompanhas estas.Principalmente na região da Colônia de Santa Tereza e Bairro Vivian.Volto a focalizar a atenção nos relatos de estranhas luzes que voam por sobre nossas cabeças,algumas identificadas ,mas outras não.Felizes observações do céu para todos.Elver.
Postado em 18/06/2009 -09:30horas
 
Tenho em mãos, um pequeno, mas importante relado de um rapaz, de uns 25 anos de idade. Ele não desacreditava, mas ainda não tinha obtido a prova que esperava. Era em torno de dezessetre horas, e ele estava indo em direção este da cidade, e aprox. uns 20 º de altura, visualizou um objeto voador de cor cinza metálico, maior que um avião de cruzeiro, velocidade lenta, na forma que lembra um tubo, a forma característica de um "charuto"Durou  de 3 a 4 minutos o evento Data: 1ª quinzena de março de 2009.
Postado em 11/04/2009 -10:10horas
 
A terceira aparição de marcas circulares em gramas naturais, queimados em forma de círculos, anéis ou coroas circulares, como recomenda a matemática. Voltou a aparecer novamente, umas quinze manchas, no mesmo lugar que foi noticiado no Jornal de Caçapava. (Bairro Vivian). Ver fotos. Ha sempre notícias de avistamento de OBJETOS VOADORES ESTRANHOS NO CÉU PRÓXIMO A ESTES LUGARES. E, como ocorreu na Colônia de Santa Tereza, próximo ao dia 13 de março de 2009, estas últimas marcas, apresentam finíssimas teias de minúsculas aranhas, que mal da para perceber. SOMENTE ocorrem teias nos lugares que estão queimados. Isto é talvez mais estranho que as próprias marcas.
Postado em 11/04/2009 -10:00horas
 
Dia13 de março, de29, encontrei uma senhora, e conversamos uns dez minutos, quando narrou-me o seguinte: Moradora na região do Salso, ao sul da cidade, 3 Km aprox. Em torno das 20:30 hs, ela notou uma luz amarelada, próxima a parte dos fundos do terreno da casa. Pensou que fosse um carro, e chamou seu marido, que abriu a porta da frente, para receberem as visitas. Foi quando eles observaram um objeto voador a uns 300 metros de altura, sobrevoando por cima da casa, vagarosamente. O tamanho era de aprox. um pneu de caminhão, (objeto estava próximo) e possuia forma  ovalada, um pouco achatada, redondo, e que apresentava luzes que saíam por pequenas "janelas" circulares. O evento durou aprox. um minuto e meio. DATA do ocorrido verão de 2004. Restaram ao casal, trocarem impressões arrespeito. Ficou a experiência.
Postado em17/03/2009 -11:35horas
 
Um senhor narrou-me o seguinte: "Vi dois objetos luminosos de cores amareladas, deslocando-se na mesma direção e sentido. Possuiam tamanhos de aprox. um quinto da lua cheia. Suas formas eram arredondadas, e, estavam distantes um do outro. Após uns 30 segundos, quase uniram-se, continuando seus deslocamentos. Aí eu tiva a certeza de que eram inteligentes". Disse-me que até aquele momento, ele pensava que estes OVNIs, fossem fenõmenos atmosféricos. Apartir de então, "sei que eles são guiados por uma inteligência". A hora era entorno de 22:00hs. O Evento durou aprox. um minuto e meio. Muitos caçapavanos estão ficando cada vez mais coscientes de que não estamos sós, e que outras inteligências nos observam, e algumas vezes, nos ajudam. Mais este já é um assunto, mais amplo e profundo. Ass. Elver.
Postado em17/03/2009 -11:30horas
 
Estão tornando-se comuns, marcas de queimados em pastos naturais, e, em lavouras.(de milho,por exemplo)As formas são em sua qrande maioria, de formas aproximadamente circulares, queimadas nas bordas,ou queimadas de forma cheia. (Quase totalmente)No dia 16 de fevereiro de 2009,uma ex aluna relatou-me que na propriedade de seu pai,no bairro São Judas Tadeu,aproximadamente quatro quadras do CTG F. Nativista,apareceram manchas amareladas de diferentes tamanhos na grama do campo. Posteriormente estive no local com alguns integrantes do GPUC,( Eduardo e João)onde as manchas maiores apresentaram as seguintes medidas;5,5m por 4,5m,e, outra menores com:2,om por 1,30m, (em forma de anel), e a outra pequena,cheia, com 0,5m de diâmetro.AINDA foram encontrado no local, entra as principais, umas DEZ pequenas ,com aprox. 30 a 40 centímetros. A cor amarelada, apresenta-se da ponta das folhas até o meio.Em algumas, nota-se nitidamente, queimados apenas os as pontas ,com uns três cm.COLETAREMOS amostras do local, para posteriormente, SE POSSíVEL,realizarmos testes em laboratórios.Está havendo uma curiosidade das pessoas, e pequenos grupos visitam o local.Ver algumas fotos.Realizaremos mais buscas na região.Segundo informações de moradores próximos do local,a mancha maior está apenas 4 m de uma casa,en algumas madrugadas,as vacas leiteiras ,apresentaram-se muito inquietas, e os cães também. Um dos mopradores,relatou-me ter visto de madrugado, em torno do dia 12 de fevereiro de 2009, um OVNI ,voando baixo,uns 20° de altura, alternado luzes de cores vermelhas e brancas, cruzando este local,e, após algum tempo, permanecendo imóvel no céu.C O NT I N U A R E M O S as pesquisas.Ass. Elver
Postado em19 /02/2009 -11:23horas
 
O que será que está havendo de estranho na região ao norte da cidade,no Santa Bárbara?Três pessoas adultas,que possuem propriedades nesta região, ou parentes de que as possui,pediram-me esclarecimentos e até fizeram-me convites para irmos até lá e fazermos uma VIGíLIA UFOLÓGICA.Vigília é o seguinte: um grupo interessado nete assunto, fica ,por exemplo, das 19;00hs até 2;00hsobervando o céu ,e anotando quaisquer eventos estranho no céu.Posteriormente, realiza-se um breve relatório.Na primeira quinzena de fev/2009,realizaremos questionário e pesquisas com alguns moradores do local.AGUARDEMOS.Ass.Elver.
Postado em:29 /01/2009 -18:05horas
 
A região do Salso,sul da cidade ,continua tem ocorrênciasde OVNIs.No dia 29 de dez/2008,às 1:15hs, casal residente em uma moradia próxima da ASCAI,levou um susto.Uma luminosidade de cor branca e brilho forte, iluminou a residência, por uma janela basculante,como se todas as luzes da casa estivessem acesas.O senhor perguntou à sua senhora, se esta tinha acendido as luzes,obteve a resposta negativa.Então ele saiu para fora ,me viu um objeto esférico ,do tamanho de um pneu de carro,cruzando o local, de este para oeste, vagarosamente.A duração deste avistamento, foi em torno de cinco minutos.A altura do ovni,era de aprox. cinquenta metros.A esposa assustada,não saiu para observar,mas testemunhou a grande luminosidade,que lembrava um farol de carro. O fato causou profunda impressão ao casal.Não é a primeira vez, e talvez não seja a última,que objetos deste tipo,cruzem o céu desta região,a baixa altitude.rasante por sobre residências.Será que após o evento este casal conseguiu dormir?.Ass. Elver.
Postado em:29 /01/2009 -17:05horas
 
ESTA É INCRÍVEL.Como dizemos ;é de CINEMA.----Região das GUARITAS, uma das sete maravilhas do Rio Grande do Sul. Vinte três horas, noite límpida,um belo céu estrelado, e o PERFIL TOPOGRÁFICO, o relêvo dos corpos rochosos, paredões das Pedras, aparecendo com cenário .Dois senhores de aprox. cinquenta anos de idade, na cabine de um caminhão boiadeiro,saindo das Minas do Camaquã, cruzando um pequeno mato de eucalipto, avistam à sua esquerda uma luz .Data; próxima a semana farroupilha,pouco antes de 20 de setembro de 2008.Segundo o que narrou-me o motorista, o OVNI estava no máximo cento e cinquenta metros do caminhão.O tamanho era de quase três luas cheias,e, deslocava-se acompanhando a baixa velocidade do veículo,.Sempre à esquerda do caminhão, acompanhou as testemunhas durante uns dez Km, causando surpresa,mas não medo, nos dois viajantes.E m pleno cenário do Filme;Uma valsa para Bruno Stein, no coração do grupo de paredões rochosos,o OVNI apresentava-se como luzes de decorações natalinas.Parte de cima.luzes azuladas e esverdeadas,parte do objeto, luzes brancas, vermelhas e amarelas,parte de baixo, uma luz clara constante. As luzes superiores e do meio, piscavam rapidamente no sentido anti horário.Terminando a viajem pela estrada de terra, chegaram à estrada de asfalto, e o ovni firme, na mesma posição.Quando o motorista dobrou para ir a uma propriedade, no também famoso Alto da Boa Vista,(fama pelos inúmeros casos de aparecimento de estranhas luzes)o intrigante mas bonito objeto, acelerou em direção ao norte,cidade de Caçapava, desaparecendo.Como dormiram os dois ocupantes da cabine do Caminhão? Que motivos levaram o motorista seguir viajem e não parar e descer, para dar uma observada melhor?Será que nós iríamos parar? A Forma do ovni era a tradicional de filmes, ovalada.Com esta distancia, que tal se eles tivessem filmado? Certamente seria notícia que extrapolaria as fronteiras de nosso País. Por enquando fico por aqui, mas continuo a busca por mais detalhes.Ass. Elver.
Postado em: 27/01/2009 -16:05horas
 
REPENTE, o objeto que estava aprox. dois Km das testemunhas, lançou um facho de luz para o solo, com se fosse um holofote.O facho deslocava-se iluminando o solo,e as testemunhas deduziram que a luz progetada, estava se aproximando deles.A observação durou cerca de cinco minutos aprox.,O fato repercutiu fortemente nas impressões do casal, quando de volta ao lar,no início da madrugada,uma forte luz branca de forte brilho, iluminou o quarto do casal.A senhora observou que o esposo não acordava,mas o fato teve forte impressão .Numa conversa descontraída que tivemos cinco dias após,o sentimento de que algo estranho ocorreu na casa,a senhora deixou claro.Continuamos em contato com o casal,aguardando desdobramentos.Um OUTRO avistamento, com características semelhantes,na mesma região, ocorreu próximo ao natal do mesmo ano.As investigações CONTINUAM.Ass.Elver
Postado em: 27/01/2009 -15:59 horas
 
integrantes do G P U C ,desejam à todos que participam das leituras dos relatos sobre OVNIs,Objetos Voadores Não Identificados,um F E L I Z 2 0 0 9 ,e, que tenham Paz nos corações,e INTUIÇÃO LÍMPIDA,para sintonizarem com as maravilhas que A Divina Providência, mostra à nós,um MANTO ESTRELADO, e UMA VIDA para construirmos o BEM, em nós e ao nosso redor.Cultivem a LUZ da PAZ em seus corações. Desejos dos integrantes do G P U C.Ass. Elver.
Postado em: 09/01/2009 -14:15 horas
 
Continuando nesta região do Lagoão,AGORA EM 10 de OUT/2008,às; 20;00hs, Durante aprox. 30 minutos,Um Objeto voador não identificado, de diâmetro de 2 m, realizou movimentos circulares,com baixa velocidade.A cor deste ovni, era amarelada,mas a luz que banhava uma região ao redor, era de cor branca ,com forte brilho.A distância inferida, era de 800m e a altura de 1 Km.Esta testemunha, é morador desta região, e garantiu-me que ficará de "OLHO" no céu.
Postado em: 29/12/2008 -14:03 horas
 
A região à suoeste da cidade,aprox. 7 Km, próxima a região da Famosa Pedra Furada,local que sempre comentamos, deva ser uma espécie de "PORTAL",pois muitos ovnis, aparecem e somem,a altura de uns 30 °.(Uma mão aberta,é aprox. 20 °)Vinha um objeto de forma aprox. esférica,deslocando-se lentamente, de leste para oeste.Hora; era aprox. 2;20 hs.Tamanho aprox. de 60 % de uma lua cheia.Apresentava luzes ao redor ,de fraco brilho.Cruzou acima da testemunha, que chegou um certo receio.Ass.Elver.
Postado em: 29/12/2008 -14:09 horas
 
Tenho em mãos ,dois cadastros de ocorrências de luzes estranhas no céu,na região do Lagoão,que fica à nordeste da cidade,há aprox. 60 Km de distância.Ainda não visitei esta região, mas sei que apresenta uma natureza muito interessante.Um senhor, morador desta, relatou-me o seguinte....LUZ AMARELADA de intenso brilho,iluminou vários Km,às 3 hs .Iluminando umas 200 quadras de sesmaria,segundo o depoimento da testemunha.Lembro que um ex-aluno,morador da região,relatou-me que um senhor de Santa MAria,passando o fim de semana no local,viu os focos desta luz.Eram três esferas,de diâmetros de um pneu de caminhonete,na altura aprox. de uns 20 m.Após uma hora,iluminando como se fosse dia, apagaram-se.Data desta ocorrência, janeiro /2006.Ass. Elver.
Postado em: 29/12/2008 -14:14 horas
M

Ovni causa dano em instalação elétrica.

Em nosso município, as ocorrências de fatos envolvendo manifestações de luzes estranhas no céu, diurnas ou noturnas, estão cada vez mais freqüentes. Estes objetos voadores que não identificamos, quando se situam muito próximos de pessoas ou residências, influem com seus campos magnéticos fortíssimos, causando abalos de naturezas físicas ou mentais.
Nas regiões que margeiam o Rio Camaquã ocorrem fatos muito estranhos. Numa residência, na região de Palmas, Cerro do Mal Criado, um objeto redondo, de uns 5 metros de diâmetro, causou estragos em toda instalação elétrica e trincou algumas folhas de telhas de amianto. A dona da casa, em entrevista concedida dia 30 de outubro a dois integrantes do GPUC - Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava do Sul, ao técnico em eletricidade, Luis C. Zanetti e a mim, disse que o evento deu-se a 01h15min , quando sentiu a casa tremer e as instalações elétricas estourarem. O tempo decorrido durante o fato foi de, no mínimo, um minuto. Os fios, que ligam do poste a casa, uns 70 metros, circuitaram e as capas protetoras derreteram, deixando marcas de queimado na grama. O OVNI esteve a 30 m da casa e apresentava cor alaranjada com forte brilho, iluminando o campo ao redor e espantando o gado.
Outros fatos semelhantes acontecem pelo município, mas eu me pergunto; será que sabemos 5% do que ocorre? O que Deus nos deu maior que o Céu para olharmos? A nossa terra é riquíssima em ocorrências desta natureza. Agora com o aumento da temperatura, as pessoas ficam mais tempo fora das residências, e, certamente, muitos casos teremos para investigar.
* Elver U. Teixeira - Integrante do GPUC.

Postado em: 24/11/2008 -09:35 horas

 
Como tem acontecido, nos últimos dez anos, após o mês de agosto, intensificam-se os relatos sobre avistamentos de objetos voadores estranhos no céu. Semanalmente os integrantes do GPUC, recebem informações... No dia seis de nov/2008, algumas testemunhas que estavam no setor sul da cidade, observaram na direção da Pedra Furada, sudoeste, um OVNI, de cor alaranjada, (que está se tornando frequente) e de forte brilho, a uns 25 graus de altitude. Estava inicialmente imóvel, e as nuvens passavam e o encobriam, e ele continuava no mesmo setor do céu. Durante 15 minutos, desde o sul da cidade até a Rodoviária, centro, o ovni, continuava no mesmo lugar. Este objeto no céu, em determinado momento, realizou um movimente circular e voltou ao mesmo, ponto. A cor laranja, escureceu um pouco, ficando cor de brasa, quase vermelho e foi sumindo naquele setor. As testemunhas, (até aqui falei com duas) tentaram bater fotos com tel. celular, mas ainda não as vi. O tamanho do objeto, segundo relatos, era aprox. de uma lua cheia e meia. Como estava volta e meia encoberto por nuvens, ele devia ter aprox. de 20 a 40 metros de conprimento. Sua forma era um pouco comprida, ovalada, tipo "charuto". Faremos novas pesquisas.
Postado em: 17/11/2008 -14:00 horas
 
Na porção sul da cidade, no mês de julho/2008, próximo à estrada que leva ao campo de pouso, foi-me relatado o seguinte. Um objeto um pouco maior que a lua cheia, apresentou-se no céu, com as seguintes características; forma retangular, apresentando luzes de côres brancas e avermelhadas nos vértices, segundo as diagonais. Este objeto já foi filmado na Europa. Existe registro fotográfico. É a segunda vez que relaram-me este mesmo tipo de OVNI. Vamos esperar para vermos o que acontece até 31 de dez/2008. Geralmente no mês de agosto, aumentam registros de objetos estranhos no céu. Ass. Elver.
Postado em: 21/08/2008 -08:50 horas
 
Desde maio de 2008, até hoje, (18082008) tenho recebido vários relatos de OVNIs, com as seguintes características; objeto pequeno, que apresenta basicamente duas cores que piscam alternadamente em cores brancas e vermelhas. Aparece em horário, posições no céu, velocidades e duração diferentes. Qualquer hora, teremos registros fotográficos,pois esta se tornando muito frequente. Ass. Elver.
Postado em: 21/08/2008 -08:34 horas
 

Interessante, este breve relato que recebi de um jovem da 1ª séria noturno. A data do ocorrido, situa-se em torno do dia 10 de junho de 2008,2;15hs da madrugada.Local;perímetro urbano,início do asfalto na estrada para o campo de pouso,a uns 80 metros da entrada para a Eesc. Munic. I.Prates Chaves.Vinha este jovem com seu pai,e repararam à direita da estrada,na faixa do encostamento, uma esfera a poucos centímetros do chão.Cor branca e brilho intenso,cujo tamanho era pouco maior que uma bola de basquete.Apesar do brilho ser muito forte, o objeto não clareava o local. As testemunhas passaram a um metro da esfera.Duração do evento;2 minutos,e,o objeto permaneceu no local ,pois as testemunhas seguiram em seu deslocamento,e olharam para o local,e o fenômeno continuava no mesmo ponto.Ass.Elver.
Postado em: 22/07/2008 -08:34 horas

 
Tenho recebido vários relatos de alguns alunos e de outras pessoas, sobre o seguinte: um objeto voador que lembra uma estrêla, e que realiza movimentos em diferentes direções em um pequeno espaço, lembrando a figura de um triângulo, em movimentos rápidos. As cores deste ovni, são vermelhas e brancas, mas com um brilho intenso. Recebi sábado, dia 05 de julho/2008, um telefonema de uma senhora e filha, que visualizaram o objeto. Hora: 22:20 hs. Duração do evento: aprox. 10 minutos. Localização; no quadrante este, a uns 30° de altura. Todas as semanas do mês de junho e de julho de 2008, apresentaram objetos estranhos no céu, visualizados desde a parte urbana do município. No meio rural, sei que ocorre algumas manifestações, mas ainda não consegui realizar uma análise. Sigamos atentos. Remeterei mais alguns materiais  aos orgãos, RBSTVS Maria, rede Record tv e revista UFO, que por sinal, tem sido adquirida e ainda tem, por bancas de revista daqui. É publicação séria e criteriosa. As. Elver.
Postado em: 16/07/2008 -09:15 horas
 
Parentes meus registraram um ovni, do tamanho aprox. de um têrço da lua cheia, no dia 25 de abril/2008.Eram 21;33 hs.Seu deslocamento deu-se de norte para sul,e posteriormente desviou-se para o oeste, em direção a Vila Sul.Seu formato era ovalado, com luzes ao redor,em seu corpo,cujas cores com forte brilho,eram brancas,amarelas,vermelhas e azul.Estas piscavam numa sequência anti-horário.A altura era provavelmente de um kilômetro,a uns 40° em rel. à horizontal.Estas testemunhas,um mãe,e filhas de 18 anos e 8 anos,perguntaram-me se alguém mais teria visto o ovni.No outro dia,no colégio,alguns alunos relataram-me terem visto ,o que pode ser o mesmo objeto.Este tipo de ovni,foi muito comum aqui,em 1997 a 1999.Será que e s t á  v o l t a n d o ?Ass. Elver.
Postado em:30/04/2008 -14:50 horas
 
Alguns alunos,ou pessoas que me conhecem, mostram-me fotos em celulares onde obtiveram registros de objetos voadores não identificados no céu.Um jovem,juntamente com um amigo, registrou duas fotos de um OVNI,às 16;hs,no dia 17 de abril/2008.O objeto apresentava-se como arredondado,de cor cinza escuro,com um holo amarelado,em seu redor.Dificuldades de revelarmos as fotos,pois o celular não possui infravermelho,e nem possui o CD de seu programa.É   u m a   p e n a!Ass.Elver.
Postado em:30/04/2008 -14:50 horas
 
Algumas vezes n, nos encontramos em lugares aonde o pedaço de céu para olharmos é mui pequeno. A exemplo das observações de objetos no céu, estando as testemunhas em uma casa situada na Rua Sete de Setembro no centro da cidade. Dua testemunhas avistaram objetos que cruzavam o céu em várias direções, m a s , em diferentes momentos, durante aprox. 40 minutos. Era o dia 15 de abril/2008, entre o horário das 20;oohs até 21;30 hs. Os OVNIs eram aprox. esféricos, de cores brancas e com brilhos intensos. Estavam altos no céu,talvez uns 50° em relação à horizontal. Os deslocamentos no tempo descrito, dava-se em várias direções.Ass.Elver.
Postado em:30/04/2008 -14:50 horas
 
Tenho em mãos um breve relatório de um jovem de 16 anos. O Bairro São Judas Tadeu, tem sido "premiado" por inúmeros avistamentos, de luzes estranhas no céu, principalmente à noite. Dia 1 8 d e a b r i l de 2008 às 23:15 hs, este jovem avistou, durante aprox. 15 minutos, a uma altura de 500 a 600 metros, entre 35° a 45 ° acima do horizonte um ovni com as seguintes características: Forma que lembrava a "letra A", cores variadas, com vermelha, amarela, verde e azul. Estas cores giravam no sentido anti-horario, na parte superior do objeto. Este projetava " p e r n a s "para baixo, e também mudavam de cores. E s t e OVNI, lembrao que descrevi nos espaços anteriores, quando relatei que um ovni com estas características estaria se aproximando da cidade. Logo, conforme descrição deste último, ele já chegou à cidade. Ficamos no aguardo de novas manifestações. Ass. Elver.
Postado em:22/04/2008 - 18:30 horas
.
Que p e n a! Mas uma senhora perdeu duas fotos bem nítidas, de dois objetos luminos.A data ,situa-se na primeira quinzena de março/2008. Um ovni maior ,no formato que lembrava uma bola de futebol,com gomos coloridos, que brilhavam, emitindo luzes de cores diferentes. Abaixo deste,aprox. dois graus de distancia,situava-se um outro ovni, de tamanho menor,que movia-se de um lado para outro.A senhora,( idade aprox. 45 anos) tirou com toda a calma,duas fotos com uma máquina dig. de 5 mp .Hora;4 horas.Ao levantar,pela manhâ, a filha,que não sabia o que tinha na máquina,deletou as fotos. Foram uns vinte minutos de observação,após este tempo,a senhora foi dormir,mas,antes de mais uma olhadinha,e, constatou que os OVNIs, continuavam lá, na mesma posição no céu.As cores que predominavam, eram ; vermelha ,branca e alaranjada. P o d e r í a m o s,ter mais duas fotos,mas,estas perderan-se.Esta senhopra disse-me que de agora em diante,ficará DE OLHO no céu.Ass.Elver
Postado em:18/04/2008 - 18:50 horas


No dia 10 de abril/2005, um dia após o avistamento da menina da sétima série e três testemunhos,( 9 de abr./2008) cinco jovens de idades em trorno de 16 anos, observaram durante uns dois minutos, um objeto luminoso de cor branca no centro e laranja para à direita e esquerda,descrevi para a menina,e,ela disse que o que vira era parecido.Altura de uns 400 metros,a uns 40° acima do horizonte.O tamanho era de um quinto da lua cheia.Estava imóvel,e após, deslocou-se para o este,com enorme velocidade.N e s t e c a s o,um dos jovens, tirou três fotos com celular. D u a s delas registraram o objeto descrito. Com o programa do celular, tentarei revelar estas duas f o t o s e colocarei neste espaço.Ass. Elver.
Postado em:18/04/2008 - 18:50 horas


Meus alunos, são uma rede de informações ,que poucas pessoas possuem no mundo.Eles podem contar casos de avistamentos de objetos estranhos em nosso céu,que eles viram,ou que familiares,vizinhos e amigos viram.Uma menina da sétima série de uma escola municipal,relatou-me que na noite do dia 9 de abril/2008,ela e mais três testemunhas, observaram um objeto luminoso,a uns 40 ° em relação a horizontal,no setor norte ,acima da Esc. Est. Januária Leal.O ovni tinha luz branca no centro,e, nos lados uma cor laranja.O brilho era muito forte,Seu tamanho era de um quarto da lua.Estava inicialmente imóvel,e após uns vinte minutos, deslocou-se rapidamente para este.Ass. Elver.
Postado em:18/04/2008 - 18:50 horas

Um senhor, empresário do ramo turístico, relartou-me o seguinte: Data; 22 de março de 2008. Horá; 21;30 hs. Local. setor sul da rua central. Visualização no setor este do céu,aprox. 40 graus acima do horizonte. Tamanho=1/4 da lua cheia. Forma arredondada. Cor branca, com forte brilho. O OVNI estava parado, após dois minutos deslocou-se vagarosamente no sentido este. D E R E P E N T E. brilhou mais intensamente, e ficou cinco vezes maior, com a cor branca mais saliente no centro. Permaneceu assim e após uns 30 segundo sumiu rapidamente. No local, estavam mais duas testemunhas. Ass. Elver.
Postado em:04/04/2008 -14:41 horas
 
As informações que recebo sobre objetos não identificados no céu, (as vezes no solo) são em grande número. Tenho relatado vários tipos de ovni, que algumas informações eu não coloco neste espaço, porque são descrições idênticas a outras. Presentemente, n a s e m a n a passada, tão logo q u e o s o l sumiu, próxima às 19hs, dois objetos de cores amareladas e de forte brilho, foram vistos por quatro pessoas, dois advogados e dois companheiros, no quadrante nordeste a uns 20 graus acima do horizonte. Eles eram dois, em alturas diferentes ,mas com características semelhantes. Formas esféricas, com tamanhos de um quinto da luas cheia, e, o outro, um pouco menor. Estavam parados e após um minuto e meio, deslocaram-se no sentido norte. Ass. Elver.
Postado em:04/04/2008 -14:41 horas
 
Aqui vai mais uma história incrível, que narrou-me um senhor de 62 anos de idade, quando este encontrava-se em seu campo, distante aprox. 5 Km das Minas do Camaquã, no município de Caçapava do Sul, próximo ao Rio camaquã, no loval conhecido por; Passo da Barquinha. Data; 1ªquinzena de janeiro de 2008, 7:45 Hs. D e s c r i ç ã o; Objeto arredondado em cima, apresentando duas Faixas luminosas para baixo, até o solo, lembrando uma letra "A". A distancia entre o Sr. e o ovni, era de apenas 100 metros. O tamanho do conjunto, era de aprox. dez metros, estava imóvel em cima de uma cerca de arame. Redondo na parte de cima, projetando uma luz avermelhada para o solo. O Sr. observou durante cinco minutos, quando voltou até a casa, e, quando voltou a olhar, o objeto tinha sumido. Posteriormente, ao examinar o locar onde o objeto esteve, o Sr. notou que o FORMIGUEIRO existente no local, estava todo "esgravatado", ou revirado, mostrando nítida evidência de ter sido revirado por bicho ou o que quer que seja. perguntei ao Sr. se ele não notou a presença de seres no local, ele respondeu-me que não. Pena que o local é muito distante, quase 80 Km daqui da sede. Farei mais algumas perguntas a este senhor, pois o caso é muito estranho. Ass. Elver.
Postado em:31/03/2008 -10:00 horas
 
O dia 24 de fevereiro de 2008, foi realmente muito especial. Nosso passeio, ecológico, geológico e ufológico, nos propiciou andarmos por estradas do belos cenários nos cerecando. A topografia manisfestada pelo relevo, na região das Guaritas, é variada e nos convida a observações profundas. Eram aprox. 19:30hs, quando olhando para o oeste, vimos o sol aos poucos baixando no horizonte. Continuando a jornada, pela janela do ônibus reparei uma luminosidade amarelada que pensei fosse o sol. Percebi que o sol estava à esquerda, então o que era aquela luminosidade? Foi para a janela e bati algumas fotos, sendo seguido por alguns companheiros .Todos na janela lado oeste bateram fotos, algumas claras outras menos nítidas. Seria um "bolsão" de uma núvem mais carregada por vapor de água?Este fenômeno durou até o sol se esconder definitivamente. A curiosidade da turma foi intrigante. Uns diziam que poderia ser um objeto luminoso atrás de um grupo de nuvens. Ficamos em dúvida. Ass; Elver.
Postado em: 26/03/2008 -08:20 horas
 
Um objetovoador de cor avermelhada,semelhante ao visto distante 5 Km da Mina do Camaquã,foi visto cruzando o céu ,em sentido oeste-este,com velocidade inferior a de avião Teco-teco.Foi visto a aprox. 500 metros das testemunhas,(Que eram quatro)no dia 16 de março de 2008.às 18;00hs,cruzando em baixa altura, uns 400 metros deslocando-se no sentido da Toca das Carretas, a uns 26 Kmda cidade,na região da Pitangueira.Apresentava duas projeções para baixo,tipo,"pernas",lembrando uma letra "A",com a cúpula de forma ovalada.Interessante que este ovni,tem aparecido sob a luz do dia.Ass.Elver.
Postado em: 25/03/2008 -17:00 horas
 
É interessante como as pessoas estão descrevendo um objeto voador, de cor avermelhada,e que está aparecendo frequentemente neste ano,com características pouco comuns.Hoje, 17 de mmarço de 2008,eu estava em uma lancheria no centro da cidade,quando um dos trabalhadores do local chegou aonde eu estava e disse-me;"Agora eu vi um objeto estranho.Até agora não tinha observado nenhum.Eu estava próximo ao local da TOCA DAS CARRETAS,( que dista uns26 Km da cidade,na Região da Pitangueira.) com mais quatro pessoas, e vi o OVNI." Ele descreveu este,como sendo de cor avermelhada,arredondado,tipo uma drágea de comprimido.Eu lhe perguntei se o objeto apresentava fachos para baixo,(como se fossem duas pernas,semelhante ao descrito no trecho anterior,nas Minas do Camaquã)ele confirmou.A velocidade era muito lenta,e seu deslocamento durou cerca de quase dois minutos, no sentido oeste para este,dando a impressão de que ia pousar na elevação rochosa.(formação que possui cavernas abertras,que dizem ser grndes e bonitas)Veremos se este tipo de ovni descrito,se tornará comum por aquji.Ass. Elver.
Postado em: 19/03/2008 -14:38 horas
 
Dia 16 de março,às 19;30 Hs,no local de realizações de atividades de um Rodeio, (hípica-Na Região do Salso-Sul da cidade)alguns frequentadores viram um OVNI.(objeto voador não identificado)Era o já manjado "estrelão",com cor branca,brilho intenso e quatro vezes maior que a maior das estrelas,ou a de maior brilho;Sírius,próximo a Constelação de Órion,das Três Marias.As atividades de Rodeios é uma atividade positiva e que esta se tornando muito popular,e não é a primeira vez e por certo não será a última,que as pessoas observarão OVNIs no céu.Este apareceu a uns 50 Graus acima do horizonte,no quadrante este,sendo que se deslocava vagarosamente,e, de repente,sumiu.Ass.Elver.
Postado em: 19/03/2008 -14:38 horas
 
Seguindo a programação do texto anterior,Projeto Conhecendo Caçapava do Sul,iniciamos o passeio de domingo, (24 de fev/2008), no Forte D.Pedro I, casa dos ministérios e trincheiras,encerrando o perímetro urbano. Em direção ao próximo ponto, Pedra do Segrêdo, Guaritas , Minas do Camaquã, tecemos breves comentários sobre a Geologia manifestada nestas litologias, (rochas ou pedras) na qualidade de geólogo, quando em alguns pontos, mostramos estruturas interessantes, que nossa riquíssima variedade de rochas,registram. Quando à noitinha saímos das Minas do Camaquã em direção a Pedra da Ronda, estávamos um pouco cansados, mas na expectativa de realizarmos uma última parado no local Passo do Umbú, (que eu nunca tinha visitado) para realizarmos breves observadas noturnas do céu e se possível, sermos brindados com a aparição de algum objeto voador não identificado. Nos reunimos em um pequeno lageado e, começamos a tecer considereações breves sobre, deslocamento de satálites, aviões, diferenças entre observações de planêtras e estrelas. Embora não sendo astrônomo, ministrei informações sobre, medidas de graus, com as mãos, importante para informações sobre distancias nas visualizações e comparações,entre estrelas planêtas e constelações.O céu estava com algumas nuvens, encobrindo alguns pontos.O local estava iluminado pelas inúmeras lanternas,máquinas fotográficas e filmadoras, e, como a lua ainda não tinha manifestada sua presença, parecíamos um "enxame" de vagalumes, muito legal este momento. De r e p e n t e, um dos integrantes do grupo, (grupo de aprox. 40 pessoas.) disse;" Ol h a l á, aquela estrêla.O que era? O já conhecido "estrelão" amarelo de intenso brilho e do tamanho de 4 a cinco vezes maior do que a estrela Sírius.Ocasião que eu falei o seguinte;Aquilo é um ovni,está em baixa altitude,e a uns 35 graus acima do horizonte.Não é avião e muito menos satélite.Um senhor perguntou-me porque não era satélite,então eu respondi que pelo tamanho ,intensidade do brillho,(do satélite é fraquinho) baixa altura,estava abaixo das nuvens, quando os satélites estão a centenas de quilômetros de altura.Alguns aplaudiam a aparição, uns riam,outros batiam palmas,era uma emoção em grupo.Nunca vou esquecer este momento mágico.Deus nos deu um lindo "brinde " de encerramento da jornada.Estou tentando obter fotos ou filmagens que foram realizadas,para mostrarmos neste espaço,que por certo enrriquecerão o ufoturismo,e também outros encontros,que já estamos planejando,dentro deste contexto.Representando na ocasião oGPUC,(grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul) e finalizando este breve comentário,desejo aos caçapavanos ,felizes observações celestes.Ass.Elver.
Postado em: 14/03/2008 -16:30 horas
 
Aqui relatarei de maneira breve,atividades que desenvolvi,a convite da ONG-Interação de Trabalhos Ambientais,entidade que estuda a flora e fauna,bem como levanta estudos de meio ambiente ,convidando estudiosos de áreas como geografia,ecologia,geologia,turísmo,ufoturismo e cultura sob aspectos vários.Desenvolveu-se nos dias ;23 e 24 de fevereiro de 2008,várias atividades, englobadas sob o título de;Projeto Conhecendo Caçapava do Sul.Tive a oportunidade de no dia 23,sábado às 20;50 hs,tecer comentários sobre as atividades desenvolvidas neste espaço.(Ufoturismo, que criei em fev/2004) na vertente turística do turismo regional,especificamente em nosso município.Aproximadamente neste horário,cruzou o céu ,no sentido norte-sul,em baixa altitude e também velociade,um "estrelão" de cor amarelo pálido,e brilho forte.Foi fotografado e realizada breve filmagem,(10 segundos aprox.)Duração segundo algumas testemunhas,três minutos.Continuação no próximo terxtgo.Ass. Elver.
Postado em: 14/03/2008 -16:30 horas
 
A rede record de tv,esteve em nosso município na 2ª quinzena de fevereiro de 2008,quando relizou reportagem nas Minas do Camaquã,acerca de filmagens e relatos de ocorrências de objetos voadores não identificados-OVNI,no céu.No programa Balanço Geral, as notícias criaram corpo, para todo país.Falaram inclusive das belezas naturais das rochas das guaritas e da Mina.Isto deve ser contabilizados pelos interessados em desenvolver o turismo em nosso município.A equipe de filmagem,na noite que ficou nas Minas,observou três eventos de flashes de cores douradas claras e realizou filmagem de um ovni,esférico, de cor branca e brilho intenso, muito comum por aqui,e retratado várias vêzes neste espaço.Semelhante à filmagem realizada no comêço de 2007 próximo ao Rio Camaquã da divisa com munic. de Bagé.Na ocasião ,notou-se o quanto faz falta a criação de pousadas por aqui,algumas já foram criadas,mas aos poucos,ficaremos cercados de pousadas e Hotéis Fazenda.Chegaremos lá.Elver.
Postado em: 12/03/2008 -17:00 horas
 
Dia 06 de jan/2008, ocorreu um avistamento muito intrigante,dentro do perímetro urbano,local ao sul da cidade ;Vila promorar e arredores.Conversei com umas doze testemunhas,que relataram-me o fato,da mesma maneira.Uma das testemunhas ,moradora ao norte da cidade,viu o mesmo,embora estivesse de carro.Eu relatei o fato na Rádio comunitária local,na esperança de alguém ter visto,fotografado ou filmado,mas até agora,(16 jan2008) nada recebi.É o seguinte.H o r a ; 2 0 : hs. Q u a s e d i a,as pessoas estavam voltando após um dias de trabalho,ou na frente das casas chimarreando,quando cruzou o espaço aéreo das casas numa altura de aprox. duzentos metros, um objeto luminoso, de cor vermelho e forte brilho,apresentava um halo rosado.Velocidade muito lenta,pois demorou para fazer um roteiro semelhante a uma ferradura, levando aprox. cinco minutos,(dava para fotografar )até sumir.O mais interessante,narrado por quase todas testemunhas, é que o OVNI, dava uma rateada, emitia um breve chiado, e lançava uma bola de fogo alaranjada, que ia em direção ao solo,ou casas,e se desaparecia.Este fato se reproduziu uma seis vezes,segundo alguns relatos.É "coisa" de filme,uma visão muito bonita.A i n d a estou na pesquisa. Ass. Elver.
Postado em: 20/02/2008 -14:00 horas
 
Balneário de Adão e Eva, primeira semana de janeiro de 2008, e final de 2008, reabriu suas portas aos sócios do Sind. dos prof. municipais.Local que apresenta um bom espaço celeste para observações noturnas,pois não tem postes com luminárias por perto. Dois senhores que trabalham no local, e, moram por perto,noticiaram-me o ovistamente de um ovni, amarelado, com mesmas características dos ´~ultimos boletins. O objeto com brilho intenso, de tamanho aprox. um quarto da lua, parou acima do lugar, durante uns dez segundos ou mais, e deslocou-se no sentido, de este para oeste. Locail onde frequentemente OVNIs semelhantes aparecem.Um dia destes, faremos uma vigília, pois o local é bom para acampar. Elver.
Postado em: 24/01/2008 -16:20 horas
 
Um OVNI, de cores predominantemente amarelada, com intenso brilho, e possuindo a forma levemente alongada, foi visto por dois adultos e uma criança às 4:18 hs da dia 10 de jan de 2008. Tamanho aprox. de um terço da lua cheia,num deslocamento retilíneo, de oeste para este, e, com velocidade mais lenta que um avião de cruzeiro. Estava a uma distancia aprox. de 2 Km. Local onde estavam as testemunhas, Rua Riachuelo, nas imediações do número 931.Duração do evento.um minuto e meio. Elver.
Postado em: 24/01/2008 -16:20 horas
 
Terça feira, 25 de dez.de 2007, uma bonita noite,e,converesando com uma senhora, euidisse-lhe;observemos o céu, pois nas noites de naal, desde 2004,um objeto voador,semelhante a um "estrelão", costuma aparecer por uns 50 segundos aprox. e, em nosso céu. Não foi diferente no último natal.22:hs> Durante uns 40 segundos, um "estrelão" cruzou no sentido norte-sul, das Caieiras em direção ao campo de pouso. (aviação) A cor era a costumeira, amarelo claro com brilho intenso, em forma de uma "banana" possuindo uma luz de cor branca de fraco brilho na frente, e uma luz de cor branca,menor que a da frente, na parte de trazeira. Foi visto por umas oito pessoas de uma, que mora 50 metros de minha casa, ao ado da Assoc. dos Trovadores. Todas estes pessoas, já estão acostumadas com este tipo de objeto no céu, cada vez mais comum por aqui. Elver.
Postado em: 24/01/2008 -16:20 horas
 
O ano de 2007 foi mui rico em avistamente de objetos estranhos no céu.Alguns relatos afixei aqui neste espaço.Sempre fiz a seguinte colocação desde fev/2004, quando criei o UFOTUR, provavelmente teríamos um incremento na quantidade de relatos ufológicos. Parece-me que tive uma boa intuição, pois isto ocorreu. Digo o mesmo para o ano que inicia; é provável, (nunca teremos certeza) um acrécimo no número de avistamentos. Estou na pesquisa de um evento muito interessante que ocorreu no dia 7 de janeiro de 2008, na vila sul. Já tenho sete testemunhas do evento, mas, relatarei quando tiver maiores detalhes. Em f e v e r e i r o de 2 0 0 7, próximo ao Cêrro dos Andrades, cinco testemunhas relataram-me que às 20horas, numa data situada na primeira quinzena, um objeto lembrando uma nuvem branca muito luminosa, com uma roda azul no centro, (já descrito aqui, quando ocorreu em 2002) inicialmente imóvel no céu, e posteriormente deslocou-se rapidamente. Tempo de avistamento, aprox. cinco segundos. Tamanho, duas luas cheias. As testemunhas estavam situadas no final da rua; Silva Jardim.A impresão que restou nas testemunhas foi forte, originando amplos comentários após. Elver.
Postado em: 24/01/2008 -16:20 horas
 
O Ria CAmaquã, além de oferecer muitas atividades turísticas de naturezas diferentes, em seu leito ou em regiões próximas, também registra luzes estranhas e não identificadas no céu. Famosos são os locais; Passo do Cação e Passo dos Enforcados, distantes alguns Km entre si,por apresentarem boas condições de passeios com barcos, até pequenas cachoeiras existem em seu leito. Condições para caminhadas,acampamentos,etc.Passo do ação, 15 de novembro de 2007, 22;30 hs, oito integrantes de um acampamento, viram um objeto luminoso, foco de intenso brilho branco a cerca de 20 metros de altura,por cima dos matos, iluminando 100 metros ao redor. Duração do evento, aprox. 30 segundos. No outro dia,a amesma coisa, só que às 22horas.A altura era a mesma, quase a altura das árvores ,deslocando-se mui vagarosamente.Dos oito integrantes doacampamento, um é de Porto Alegre,que relatou aos companheiros, trazer uma filmadora nas outras visitas.Foram feitas algumas fotos,e,em duas delas, feita de maneira aleatória, focalizando o céu noturno,registraram dois postos luminosos,com cores amareladas.Fato que não despertou interêsse no momento.Após uma brave entrevista,chegamos a uma idéia;quse certamente eram registro de um objeto voador não identificado,OVNI.Certamente não era uma lanterna com lâmpada acesa atirada para cima.Luzes amareladas e luminosas,são frequentemente registradas nestes locais.
Postado em: 27/12/2007 -11:15 horas
 
Saudações à todos leitores deste espaço.Desejo à todos caçapavanos um Natal com Paz,e umano de 2008 com idéias positivas e fraternas.Nosso céu,graças ao Pai Celestial,continua movimentado.A observação de um senhor conhecido na cidade,que reclamava de não observar nada de especial no céu,recebeu esta oportunidade numa ocassião ,em torno do dia 10 de novembro.(Que foi um mês muito rico em ocorrências de OVNIs).De forma resumida,relatarei o seguinte;21;30 hs,este senhor que preticamente não fuma,teve uma repentina vontade de acender um cigarro,foi até a frente da casa,e quando foi acender o ,olhou acima da casa e notou um enorme objeto com luz branca do tamanho de sua casa.Eu perguntei se este era do tamanho de uma antena parabólica,e,ele insistiu,era do tamanho da casa,deixava um holo luminoso em volta,quando acentiam e piscavam duas luzes próximas ao centro.(cores avermelhadfas e de cor branca) Após uns segundos,desaparecia o halo,e o objeto ficava enorme novamente.Durou cerca de 3 minutos este evento.O mais estranho,não foi esta observação,mas o irmão dele que mora em São Sepé,distante aprox. 45 Km daqui, viu este mesmo ovni ,na mesma hora e dia.Talvez este seu irmão,venha até Caçapava do Sul ,quando conversaremos sobre o fato.Elver.
Postado em: 27/12/2007 -11:15 horas
 
Um relato de um senhor conmhecido em nossa cidade, descreve o seguinte: Um objeto voador que lembrava uma estrela grande, cor vermelha e de brilho intenso, cruzou nosso céu, na parte acima da Av.Pinheiro Machado, acima da região do Hospital, vagarosamente, no sentido este-oeste. Eram 22;hs do dia 03 de novembro, e, a duração do evento foi de aprox. cinco minutos. Distância de uns 500 metros e altura de 300 metros. Sua forma era aprox. esférica.As. Elver.
Postado em: 28/11/2007 -11:55 horas
 
Muito interessante o fato que foi presenciado por moradores de uma residência, próxima ao final da Rua Benjamim Constante sentido oeste,no dia 06 de nov2007,Nesta residência,moram duas senhoras ,dois adelescentes e uma criança de idade em torno de 11 anos.Nesta terça feira,às 23h45 minutos,enquanto um dos jovens observava um filme sobre alienígenas na TV,e as senhoras arrumavam a cosinha,ouviram um barulho acima da casa,que lembrava um motor que parecia que falhava,(lembrei-me de outros relatos ,cujos barulhos lembravam motor de popa,barcos leves) e que rodopiava,aproximando-se do telhado.As pessoas da residência sentiram durante vinte a trinta segundos, tremer fortemente, o piso,paredes e teto,juntamente com janelas e portas que pareciam desprender-se das paredes.A poltrona onde estava sentado o jovem ,trepidava fortemente.Vinte minutos antes, uma senhora ,prof. aposentada que estava na moradia dos acontecimentos,tinha saído desta.Esta professora disse-me que foi uma "pena" não ter presenciado o fato . Em contato com estas testemunhas,tenho conversado repetidas vezes com todos da casa,para ,dentro de minhas poucas possibilidades de auxílios na área da psicologia,a estes moradores, mas com quarenta e dois anos de leituras e posteriores estudos destes asssuntos,tento ajudar com conversas fraternas e fornecendo alguns materiais de leituras.A pedido de um dos jovens,tenho levado leituras previamente selecionadas e cópias de outras reportagens de jornais daqui da cidade,em sua maioria do Jornal de Caçapava,como forma de tranquilizá-las. Sabemos que o nosso maior medo,é o completo desconheciemnto que temos sobre alguns temas não muito conhecidos.Nesta reidência,durante estes sons que lembravam um "motor", dois cães da casa,um que estava dentro da casa e o outro fora,latiam basatante,,e o de fora ,olhava firmenmente para cima em direção ao telhado.As testemunhas,inclusive uma das senhoras,ficaram sem maiores reações, não saindo de onde estavam.A curiosidade destas pessoas aumentou muito,e agora,estão com sua máquina fotográfica digital, bem próxima.Por que cito digital, por que os jovens tem me mostrado pequenas filmagens e fotos de pequenas luzes ,registradas a alguns metros de altura, naquela área.Continuo as análises e troca de idéias com estas testemunhas,posteriormente,relatarei aqui .As.Elver.
Postado em: 16/11/2007 -14:55 horas
 
No dia 12 de nov/2007,na posição à oeste da cidade,às 15;hs,foi visto um bjeto não identificado no céu.Era do tamanho de um terço da lua cheia,talvez o mesmo que tem nos visitado tão frequentemente.A jovem,da oitava série da EENªda Assunção,relatou-me que seus olhos lacrimejavam, e ela sentia-se sem reação.Farei uma outra pesquisa,com um senhor comhecido na sociedade,que ao observar um ovni,avermelhado cruzando o centro da cidade,tam´bem sentiu-se "paralizado".É interessante como relatos deste tipo estão aumentando em número de ocorrências.
Postado em: 16/11/2007 -14:55 horas
 
Como já tinha sido expresso neste espaço,a insidência de observações de OVNIs de agosto em diante,poderia acentuar-se.É o que está acontecendo.Agora neste início de novembro/2007,as ocorrências tem sido de dia,em torno das 14horas às 16horas.Presentemente ,temos a reportagem do Heron Freitas,no Jornal de Caçapava do dia 14 de novembro de 2007.Objeto ficou aprox. quinze minutos sobre a oficina das máquinas da prefeitura,próxima ao presídio municipal.Eram dois objetos ,um muito alto como uma estrela média,e o outro bem mais baixo,quando a impressão que rodopiava sobre si mesmo,e o brilho intenso ,fazia lacrimejar os olhos.Era o ida 05de nov/2007,segunda feira,onde quatro testemunhas do local,presenciaram o fato. No dia seguinte,estive conversando com estas testemunhas,quando lhes falei que no quadrante norte, após 14 hs,era frequente,observações de ovnis.Passados dez minutos, quando retirei-me,um objeto cruzou rapidamente o céu,neste quadrante,como uma pequena estrela.Eram aprox. 16;30hs.Em torno do dia 11de novembro foi visto novamente,de forma rápida,em torno de 8 segundos,objeto com mesmas características.Desde o ano de 2004,trenho relatado que a tendência era de que estes objetos voadores não identificados,se apresentassem em nossos céus,e no mundo todo, com maior frequência e aparições mais próximas das testemunhas.As.Elver.
Postado em: 16/11/2007 -14:55 horas
 
Um objeto voador de forma triangular,tem sido visto por aqui.Aparece do tamanho entre duas a três luas cheias.Luzes brilhantes nos vértices,e luz com tonalidade baixa no centro.As cores variam entre amareladas,brancas, vermelhas,e tonalidades esverdeadas.Desloca-se muito lentamente,e após acelera.Duração dos avistamentos gira em torno deum minuto e meio.Último relato de objeto com estas características,foi de um jovem de idade em torno de 20 anos, à 1:30Hs do dia 26de outubro de 2007.velocidade,lenta,e,a altura era próxima das nuvens,pois se ucultava e reaparecia.Este jovem já presenciou outros eventos deste tipo,e,disse-me que está perdendo o medo.Disse-me que tem a intuição de olhar para certo local do céu,e lá esta o ovni.
Postado em: 08/11/2007 - 17:10 horas
 
Recebi hoje, 19de setembro de 2007, um relato sobre um avistamente de um objeto voador não identificado-OVNI, visto por moradores da Coxília de São José. Os nomes constam no formulário que costumo distribuir, mas não cito seus nomes. As suas características são as mesmas de muitos já vistos por aqui. Tamanho maior que a lua cheia, de forma ovalada, e, de cor amarelo dourado. Distancia, uns 4 Km, acima da já famosa Pedra furada, mas cuja altura era aprox. uns 50 metros. Lembrava uma "bacia".Ass. Elver.
Postado em: 24/09/2007 - 08:50 horas
 
No mês de julho/2007, um ex-aluno meu, saindo de sua igreja, conjuntamente com 15 frequentadores, notaram um objeto voando de leste p/ oeste, lentamente. O tamanho deste era um pouco maior que lua cheia, forma alongada, como era noite, 20:30Hs, fácil foi notar luzes de cores que variavam, como; vermelha, amarela, azul e branca. Chamou a atenção, mas medo não tiveram, pois o ovni, esta bem alto no céu, e isto ocorre, sob permissão Divina. Ass.Elver
Postado em: 24/09/2007 - 08:50 horas
 
Uma senhora, cuja idade beira os 63 anos, moradora em região distante uns 35 Km da cidade em direção leste, durasnal, relatou-me o seguinte. Uma hora da madrugada, ele estava só, ouviu um barulho vindo da entrada da propriedade, que lembrava o de um carro velho, (estalos, etc) tendo parado na frente da casa. Ela não saiu para averiguar, mas passado alguns minutos, sentiu uma sensação estranha. Passou o tempo, quando amanheceu, na frente da residência, alguns metros da casa, notou duas marcas de queimado na grama. Marcas circulares com diâmetro de aprox. 80 centímetros. Disse-me que não sentiu medo, mas curiosidade. Este é o resumo da narrativa. As.Elver.
Postado em: 24/09/2007 - 08:50 horas
 
Um objeto de cor avermelhada, tamanho de uma grande estrela, está se tornando frequente nos últimos meses por aqui. Várias pessoas relataram-me, aparecimentos com deslocamentos que variam de direções e sentidos, pois vez por outra realizam movimentos circulares e após seguem. A época de maior número de avistamentos em nossa região, é de agosto a maio. Bastou chegarmos a agosto, e, os relatos aumentaram. Provavelmente devido diminuir o frio, e as pessoas sairem com mais frequencia e por períodos mais prolongados de seus lares. Continuamos atentos. GPUC.Gr. de pesq. ufológica de Caçapava do sul. Elver.
 

Quando o céu apresenta-se límpido, em torno das 14:30hs e 14:00hs, frequentemente são vistos objetos  pequenos, tamanho aprox de um quinto da lua cheia, em direção ao norte, com aprox. 70° em relação ao horizonte. Um senhor, que faz parte de uma associação de pequenos agricultores, disse-me que estes pontos brilhantes, saem de um determinado ponto  do céu, e voltam a este ponto, após percorrerem um trajeto de sentido oeste. Hoje, 08 de agosto/2007, fui até o escritório onde ele trabalha, centro da cidade, e, este senhor, sua filha, e outro senhor que estavam juntos, viram este objeto pequeno. Em um primeiro instante, eu não consegui observar nada, mas após uns 5 minutos, enxerguei um ponto brilhante, que saiu de um determinado ponto, neste setor norte do céu.Falei com outros moradores, que residem duas quadras do centro, quando relataram-me  terem presenciado estes ovnis, neste setor do céu e mesmos horários. No dia 31 de julho, de 2007, cerca de seis pessoas, situadas na rua Sete de Setembro, centro, observando este mesmo setor do céu, testemunharam o mesmo evento. Este tipo de objeto com aparições noturnas e diurnas, é muito freqüente no céu de Caçapava do Sul. Será  que presenciaremos o que já ocorreu e, São Paulo, em uma cidade do interior, onde centenas destes, foram filmados? (aprox. quinhentos pontos luminosos)  Vamos  continuar na vigília-GPUC. (Grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul). Elver.

 

A região do tarumã, ao sul da cidade, cerca de 13 Km, apresenta uma rica casuística, (números de avistamentos de ovnis) tendo várias testemunhas. Um senhor, Cujo nome é Ciro, desde há muito pesquisa estas ocorrências neste local. A última notícia, vem do dia 12 de julho de 2007. Objetos semelhantes a estrelas tamanho do planeta Vênus, em número de duas, emitiam "flashes" como se estivessem se comunicando. Eram 20: horas, e estes permaneceram cerca de dois minutos. As vezes apresentavam cores amarelo fraco, com brilhos não muito fortes. Apresentavam-se em movimentos circulares e, em baixa velocidade deslocaram-se em direção sudeste. Segundo notícias que obtive em julho/2007, as ocorrências de flashes estão se intensificando. Ass. Elver.

 

Nos últimos dias estive investigando estranhas marcas em forma de círculos, desde 40 centímetros à 3 metros de diâmetro, encontradas em gramas naturais nos campos daqui e Lavras do Sul. Algumas vezes foram vistos pequenas luzes nas imediações, e, após foram encontradas marcas  como se a grama fosse queimada por alguma radiação. Pelas características, foram descartadas como registros de 'raios globulares", ou raios "bola" .Já  investiguei estes, e as marcas são diferentes. Outras fotos de marcas, estão chegando, e segundo testemunhas, umas de aprox. 6 metros de diâmetro. Datas de algumas; junho/ 2000, fevereiro de 2003, abril 2005, fev. 2007. Nas proximidades de alguns matos na região do Santa Bárbara, em 2006 e 2007 alguns pecuaristas relataram-me ocorrências deste tipo. Continuaremos atentos. Elver.
Postado em: 21/06/2007 - 08:42 horas

 

Outro relato desta região  cita; Data; 12de maio de 2007. 20horas, óvni em forma de estrelão de cores amareladas, e piscando, deslocou-se no sentido oeste-leste durante 3 minutos, em deslocamento lento. --Outra ocorrência relata-nos que um óvni de tamanho maior que uma lua cheia, de cores claras e forte brilho, as vezes ficava escuro, manifestou-se nas datas de 12 de abril de 2007, (dois avistamento no mesmo dia) e o mesmo apareceu com mesmas características também em 04 de maio de 2007. Brevemente daremos uma visitada nesta região, que dista aprox. 10 Km da Vila Progresso, rumo leste. Na Vila Progresso, manterei contato com alguns moradores ,pois existem casos muito estranhos ocorridos neste local, e, em grande número. Citarei aqui neste espaço, quando tiver resultado .As. Elver.
Postado em: 21/05/2007 - 14:10 horas

 

Distante da cidade, rumo leste a 32 Km, fica a localidade de Picada Grande ou Picada do Ricardinho. É um local rico em avistamento de luzes de diferentes formas, cores,  tamanhos, etc. Tenho em mãos, 3 questionário sobre ocorrências de objetos voadores não identificados-ovni. Pesquisa realizada pelo Jovem Gelson, idade em torno de 24 anos, casado, e, pai de umas linda menina. Este por ser interessado no assunto, integra o GPUC, e, tem ouvido muitas testemunhas daquela bonita região. A primeira delas relata-nos o seguinte; data 15 de abril de 2007. 21horas. Um objeto voador, de forma cilíndrica, cor clara e brilho intenso, relativamente próximo, talvez de tamanho 20 metros ou mais, deslocou-se rapidamente no sentido, norte-sul. Duração do evento: 40 segundos. As. Elver.
Postado em: 21/05/2007 - 14:10 horas

 
- O mês de março/2007 está mui rico em ocorrências ufológicas. Nos dias 21 e 22 foram vistos acima da ciade , 3 e no outro dia , 4 ovni semelhantes a estrelas, sendo que cruzavam-se no céu em velocidades diferentes. Um deles aumentou quase dez vezes seu tamanho e após, retornou ao tamanho original e igual aos outros 3. Com deslocamenteos mais rápidos que aviões, sumiram aos poucos. Ass. Elver
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- Ao sul da cidade, 1 Km distante do centro, alto no céu, foi visto por umas quatro testemunhas, um ovni no céu, com 3 luzes embaixo e 2 em cima. Este estava parado e tinha otamanho de duas luas. Suas luzes eram predominantementes de cores branco, sendo o conjunto envolvido por uma auréola esverdeada de tonalidade clara DATA: 17 de março 2007, hora: 23:00. As luzes piscavam a intervalos regulares de mais ou menos meio segundo, provocando forte impressão nas testemunhas. Ass. Elver.
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- No dia 11 de março de 2007 aconteceu o seguinte; eu tinha acabado de tomar um café as dez horas, quando atendi a porta, e, duas gurias de idades em torno de 10 anos, uma delas filha de uma senhora nossa antiga secretária. A minha esposa atendeu e disse-me; "è coisa de disco". Um ovni preteado de forma esférica, cruzou o céu, dando a impressão a elas, sua mãe e irmão que não estava muito alta. Sua velocidade era muito lenta , e piscava vagarosamente. A trajetória foi reta, passando por cima da casa delas e da minha, indo em direção sodoeste. O objeto brilhava com uma bolinha de aço inóx no sol. Este, após uns cinco minutos, parou e as gurias disseram que ela "explodiu" e sumiu. Uma dela disse que talvez tivesse ficado uns dez minutos no céu. Ass. Elver.
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- Tenho um relato que nos diz o seguinte. Foi visto na primeira quinzena de abril de 2006, um objeto com tamanho de dez luas cheias, de forma losangular. Havia nas bordas do ovni, uma série de luzes pequenas, e nos quatro vértices, luzes de brilhos mais intensos. Cores destas; amareladas, avermelhadas, brancas esverdeadas, azuladas. As de cores brancas situavam-se nos vértices. Ficou cerca de 5 minutos no céu e afastou-se vagarosamente sumindo. As testemunhas disseram-me que era uma visão lindíssima, e que parecia que atraía que as olhasse. Ass. Elver.
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- A nossa região sul, terá alguns relatos ufológicos, em programas das RBSTV de Stª Maria e de Pelotas, que provavelmente saiam em abril ou maio, sobre regiões dos OVNIs. (Objetos voadores não identificados) Será apresentado uma filmagem realizada por um jovem caçapavano de 15 anos, ocorrida nas Minas do Camaquâ em 05 de jan/2007. Já analisada por técnicos em análises de foto-filmagens, um deles do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ass. Elver.
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- Como já esta se tornado tradição, temos a colaboração da Rádio Caçapava, em diferentes épocas do ano, abordando o Tema UFOLOGIA. Principalmente em fevereiro, com o pessoal situados em diferentes localidades, e de férias, existe uma maior participação dos ouvintes. Em 13 de fevereiro de 2007, um senhor da região do Stª Barbinha, telefonou para a rádio no programa Rádio Reporte, e nos relatou ao vivo o seguinte: "Vocês, (do grupo de pesquisa) tem que darem uma chegada aqui, e virem com tempo, pois há muitas coisas acontecendo de estranho por aqui. Este local se situa bem próximo da Serra do Stª Bárbara, que além de uma extensa área, muito bonita, é rica em luzes estranhas no céu, principalmente noturnas. Em 2006 estiveram dois pesquisadores do GPUC na casa deste senhor, mas não foi possível encontrarmo-nos com ele. Se conseguirmos contacto com ele, iremos tomar um café da tarde. Já fiz contato com o jornal JC, que enviará um repórter conosco, quando faremos uma pequena comitiva. Tão logo possamos ir, transcrevo as notícias.
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- Após as férias de verão, como acontece todos os anos, desde 1996 para cá, os alunos trazem inúmeros relatos de avistamentos de objetos estranhos no céu. Não necessariamente obervados por eles, mas, também por pais, vizinhos, aprentes que residem em áreas rurais, etc. Regiões de onde estão chegando relatos: Caxilha de São José, pinheiro, Bom Jardim, Stª Barbinha e StªBárbara, e, até 100 metros do centro da cidade. Acima da nossa cidade, citando de maneira resumida, e não relatando todos os casos que fiquei sabendo, transcrevo o seguinte: um objeto bem maior que qualquer estrela, cojas formas em geral, esféricas, de luzes amareladas, brancas ou avermelhadas, tem cruzado nosso céu com diferentes velocidades. Mais lentos que aviões, rapidíssimos, parados. Deslocamentos em diferentes sentidos, parece que "eles" querem mostrar que não possuem trajetos fixos. Recebi uns 15 relatos deste tipo. Ass. Elver.
Postado em: 26/03/2007 - 11:00 horas
 
- Relatos de cunho ufológicos não faltam.Eu e muitas pessoas gostaríamos de presenciar algo como o seguinte;Região do Salso,2 Km e meio da cidade,num belo sítio um casal chimarreando à 21:30 em frente da casa.Quando o senhor visualizou um objeto,voando baixo,vindo da região do Pinheiro,e, deslocando-se lentamente,pedindo para ser filmado,atraindo o morador com seu lindo e intenso brilho vermelho. De forma circular,vermelho no centro laranja e amarelo para as bordas,e,na borda uma cor azul clara.Tudo lembrava uma linda AURA irradiando-se do centro.A Senhora viu segundos mais tarde,mas a tempo de testemunhar e acompanhar o espetáculo. Altura estimada,150 metros,e, distancia de uns 200 m.Investigarei se mais pessoas viram, pois o mesmo continuou sua trajetória em direção à Pró-morar.Este ano ,a exemplo dos anteriores,terá um incremento destes casos? Algo importante está acontecendo,e o que está por vir?Alguém sabe?As. Elver.
 
- Se ainda não tínhamos uma boa filmagem,agora já a temos. Um guri de 15 anos , às 23hs, nas Minas do Camaquã,estava testando uma filmadora 6.ompixels,filmou um poste,e notou ao longe um ponto vermelho, deu o zoom e obteve imagens de um objeto no céu, trocando 3 cores em um segundo, durante 26 segundos. Dá para fotografar quadro a quadro, e fazer inúmeras fotos.(É o que vou fazer).Remeti à Revista UFO.www.ufo.com.br,e o editor remeteu aos pesquisadores,os mesmos que dão suporte técnico para os principais meios da mídia tv,para verificarem se eram verdadeiras. Os pesquisadores, verificaram que as imagens foram realizadas focando um OBJETO NO CÉU.Portanto imagens verdadeiras,embora sem que saibamos ao certo o que era que estava para naquele local do céu. Já remeti esta filmagem à RBSTV de Santa Maria, e futuramente será realizada uma reportagem. Quantas pessoas podem ter imagens ou filmagens ESTRANHAS em seus celulares ou filmadoras ,e,ainda não percebeu?As.Elver.
 
- Ao sul da cidade, encontra-se o Rio Camaquã,fazendo divisa com outros municípios. Nesta região esta tornando-se mais frequentes, relatos de avistamentos de ovnis,principalmente nos limites próximos ao rio. Um jovem casal,(24 anos de idade) seus 2 filhos,estavam acampados ,já 4 dias.Na noite do dia 12 de jan/2007, às oo:50hs, o casal e as crianção começaram a ouvir um zumbido, já característico por aqui,que lembra o de enxame de abelhas,ou eletrônico.(De ocorrência em outras partes do Brasil). Notaram que uma luz branco azulada de brilho intenso, banhava toda a abarraca,aproximando-se do teto,atéquase tocá-lo. Após 3 minutos, o pai saiu da barraca e avistou um objeto arredondado pequeno,e, da mesma cor, distanciando-se vagarosamente deles. Levaram um susto,e relataram -me que acamparão novamente, só que não levarão os meninos.O tempo estava fechado,pois estava chovendo, e a noite estava bem escura Já pensaram que experiência marcante? As.Elver.
 
- No dia 7 de jan/2007,uma empresária,seu filhoe um amigo deste,observaram durante uns cinco minutos um objeto alongado , de cor escura,com uma luz amarela "ouro" em uma ponta e outra amarelo fraco na outra.Eles moram ao lado do sindicato rural, que dista 100 metros da rua central do coração da cidade.Eram 22:15 hs, e,o estranho objeto, a uns 300 metros de altura e 400 m de distancia,estático no céu, piscava alternadamente estas duas luzes,a tal ponto, que um rapaz posicionou os faróis em direção ao objeto,e também piscou as luzes. Após este evento, o ovni deslocou-se em direção a região do vale do Arroi Stª Bárbara.O jovem tentou filmar, com uma digital fotográfica,mas esta estava "saturada", e mais uma vez,não registramos. Um ponto interessante foi o seguinte. À tarde,por volta das 17hs, eu estive falando com este jovem e disse-lhe que mantivesse sua máquina de plantão para aquela noite. Pena que a máq. estava "saturada"Ad. elver.
 
- Tenho em mãos um relato ,bem escrito e didático ,que um jovem casal deixou em minha casa. Um cópia deste, remetí à Radio Caçapava, para que ,dentro do bloco de notícias do município,este fosse inserido.Um resumo vai aqui: Em torno de 21:40 hs, do dia 12 de jan/2007,ele esposa,e alguns vizinhos, observaram um ovni, esférico maior que qualquer estrela deslocando-se do centro da cidade para o leste, cruzando o céu próx. à antena de tv.Aumentou de tamanho,(entenda-se; de brilho) e diminui 30 segundos após.Continuou se deslocamente e parou,fixando-se em certo ponto no céu. Vindo do lado oposto,notaram outro ovni de brilho amarelo claro, em direção ao anterior. Este parou e AMBOS COMEÇARAM UM " NAMORO."Piscaram ,emitindo flashes durante 30 minutos. Após este tempo sumiram.(Apagaram-se) Eu pergunto; aonde estavam as máq. fotográf.,filmadoras,celulares,etc ?As.Elver.
 
- A região compreendida entre o Passo do Pessegueiro-Megatério e a várzea (planície) do Arroio Stª Bárbara( à oeste da cidade) tem sido pródiga nestes. Um universitário que se deslocava do passso do megatério em direção a ciade,21:15 hs na primeira quinzena de 2007,avistou anguns pontos de flashes no céu. Estes foram ficando mais baixos ,intensos e numerosos, fazendo com que o jovem parasse o carro saísse para observar melhor.Durante uns 10 minutos observou uns vinte focos de luzes de cor branca e brilho intenso. Entrou no carro e deu a partida para seguir viajem,mas notou que os brilhos se intensificaram ,dando a entender ao rapaz , que ele esperasse um pouco antes de seguir viajem.Ele lamentou não ter nada que pudesse registrar os fenômenos. Mas certamente este dia o jovem jamais vai esquecer,como relatou-me depois.Qual teria seido a nossa atitude, se estivéssemos no lugar dele?As. Elver


- A c
ada início de ano,renovam-se as esperanças por dias melhores para todos nós. Saúde conquistas materiais e espirituais. Nós pesquisadores do GPUC, desejamos o mesmo,e, vamos um pouco mais além; dessejamos novos relatos de avistamentos de objetos estranhos em nosso céu. Desde 1985, ocorre um aumento no número de casos,mas,apartir de 2001 ocorreu ama certa aceleração destes,a tal ponto,de eu anunciar a cada início destes últimos anos,que o ano seguinte superará o anterior. Apartir de nov. de2006 até hoje,27 de jan.2007,o incremento de relatos é evidente,tanto do meio rural e urbano.Moradores da Rua Arnaldo Valli,bairro São Judas Tadeu,tem sido testemunhos de vários avistamentos de ovnis bem maiores que objetos brilhosos no céu,como por exemplo,o planêta Vênus à oeste,e de brilhos mais intensos.Inúmeras ocorrências de flashes,alguns em grandes alturas e outros que clareiam o chão.Estes já se tornaram comuns em várias localidades do município,com a seguinte característica ;no meio rural ocorrem com intensidade de brilhos,(branco intensos) e vários focos em determinados locais. Na cidade, brilhos mais fracos e a grandes alturas.Já relatei alguns casos ,outros não,mas asseguir relatarei dois casos.As. Elver
 

- São poucas as pessoas que não gostam de acampar próximas de um riacho,fazerem um fogo de chão e prepararem um bom carreteiro.Uma família que mora a uns 50 metros de minha casa,acamparam na região da Pitangueira. Este acampamento possuía uns dez integrantes, e todos observaram alguns eventos de "flashes " cujas luzes de cores branco brilhante, inundaram o chão e barracas por cerca de no mínimo cinco minutos. Ao observarem o céu,notaram um pequeno objeto arredondado , que quando aparecia emitia esta luz. Foram quatro eventos com estes "flashes",e estes provocaram um certo temor em alguns ,e, em outros ,produziu apenas admiração. Mais testemunham de outros acampamentos próximos devem ter observado o mesmo fenômeno,mas destas ainda não recebi informações. Este "banho" luminoso, em 2005,(outubro) os sete integrantes do GPUC, receberam em um evento semelhante, quando estávamos no Cêrro dos Andrades. As. Elver

 

- As ocorrência ufológicas em nossa terra não cessam Estou com dificuldades de investigar algumas ,pois não possuo tempo suficiente e também pouca gasolina. Na região do Salso,ao sul da cidade, foram observadas três esferas luminosas na 1ª semana de dez2006, deslocando-se do local "acima da Pedra do Segrêdo, em direção à cidade, efetuando uma curva em direção à localidade do pionheiro e Pitangueira.Duração destas 3 últimas descrições, é de aprox. 6 minutos.

 

- Desde o dia 10 dez.2006, tenho recebido informações de um ovni, arredondado, voando lentamente e as parado, trocando luzes de cores, amareladas, brancas, avermelhadas. Temos uma foto de telef. celular com características semelhantes. Horários de observação, um casal próximo à fábrica de sapatos, observou às 22:45hs. Uma senhora e seu filho,(ambos empresários) moradores próximos ao centro, descreveram-me o mesmo objeto, em posições e dias diferentes, com trajetória aprox. sul p/ norte , e após fazendo um "L" para o este.Este objeto apresenta-se em altura baixa segundo as testemunhas, pois seu tamanho serie de seis luas cheias ou mais enfileiradas. Uma das testemunhas possui máq. digital, e portanto, estará à espreita na próxima vez.

 

- Nosso céu continua muito movimentado, principalmente neste nov. e dez. de 2006.Nas imediações onde moro,(R. Arnaldo Valli ,427.) muitas pessoas, inclusive este ,registram inúmeras ocorrências ,em inúmeras observações que realizamos entre 20hs e 24h .Resumo de alguns acontecimentos. Desde 1° de dez.2006, observamos uma "estrela",(um OVNI) de cor amarelada, já relatada em outros artigos. Muitas vezes este ovni, expande sua luz,ficando do tamanho de uma lua cheia.Desloca-se lentamente em linha reta,em diferentes quadrantes do céu,e ,sentido de desloc. variado. Em algumas ocasiões apresenta-se para e após realiza curvas.Nas imediações do CTG F. Nativista, atrevo-me a dizer que cerca de 80% dos moradores já observaram. Já temos uma foto ,obtida no feriado de 15 nov/2006.Elver

 

- Aos interessados em pesquisas ufológicas, recomendo clicar em: www.ufo.com.br, A revista ufo é a mais antiga do mundo,de maior site em língua portuguesa,sendo que a pesquisa ufológica no Brasil ,está na vanguarda dos demais países. Desejo à todos leitores deste espaço, um feliz 2007, e, Paz em todos os corações. As.Elver.GPUC.

 

- Nas Minas do Camaquã, no domingo,03 dez/2006, algumas pessoa em passeio turístico, às 11:hs, tiraram fotos com máquina digital, e, qual foi a sua surpresa, quando apareceu na tela do computador, um ovni, perfeitamente identificável. De forma elíptica, semelhante a uma lentilha, apresentando incidência de sol em cima,contraste luz e sombra, coerente com o horário. É mais uma das nove fotos ampliadas de ovnis, que temos em mãos. Como são dois trabalhadores da Rádio Caçapava, esta fará uma breve discussão do fato, provavelmente dia 17 pela manhã. As. Elver

 

- No dia 3 dez. deste ano, estavam uns seis jovens entre 12 a 16 anos, na área de minha casa jogando XADREZ. Era 19:45hs, o céu apresentava-se com nuvens pesadas de préchuva, quando um deles observou no céu, na direção da Vila Sul,aprox. 70 ° em relação a horizontal, um objeto voador de cor amarelada vindo em nossa direção, provocando um "Ó´h,ó da turma. Seu tamanho eram bem maior que qualquer estrela conhecida. Lembramos que a estrela mais brilhante em nosso céu, é Sírius, localizada na porção este ´, próxima as TRÊS MARIAS. Seu deslocamento durou cerca de 34 minutos, de sentido; Vila Sul a Ass. do Trovadores onde estávamos.As. Elver.

 

- Dia três de dez/2006, alguns jovens que estavam no pátio da EENªSª da Assunção, no recreio da noite ,21:27hs, presenciaram durante aprox. 2 minutos, o deslocamento de um ovni amarelado,cujo tamanho era maior que qualquer estrela conhecida. Eu participei da observação ,pois fiquei com eles no final do recreio. Após este fato, ficamos tecendo comentários e opiniões acerca do fato, oque desperta nos jovens , maiores curiosidades sobret o tema UFOLOGIA.. No dia 6 dez/2006, a convite do Grêmio estudantil da EE. Dinarte Ribeiro, tive a oportunidade de realizar uma palestra de 45 minutos, para cerca de 85 alunos das 2ª e 3ªséries do ensino médio diurno.O tema escolhido por eles,UFOLOGIA,(unidentified flying object) despertou curiosidades,e,ficaram de coletar informações,nas diferentes regiões que moram,trabalhando a mente e responsabilidades no trato deste tema. As.Elver

 

- A região do Vale do Arroio Stª Bárbara, bem com todo nosso município, possui alta incidência ufológica,além de ter morfologias ,topografia,geologia,flora e faunas ,interessantes e bonitas.Referi-me à isto em 1995, quando coloquei no jornal alguns apontamentos. Primeira semana de novembro de 2006, oito jovens que estavam acampados presenciaram o seguinte fenômeno. Um objeto voador de diâmetro aprox. meio metro, de cor verde limão cintilante, desceu do Cerro do Bugiu, e aproximou-se dos acampamentos. Desceu até um metro e ficou distante dez metros dos surpresos jovens, que não sabiam que atitude tomar. O objeto apagava e acendia, sempre com luz esverdeada. Ficou junto aos jovens, desde as 22horas,até 4 horas da manhã. Nenhum dos jovens teve a curiosidade e coragem de aproximarem-se. Mais algumas informações, , obterei a respeito deste fato. As. Elver

 

- O céu caçapavano continua mui lindo. No mês de novembro de 2006, penso que pelo menos uns 20 dias,apresentaram "estrelões" de cores amareladas ou branco intenso passeando pelo céu. O interessante é que estes aparecem em diferentes pontos do céu, parece que "eles" fazem questão de não repetirem os pontos de surgimento. Na maioria das vezes, estes OVNIs expandem seu brilho por aprox. 3 segundos, dando impressão de vão explodir. Dezenas de testemunhas, citam estes fatos. As. Elver.

 
- Geralmente as observações de ovns aqui nesta região, acentuam-se do mês de agosto até abril. Pensamos,(Grupo de pesquisas ufológicas de Caçapava do Sul-GPUC) que seja devido a maior quantidade de pessoas fora de suas casas ,por apresentarem-se noites com maior temperatura. Este mês de novembro de 2006 este sendo muito rico em observações de objetos Estranhos em nosso céu. Desde a primeira semana , tem sido visto em diferentes horários, trajetórias,tamanhos ,horários e comportamentos de luzes.Geralmente tem aparecido um objeto no céu,apresentando-se esférico, lembrando uma estrêla muito maior que as tradicionais. Seu deslocamento também varia, sendo mais lento que um avião,e muitíssimo rápido como um meteoro, só que após para bruscamente e aumenta consideravelmente seu tamanho,( aprox. 5 ou mais vezes) e brilho. Foi avistado em diferentes horários e localizações acima da cidade, nos dias 10,11,12,13,14,15.Lembramos que em 2004, no dia 24 de dezembro,numa sexta feira, foram avistados cinco objetos semelhantes a estrelas grandes, todos originando-se na porção sudoeste, aproximadamente 70 graus acima do horizonte. Alguns moradores próximos ao CTGF. Nativista, no dia 15,nov.,avistaram uma grande "estrela" vindo aprox. do centro da cidade, em direção ao citado CTG. Um grupo de jovens numa esquinae este ,observaram ,e,quando o ovni aumentou de tamanho e brilho um deles tirou uma foto com seu celular, e após fez uma breve filmagem de aprox. dez segundos. Constituindo-se esta foto,(encontra-se ampliada) o primeiro e único registro deste ovni,que o GPUC tem notícia. O evento proporcionou enorme expectativa e alegria na gurizada,que já fazem parte do Grupo SENTINELAS DO CÉU. A foto encontra-se na parte de poster neste espaço.Fiquemos de prontidão,pois que eu saiba, é a quinta foto obtidapor celulares.Ass. Elver.
 
- Tenho em mãos uma informação sobre um objeto de forma esférica,(muito comum por aqui) cor cinza metálica muito brilhoso. Este foi avistado no dia 8 de novembro de 2006 sobrevoando região próxima ao centro de Caçapava. Seu deslocamento durou aprox. um minuto , e deu-se de norte para sul. Este tipo de ONVI(objeto voador não identificado) quando aparece à noite, apresenta-se como um "estrelão" de cor branca de brilho intenso.Foram vários relatos , de observações realizadas em diferentes horários,por vários alunos da EM.Inocêncio Prates Chaves e EE.NªSª da Assunção.Ass. Elver.
 
Distante aproximadamente 23 Km da cidade,encontra-se um propriedade onde foram observadas três círculos perfeitos de aprox. 6 metros de diâmetros cada. O proprietário relatou que as marcas foram encontradas em novembro /2005,em uma plantação de pastagens. Fomos ao local , no dia 24 de setembro deste ano, onde com dificuldade verificamos poucos vestígios das marcas. O proprietário relatou-nos que tão logo observe algo "diferente" nos procurará, pois a região que fica próximo ao Seival, possui altíssima insidência de ovni, de diferentes tipos.
Postado em: 09/10/2006 - 09:55 horas
 
Além de tentarmos registrar objetos voadores estranhos no céu e com manobras inteligentes, observamos frequentemente "estrelas " cadentes, pedras de fogo, "riscos' ou clarões , que algumas vezes caem no solo, campos ,matos,(quebrando árvores) ou até em casas. Eu tenho pedido aos meus alunos , que relatem-me quaisquer destas ocorrências. As vezes um buraco no campo, ou uma pedra estranha no local, podem mostrar ocorrência de meteoritos. Principalmente os proprietários rurais, que conhecem cada palmo dos campos, solicitamos informações quando notarem algo diferente no solo. Agradecemos a colaboração de todos neste sentido. Elver
Postado em: 09/10/2006 - 09:55 horas
 
Mais um jovem registra em seu celular um ovni. Na 2ª quinzena de setembro, um objeto alongado lembrando uma lâmpada , foi visto no céu acima da sanga que passa próxima da AESsul. Eram aprox. 23hs, e, em direção oeste, uma jovem da 6ª série da EMI.Prates Chaves, tirou duas fotos, mostrando o ovni ser de cor amarelada ou laranja, com as mesmas características do objeto que apareceu dois meses atrás, só que desta vez, em posição oposta. Já são sete fotos ou filmagens de ovnis obtidas na cidade, (que chegaram até nós) demonstrando o quanto nossa cidade é "visitada". De agosto em diante, com as noites ficando mais quentes, as pessoas saem de casa ficando mais tempo na frete das casas, o que estatisticamente aumenta as probabilidades de registros. Começou a época de maior número de avistamento de ovnis e meteoritos. (estrêlas cadentes) Péríodo que inicia em agosto até março de 2007. Boas observações a todos. As. Elver
Postado em: 09/10/2006 - 09:55 horas
 
Durante as comemorações da semana farroupilha, ocorreram manifestações de pequenas "estrelas" de cores, brancas, amareladas e azul bem claro. Local; CTG Família Nativista, nas três primeiras noites. Cruzaram o céu em diferentes momentos e direções, em horários entre 21;hs e 23;hs. Os eventos duravam aprox. 1 minuto, mas tempo suficientes para que algumas pessoas observassem. Estas "estrelas" de cinco anos para cá, tornaram-se muito comuns, aponto de não receberem a devida atenção.
Postado em: 09/10/2006 - 09:55 horas
 
— Quem gostaria de viajar durante quase duas horas com uma linda esfera azul "neon" à 150 metros distante do carro? Em torno do dia 20 de julho de 2006, quatro pessoas viajavam para Porto Alegre, quando em um local da Br 290 a nordeste do município, perceberam à sua esquerda um objeto esférico com diâmetro pouco menor que a lua cheia, os acompanhava silenciosamente. Era de uma luminosidade azul clara, que volta e meia adquiria certo tom alaranjado, predominando sempre o tom azulado. O motorista da condução, motorista da prefeitura municipal, transportava um casal e um jovem, sendo todos testemunhas do ocorrido. Horário: 4:14 hs da madrugada, altura do ovni: aprox. 100 m, acompanhou o veículo desde o trevo do Pedro Lima até o Posto Satélite próximo da capital do estado. Não é a primeira vez que viajantes pelas estradas daqui, são aompanhados de perto por outros "companheiros" da viajem.
Postado em: 21/08/2006 - 14:04 horas
 
— Os meses de junho e julho, desde 2000, mostram uma riqueza de ocorrências ufológicas. No ultimo sábado, dia 22 dejulho/2006, um objeto voador iluminado por luz branco intensa, foi visto por pelo menos 12 pessoas residentes próximo ao cemitério municipal. O tamanho deste varia conforme o momento em que foi visto, variando conforme alguns entre 8 metros a 3 metros de diâmetro. Passou de forma rasante em uma casas, onde alguns moradores ouviram um barulho que lembra o de um barbeador elétrico. Deslocou-se vagarosamente durante uns dois minutos em direção centro da cidade. O ovni causou espanto e admiração entre as testemunhas. Aos poucos "eles" aproximam-se do centro da nossa cidade. O horário em que o evento ocorreu chama a atenção: 18:40hs, e, a sua altura foi estimada em aprox. 80 a 100 metros. Resumidamente, é este o relato.
Postado em: 28/07/2006 - 17:26 horas
 
— Um integrante de um grupo musical daqui da terra, durante a vinda da região do Durasnal, tirou 3 fotos da lua cheia ,e em duas delas além da lua apareceu logo abaixo desta, um "estrelão". Este possuía o tamanho aprox. de 1/3 da lua, era de cor branco intensa. O ovni não foi notado no momento das fotos, mas posteriormente ,ou seja "eles" aparecem quando querem, como, e onde querem, não temos condições de nenhuma previsão. Talvez possamos salvar uma das fotos.
Postado em: 28/07/2006 - 17:26 horas
 
— Um aluno da 1ª série noturno da EENSA, durante o recreio, filmou um ovni avermelhado no geral, mas que possuía uma luz amarela. A duração do evento foi de no máximo um minuto, e, o objeto deslocava-se vagarosamente no sentido sul. Quando efetuamos o "zoom" ocorre a separação nítida em as cores. O Tamanho deste era de aproximadamente 1/4 da lua. O aluno que filmou, passará para o computador, e dentro do possível, reproduziremos aqui.
Postado em: 28/07/2006 - 17:26 horas
 
— O GPUC apela para quem puder ajudar a Patricia em seu tratamento de saúde, irem no Banco do Brasil, onde existe uma conta corrente para receber auxílio financeiro em favor da Patricia S. Melo, "Miss", como os seus médicos a chamam. O GPUC agradece à todos, que tenham PAZ em seus corações.
Postado em: 28/07/2006 - 17:26 horas
 
— Com o advento de celulares com condições de obterem fotos e pequenas filmagens, a probabilidade de serem obtidos registros de ovnis, aumentou muito. Em torno do dia 10 de junho/2006 à tardinha, uma aluna da 8º série da EM Inocêncio P. Chaves, registrou em 3 fotos um objeto cor de brasa em três movimentos diferentes. As fotos foram obtidas nas proximidades da AESSul. O evento durou cerca de um minuto e meio. O ovni deslocava-se lentamente em direção sudeste.
Postado em: 28/07/2006 - 17:26 horas
 
— Várias ocorrências de ovnis em nosso céu foram-me relatadas no mês de junho. Foram praticamente semanais, sempre relatando "estrelões" amarelados, com luzes brando intensa. Digno de relatar, é uma ocorrência de 1º de julho/2006. Eram 19 horas, cruzou o céu no sentido nordeste-sudoeste, um ovni, pequeno com luzes brancas e vermelhas alternando-se. Jovens que jogavam na quadra próximo a antena de tv, observaram durante aproximadamente oito minutos, o objeto, que inicialmente encontrava-se imóvel, e após com grande velocidade deslocou-se para o sul da cidade. A forma era de uma grande estrela. Foram pelo menos pessoas que o observaram.
Postado em: 10/07/2006 - 11:28 horas
 
— Guaritas, uma das sete maravilhas do Rio Grande do Sul, também possui ocorrências ufológicas. Conversando com um pecuarista que mora na parte nordeste da chamada região das guaritas, presenciaou flashes de cores brancas intensas no céu, mais de uma vez. Estes apresentam-se também em regiões urbanas como nas proximidades do CTG. Família Nativista, quando durante nove dias seguidos foram vistos nesta área da cidade. Aguardamos um relato importante que ocorreu com um vizinho deste pecuarista citado.
Postado em: 10/07/2006 - 11:27 horas
 
— Dias atrás registramos ocorrência de um ovni que apresenta-se frequentemente por aqui. Possuímos registros desde 2004, 2005 e 2006. Neste ano temos várias ocorrências deste mesmo objeto que é visto tanto noturnamente quanto diuturnamente. Lembramos que este ovni apresenta-se como duas esferas, uma de aprox. 0,5m e a outra aprox. 3m de diâmetros, ligadas por um segmento, dando a idéia de serem um só. Último registro é de 28 de abril deste ano, tendo sido visto por um casal residente próximo a Associação dos trovadores, nas imediações do CTG Família Nativista. Seu deslocamento foi de leste para oeste, em lenta velocidade. Sua cor é metálica (quando de dia) e branca intensa à noite. Duração do avistamento: 3 minutos
Postado em: 26/06/2006 - 09:16 horas
 
— Está se tornando frequente cruzarem "estrelões" avermelhados em nosso céu. Pra quem presencia é bonito, pois destaca-se nítidamente no céu. Dia 12 de junho deste ano foi visto cruzar no sentido oeste-este acima do CTG F. Nativista uma estrela avermelhada cujo tamanho era 3 vezes o do planêta Vênus. Velocidade de deslocamento era semelhante a de um avião. Sua foma era esférica e duração do evento foi de aprox. um minuto. Foi visto por uma Srª e seis rapazes que estavam nesta região.
Postado em: 26/06/2006 - 09:13 horas
 
— Este ano apresenta várias ocorrências ufológicas contabilizadas pelo GPUC. Acima da antena de tv, no dia 14 de maio deste ano, foi visto um ovni que trocava constantemente de cores. Apresentava várias cores e algumas piscavam. Foi visto por algumas pessoas que estavam na Rua 15 de novembro. O Ovni era arredondado e apresentava um movimento horizontal, e, foi visto às 5:00hs por aprox. meia hora. No centro da cidade um outro evento ocorreu no céu à noite a uns 10 dias, mas os dados ainda vamos obter.
Postado em: 01/06/2006 - 14:59 horas
 
— No ano de 2002 na Pedra do Segrêdo, um grupo de sete jovens amigos que estavam acampados, presenciaram luzes no céu, que por certo não esquecerão. Eram 3:00hs da madrugada, quando uma luz distante uns 3 Km, piscava e parecia que aumentava de tamanho ou aproximava-se da turma. Apresentava a forma aprox. de um triângulo, que variava de tamanho. O ovni apresentava movimentos para cima e para baixo, mas quase não se deslocava do local. A luz que predominava era avermelhada, e, embora situada a uma altura de uns 2 Km, um dos integrantes do grupo, tentou tirar umas fotos, mas a máquina emperrou. O que deixou o grupo intrigado, foi que a máquina funcionou normalmente no restante do dia. Máquinas emperrarem em situações semelhantes, já aconteceu em vários lugares do mundo. "Eles" aparecem em fotos ou filmagens, quando e onde querem, não comandamos este processo.
Postado em: 01/06/2006 - 14:57 horas
 
— Referindo-me à região citada (Cerro do Perau e Cerro do Bugiu), dois pesquisadores do GPUC (Gessen e Lázaro) entrevistaram algumas pessoas da residência do Sr. Carlos Pereira, e vizinhos, onde colheram depoimentos sobre a observação de um ovni de cor avermelhada que periodicamente sobrevoa estes locais. Em um certa ocasião, fevereiro de 2004, este objeto distante aprox. 150 metros da residência do Sr. Carlos, circundou esta vagarosamente a cerca de 2 a 3 m de altura. A cor que predominava era avermelhada, opaca, quase sem brilho. Depois de circundar a residência o ovni sumiu atrás das árvores, deixando todos surpresos. Coloquemo-nos no lugar dos moradores da casa, como nos sentiríamos? Nestas regiões de fraturas existem fluxos de energias que provavelmente facilitam as ocorrências ufológicas e outras menos conhecidas.
Postado em: 01/06/2006 - 14:55 horas
 
— Existe em nosso município, à oeste, distante aprox. 18 Km a Serra do Santa Bárbara. Esta foi formada por falhamentos tectônicos (rachaduras na crosta da Terra) cuja direção regional é aprox. nordeste. Neste cenário situam-se os cêrros do Perau e do Bugiu, cada um com alturas em torno de 400 metros. Além dos aspectos morfológicos-topográficos e históricos presentemente apresenta uma casuística (casos de avistamentos de ovnis) rica. A beleza dos cerros é grande de dia, mas à noite com céu limpo e estrelado esta beleza é mais ampla. Um jovem casal acampado no verão de 2006, notou pequenos relâmpagos acima do C. do Bugiu, observando com mais atenção, o casal notou a ocorrência de "flashes" de luzes brancas, que pareciam clarear o topo do Cerro, após uns 20 minutos o evento cessou. Flashes são comuns por aqui, até acima da cidade. Estes , originam-se de pequenos objetos parados no céu, que emitem luzes que podem se apresentar de cores brancas ou amareladas. Já nos referimos a estes anteriormente.
Postado em: 01/06/2006 - 14:52 horas
 
— A Rádio Caçapava, colaborando com a difusão da cultura ufológica, levando notícias das ocorrências no município, abordou no programa do dia 17 de maio deste ano, aspectos do ufoturismo. Os integrantes do GPUC no programa (Rogério e Elver) falaram das belezas topográficas, relêvos e geomorfologia, bem como das anomalias geomagnéticas que existem próximas as fraturas profundas que cortam nosso solo. Este conjunto de aspectos não muito comuns em outros municípios, dão uma nota especial aos que gostam de realizarem trilhas, cavalgadas, bicicross, rapel, vigílias etc. A grande vocação turística é ligada ao meio rural, neste ponto devem ser focadas os principais interesses turísticos nossos. Uma das perguntas feitas no programa citado, foi qual a mais recente notícia ufológica, quando citamos a data da segunda quinzena de abril/2006. Mas qual foi nossa surpresa, quando ao sairmos da rádio um empresário de banca de revistas nos abordou citando a seguinte ocorrência. No mesmo dia, duas horas antes do programa, às 7 hs, foi visto na direção do Rincão dos Seixas e Aviação um OVNI maior que a lua cheia cuja forma era de uma "lâmpada florescente" de cor alaranjada, pairando fixo em grande altura, aproximadamente um ou dois Km, levemente inclinado. Posteriormente interrogando alguns alunos que usam o transporte escolar neste horário, confirmei a ocorrência, e, ainda estou aguardando novos dados deste evento. Há um novo caso no Rincão dos Seixas que investigaremos também, estamos aguardando mais dados.
Postado em: 22/05/2006 - 13:49 horas
 
— Noite de 15 de abril de 2006, 00:45hs o ex-aluno T.G. 18 anos estava nas imediações do estádio municipal, quando notou a uns 300m de altura um ovni avermelhado com tamanho de um terço da lua, em forma de bola de futebol americano (rugby). Deslocava-se lentamente, menos rápido que aviões de cruzeiro, traçando trajetória de norte p/ Sul, cruzando acima da antena em direção ao campo de pouso. Notava-se 3 luzes mais fracas ao seu redor, de cores amarelada, laranja e avermelhada. Foi visto por outras testemunhas. Existem outros avistamentos que colocaremos aqui em breve.
Postado em: 10/05/2006 - 08:44 horas
 
— O Grupo de Pesquisa Ufológica de Caçapava - GPUC, agradece a todos nossos meios de comunicações, pelos espaços que periodicamente cedem ao GPUC, para que este relate algumas notícias ufológicas, colaborando deste maneira, para que a nossa comunidade e regiões próximas, abordem com mais simpliciade, didática e responsabilidade este tema que é mundial. Nós divulgamos as belezas geológicas, de relêvos, ligadas ao nosso meio rural. Lamentamos que ainda não tenhamos iniciativas no sentido de criarmos facilidades para que proprietários de imóveis rurais contruam pousadas nos locais. Alguns turístas que não possuem barracas, gostariam de terem uma pequena base de operações para vigílias ufol., caminhadas, trilhas, e tantas atividades ligadas ao meio rural. Esta consciência já existe, mas a grana está curta para todos, e isto difuculta arriscar-se nesta empreitada. Dias melhores nos seguirão, tenhamos garra e Fé.
Postado em: 02/05/2006 - 09:26 horas
 

— Alguns alunos e ex-alunos de 8ª e 1ª série do ensino mádio relataram-me por escrito o seguinte: era 6:30 hs do dia 12 de fevereiro deste ano (2006), quando estes três jovens avistaram uma pequena esfera de cor aço-inóx, pairando em direção as Caieiras, a uma altura aprox. de 3 Km. As vezes fazia um pequeno movimento lento e parou. O intrigante no caso, é que o ovni ficou 4 horas no céu, não podendo ser confundido com o planeta vênus, pois após 8 hs este desaparece pela iluminação solar. Eram 10 hs e continuava no céu o ovni,talvez permanecesse por mais tempo. Estes jovens estavam na Rua Antônio Dourado (R. da linguiça), portanto numa visada oeste para leste. Esta cada vez mais frequente o aparecimento diurno, e próximo da cidade.
Postado em: 02/05/2006 - 09:22 horas

 
— Tenho em mãos um breve relato de avistamento de ovni, descrito por duas alunas da E. Municipal Inocêncio Prates Chaves, colegas de 8ª série. Data 06/12/005, hora: 20:30h, Acima da Av. Santos Dumont, ovni que alternava piscadas de luzes de cores: amarelo, azul e vermelho. O tamanho era maior que qualquer estrela, e, elas ficaram na dúvida se eram 3 ovnis diferentes ou as luzes pertenciam a um corpo no espaço. Estas cores são comuns nas diferentes regiões que cercam o perímetro urbano da cidade. Tenho encontrado pessoas na rua, que não moram mais em nossa terra, mas que estão comprando sítios e chácaras, quando perguntam-me em que locais os objetos costumam aparecer. Estes locais já descritos nestes textos, mas, locais de maior quantidade de observações são: Rincão dos Godinhos, Tarumã e Morro dos Andrades. Este último é frequentemente "visitado" por ovnis. Repito, na minha opinião, este ano superará o ano passado em obsevações ufológicas e talvez nos proporcione um evento maior.(Talvez seja mais desejo que intuição).
Postado em: 02/05/2006 - 09:20 horas
 
— Que a região do Seival, cheia de ricas histórias do nosso município, é palco de frequentes avistamentos, todos nós sabemos. Encontrei a poucos dias, um casal que trabalha nesta região, que possui algumas histórias sobre o tema ovni. Foi-me narrado os seguintes fatos recentes, ocorridos próximo onde eles moram. No dia 27 de fevereiro deste ano, às 23h e distante aproximadamente 1.5 km da casa, um ovni de tamanho cerca de 2 a 3 metros, estava próximo ao chão no campo. Apresentava uma cor brilhante que variava entre o amarelo claro e cor de brasa. A forma era a mesma já descrita desde 2004, 2005 e este ano por inúmeros testemunhos, inclusive o do Senhor Selmar Rosa na região do Pinheiro. Duração do evento: aproximadamente 30 segundos. Este casal descreveu-me mais um avistamento. Data: 02 de março deste ano, mesma região, próximo à Mina do Seival. Objeto de forma semelhante a anterior. Um esfera grande, ligada por um segmento a outra bem menos e talvez uma terceira esfera entre as duas. O ovni realizava movimentos sobe-desce, a pouca altura do chão. A hora era 21:45h, e o avistamento durou aproximadamente 10 minutos (muito tempo). A distância era aproximadamente de 2 Km. Cor que o objeto apresentava era cor de brasa (alaranjada). Temos novos estudos a seguir.
Postado em: 15/03/2006 - 09:46 horas
 
— O ano de 2006 parece que superará o anterior em avistamento de ovnis e registros destes. Estão cada vez mais frequentes as observações de objetos luminosos no céu inclusive de dia e no perímetro urbano. Dia 27 de fevereiro deste ano às 19:20h, um objeto quase do tamanho da lua cheia, apresentando um intenso brilho branco metálico, vindo da posição das Caieiras, cruzando o CTG Família Nativista, desaparecendo em direção ao norte do Cerro dos Andrades. A sua velocidade era mais lenta quando comparada com aviões de carreira, e isto possibilitou a que os 7 guris que jogavam futebol tivessem a oportunidade de observar por uns 10 minutos. Alguns vizinhos puderam presenciar atentos ao fato, e, posteriormente, eu soube que um taxista e três pessoas na região do Pinheiro observaram durante 5 minutos este objeto. Continuando o levantamento de dados, descobri que duas senhoras, um senhor, todos de idades em torno de 63 anos, e uma criança de 7 anos observaram num horário anterior ao que avistamos, possivelmente este mesmo objeto com detalhes mais definidos; forma de ovo, tamanho um pouco mais que a lua, com uma "cinta" ao redor, onde apresentava luzes de cores amarela, branco e vermelha, com 4 "apêndices" tipo segmentos voltados para baixo. Por dois minutos de intervalo, até pegar uma máquina fotográfica, não foi possível obter uma foto com uma presença mais nítida deste. Estamos atentos, e como as aparições estão mais frequentes, falta pouco para nós "pegarmos" um deles.
Postado em: 15/03/2006 - 09:44 horas
 
— Chega-me às maõs uma folha com uma breve descrição do avistamento de um ovni, que apareceu novamente no Rincão dos Seixas. Estavam três rapazes conversando tranquilamente a meia-noite, quando notaram uma luz amarelada, que deslocava-se lentamente formando um zig-zag. Estava longe, eles calcularam uns 5 Km de distancia. Este ovni possuía o tamanho de um terço de lua cheia e as luzes amareladas estavam inercaladas por espaços não definidos como se existissem outras luzes apagadas entre elas. Data 26 de fevereiro de 2006.
Postado em: 01/03/2006 - 09:44 horas
 
— O senhor Luiz Fernando M. de Freitas ,morador a apenas 200 metros do centro, presenciou um ovni de formato ovalado (bola de rugby) deslocando-se durante um minuto e meio no sentido norte-sul. A data foi 15 de fevereiro de 2006 ,o que está mostrando que talvez este anos supere 2005 em nº de registros ufológicos. A noite estava escura e ele notou que o ovni possuia o tamanho de 3 luas cheias (estava bem próximo), e as vezes piscava luzes de cores branco, amarela e azul. O objeto parecia distorcer-se, quando as luzes trocavam de cores, pois estas possuíam forte brilho. Este Sr. chamou sua esposa e filho para verem, mas estes não quiseram ver. Disse-me ele que passou a olhar o céu, após ter conversado comigo no ano de 2000, após ter-me relatado o aparecimento de três marcas de queimado do tamanho de roda de caminhonete, sendo que no inverno daquele ano, ele notou deslocamento de um objeto (sonda) do tamanho de um bujão de gás, cor de brasa, que pairava a poucos centímetros do chão. A propriedade onde ele trabalhava dista apenas 4 Km do centro de nossa cidade.
Postado em: 01/03/2006 - 09:42 horas
 
— Em relação ao OVNI com luz amarelada descrita anteriormente, tenho o seguinte caso a relatar. Nesta mesma época e lugar, uma moça de idade 18 anos, teve um contato de cerca de 50 metros de distância, com um objeto que pode ser o mesmo. Pela proximidade, ela pode estimar os seguintes dados: tamanho do ovni de 3 a 4 metros, forma ovalada tipo "lentilha", altura do solo de aproximadamente 5 metros. O mais importante do evento é o que será descrito. Nesta noite quente de verão de 2000, eram 4:20h da madrugada, e, como ela não conseguia dormir, foi até a cozinha tomar água, quando notou próximo à casa uma luminosidade amarelada. Curiosa ela abriu a porta da cosinha p/ o pátio, e, observou o OVNI rapidamente e fechou a porta. Notou então que estava toda molhada, e preocupada consultou o relógio, surpreendendo-se com o que viu: eram 4:40 h, meia hora só para abrir e fechar uma porta? Tomou um banho e foi dormir. Posteriormente, em uma conversa comigo, relatou-me que durante três dias permaneceu com uma mancha arredondada de uns 4 cm de diâmetro do lado direito do abdômem. Esta produzia coceira, mas após o quarto dia começou a sumir. Esta moça disse-me, após eu fazer-lhe uma série de perguntas, que aceitaria submeter-se a uma hipnose regressiva, para tentar saber o que se passou naguela meia hora que "sumiu" sem explicação. A dificuldade é levá-la à cidade de Santa Maria, para uma consulta com um médico hipnoterapêuta. Para isto é necessário uma acompanhante, passagens, refeições, etc, custo este não possível no momento. Tenho contatado com ela, que sempre que possível, faço novas perguntas.
Postado em: 26/01/2006 - 09:18 horas
 
— Ao sul de nossa cidade,no bairro Henriques, próximo ao Banco da Amizade temos tido vários relatos de avistamentos de OVNIS, e, até casos que talvez tenha ocorrido "ABDUÇÃO". Era o verão de 2000 (talvez fevereiro), eram 23:15 h, um casal próximo a estrada que cruza na frente do B. Amizade, observaram uma luz amarelada que pouco acima das copas dos eucaliptos banhava estes de forma uniforme e nítida. Este casal observou durante uns 3 minutos, até que o senhor pediu a esposa para entrarem na casa e esquecerem o ocorrido. Como ficamos sabendo muito tempo após, não foram notadas marcas de queimado nas partes superiores das árvores.
Postado em: 26/01/2006 - 09:13 horas
 
— Durante uma viajem de moto, à noite, não conseguimos apreciarmos a paisagem como gostaríamos. Aliado a isto, se um casal muito jovem (idades em torno de 18 e 23 anos), avista uma luz de cor branca e brilho intenso à sua frente, distante 100 metros, mais difícil se torna. Foi o que aconteceu no final do mês de agosto de 2005, com o casal A. e J. na região do Contrato próximo ao Cerro dos Melo a 20 Km da estrada 392. Eram 23:45h de uma noite clara, e que ficará para sempre na memória do jovem casal. A medida que eles se aproximavam da porteira da propriedade, quando a jovem desceu para abril a porteira, o ovni aproximou-se, ficando a apenas 30 metros, imóvel silenciosamente, emitindo forte luz branca, como um facho, partindo de um foco amarelado. Mesmo com pouca nitidez, foi possível notar uma estrutura retangular tipo janelas que possuía luz amarelada. Após fecharem a porteira, e, com a moto acelerada, partiram em direção à casa, apavorados só olhando para frente. Demoram a dormir, comentando o fato, e, apreensivos, pois pensavam que o ovni estava por perto. Eles relatam que imaginam que o evento durou cerca de 5 minutos, e que o objeto sumiu após terem fechado a porteira. Perguntado a eles se a moto desligou o motor, (pois isto ocorre com aproximação de ovni) disseram que não notaram, que pensam que a moto permaneceu ligada. Eles estão tentando deixar de trabalhar nesta propriedade e morarem na cidade.
Postado em: 19/01/2006 - 10:01 horas
 
— As Minas do Camaquã, possuem ao seu redor, uma série de morros, que marcam o local de maneira característica, tornando o mesmo muito apreciado para a prática do ecoturismo, trilhas, visitações as galerias, ufoturismo, etc. Já existe no local uma boa estrutura turística. Neste local um casal que trabalha em uma rádio do município, avistou um ovni durante aproximadamente 3 minutos. Foi na 2ª quinzena do mes de agosto de 2005 as 18 horas, quando avistaram um objeto a cerca de1 Km de distância, com a forma de charuto, apresentando um corpo de cor cinza metálico e na ponta da frente um luz branca de brilho intenso. Deslocava-se lentamente a cerca de 500m de altura, e, um dos integrantes do casal retirou-se para pegau uma filmadora, o ovni sumiu aos poucos. Nós do GPUC percebemos, e isto ocorre em várias regiões do planeta, que "eles" dificilmente deixam-se filmar um fotografarem-se.
Postado em: 19/01/2006 - 09:56 horas
 
— Nós sabemos que regiões lindas em termos de vegetação, relevo e constituição geológicas em caçapava são uma fartura. Mas quando aliado a isto tudo, ainda assistirmos desfiles de ovni próximos a acampamentos, aí então, as emoções se multiplicam Foi o que aconteceu no Passo do Cação, região ao sul do município. Locais com paredões e morros que recortam as paisagens. Era 6 de janeiro de 2006, em torno das 23horas, alguns integrantes do GPUC e outras que acampavam, viram um ovni que por duas vezes, quando vinha por sobre as copas das árvores, e, no momento que o pessoal comentava, este se afastava rapidamente. A duração destes dois avistamentos durou em torno de 5 segundos, apresentando as mesmas características. Este ovni apresentava cor amarelo, com brilho muito forte. Estes me relataram que a emoção foi forte, pois a visão deste deslocando-se por cima da copa das árvores e por duas vezes, causou dois impactos emocionais. O tamanho era semelhante a do planêta vênus (que não esta mais aparecendo a oeste nesta época). O grupo do GPUC no acampamento em: Gessen Teixeira, Rogério, André Vivian, Bruno e Marcelo, estes os felizardos do evento.
Postado em: 19/01/2006 - 09:52 horas
 

— Em janeiro de 2006, três integrantes do GPUC. estavam retornando de uma trilhas na linda região da Pedra furada- Pedra do segredo, quando no setor sudoeste do céu avistaram um objeto que lembrava um avião com pequeno ratro tipo escape. Este estava imóvel, e, após 5 minutos outro apareceu próximo a este, com mesmas características. Estavam em posição oblíqüa um em relação ao outro. Minutos após, começaram a realizar movimentos lentos, quando foi observado que "eles" possuíam cores lembrando cinza-metálicos, como as pessoas dizem, "panelas de alumínio " no céu. Duração do evento: aproximadamente 20 minutos.
Postado em: 19/01/2006 - 09:49 horas

 
— Registros antigos também possuem importância , na ampla e diversificada casuística de nossa terra. Março de 1995, em um fusca, subindo a estrada do salso, nas imediações do balneáreio Adão e Eva, aprox. 21hs., dois irmãos viajavam no sentido sul-cidade, quando notaram duas pequenas luzes amareladas como faróis de carro. deslocaram-se para a direita para darem passagem ao outro "veículo", quando o sistema de ignição do fusca falhou, e, neste instante notaram que o que vinha em sua direção a poucos metros do chão , não era um carro, mas um OVNI. Os dois irmãos tentaram sair do fusca, mas estavam paralisados, e viram postados nos dois lados, dois seres distintos. Um à esquerda eram um ser com nosso biotipo magro e alto, que falou rapidamente frases sobre o mundo. À direita outro ser, mais baixo de altura (1me30cm) cabeça com a forma de "ovo", este, permaneceu aproximadamente 5 minutos do encontro, em silêncio. Mais dados temos, que noutro espaço noticiaremos. Estes irmãos (um deles é funcionário da prefeitura) evitam sairem à noite, o que é compreensível. Existem em outras localidades casos semelhantes.
Postado em: 02/01/2006 - 14:03 horas
 
— O GPUC foi criado oficialmente em 07 de agosto de 1996, quando no auditório da URCAMP. Na ocasião, reuniu-se com o palestrante e representante da ANUB. Associação dos ufólogos do Brasil, o pesquisador Carlos Vieira Gonçalves, que abordou temas como: Ligações históricas- Sistema solar - Os extraterrestres -O que são ovnis - ufos- avistamentos - contatos ufológicos- provas físicas. Estamos em contatos para trazermos um palwestrante para março do próximo ano.
Postado em: 02/01/2006 - 14:02 horas
 
— O grupo de observação do céu, do grupo de pesquisa ufológica de Caçapava - GPUC, auto batizou-se de "Sentinelas do céu" em 28 de dez./2005. Na rua Arnaldo Valli, a turma de gurizada e adultos, próximo da Ass. dos Trovadores, reúnem-se seguidamente e estavam de olho no céu na quinta-feira (22/12/05), quando observaram no período entre 20:45hs até 23:45hs, vinte objetos de pequena luminosidade no céu. As trajetórias preferenciais eram de norte-sul ou sul-norte, algumas oeste-e-leste. Alguns objetos foram classificados como satélites, mas outros deixaram dúvidas, pois nunca foram vistos tantos "satélites", até filas foram observados. Objetos maiores nesta época de natal, não foram vistos, ao contrário do dez/2004. Continuaremos como SENTINELAS DO CÉU. FELIZ 2006 a todos os caçapavanos.
Postado em: 02/01/2006 - 14:00 horas
 
— Nosso céu continua bem movimentado. Dia 24 de novembro de 2005, novamente alunos (aprox. 25) e o professor Elver, durante atividades esportivas às 21hs, presenciaram por uns 3 minutos o deslocamento de um OVNI que está se tornando muito freqüente. Este se deslocava-se no sentido norte-sul no quadrante leste da cidade, passando acima da avenida Pinheiro Machado. Os alunos apontavam e trocavam idéias e teciam vários comentários. Desde domingo de novembro. até hoje (sábado - 26/11) após às 21hs um OVNI com mesmas características, cor de estrela semelhante ao planeta VÊNUS. Desloca-se lentamente durante uns 3 a 4 minutos e apaga. Tem sido vistos durante todos os dias, no horário entre 21 e 23 horas eventos de FLASH ou PISCADAS situadas em diferentes pontos, bem acima no céu. O Programa Estudio 1070 da Rádio Caçapava (horário das 22:30h às 24hs), recebeu integrantes do GPUC, quando foram tecidos comentários e sugestões sobre o tema e estudo deste.
Postado em: 28/11/2005 - 11:14 horas
 
— Eventos como jogos de futebol no meio rural, tem sido ocosiões de inúmeros avistamentos. Na primeira quinzena do mês de set/2005, na região ao sul do município a aproximadamente 46 Km da cidade , cerca de 30 pessoas observaram um ovni de cor preta sobrevoando o local a uns 500 metros de altura. A hora era: 12:30 hs, e este foi visto durante uns 20 min. O objeto tinha o formato que lembrava um chapéu, foi acompanhado por uma família com binóculo, sendo que esta estava de posse de uma filmadora mas que infelizmente não fizeram uso. O Tamanho deste ovni era de uma lua cheia e deslocava-se vagarosamente e verticalmente sumindo aos poucos. No mesmo dia ,no período da noite foi observado uma luz de cor amarelada no mesmo ponto do céu onde sumiu o objeto descrito, sendo a interpretação mais aceita, de que trata-se do mesmo ovni visto após o almoço. Talvez num futuro breve, podemos estar de posse de uma filagem destes "visitantes".
Postado em: 16/11/2005 - 14:01 horas
 
— Dois integrantes do GPUC, estiveram na Rádio Portal no dia 07 de nov/2005, 2ª feira, onde no programa "Tá na Mesa", foram expostos temas ufológicos, uma interação cordial e séria sobre o que está acontecendo em nosso céu. Nós integrantes do GPUC, felicitamos a emissora pelo seu primeiro aniversário, ao mesmo tempo que demonstramos nossa satisfação pela visão aberta que seus radialistas possuem ao ver o mundo. Todos os meios de comunicações de Caçapava, jornais e Rádios, demonstram respeito e preocupação com os dados e relatos que brotam de todos os seis distritos do município. Sabemos de muito pouco sobre o que efetivamente esta sendo observado em nossso céu, mas este pouco, é importante , e nós divulgaremos dentro do possível. Saudações à nossa comunidades caçapavana.
Postado em: 16/11/2005 - 13:56 horas
 
— O céu acima do local onde situa-se a E.M.Vilmar Madeira, próxima ao campo de pouso, tem tido vários registros de ocorrências ufológicas. Na 1ª quinzena do mês de agosto, um morador do local, relatou-me o avistamento de um ovni de cor amarelada de tamanho no máximo de 3 metros de diâmetro, voando a pouca altura, próximo de 10 metros. Seu formato era alongado em forma de um "charuto". Eram 23 horas e o ovni encontrava-se a 70 m de distância. No mesmo local 26 de junho deste ano, 9 garotos de idades variando de 11 a 15 anos, e duas senhoras, viram substâncias esverdeadas de tonalidade clara circulando rente ao chão. Estive no local, entrevistei pessoas, e cheguei a conclusão de que o evento comportou-se com características de energias ectoplásmicas. Futuramente retomarei o assunto.
Elver Teixeira - Ufólogo
Postado em: 31/10/2005 - 11:38 horas
 
— Alguns moradores do bairro floresta, ao norte da cidade, nas noites de 4ª e 5ª do mês de outubro/2005, avistaram nestas duas noites, um ovni com as seguintes características: tamanho o dobro da maior estrela do céu,
rodopiava em torno de seu eixo, e possuía a cor predominante avermelhada. O sentido de deslocamento era nordeste para sudoeste em direção à Pedra do Segredo, possuindo uma velocidade bem lenta. O ovni girava ou trocava as cores das luzes laterais, variando entre cores esverdeadas, avermelhada e branco estrela. Distância aproximada de 4 Km em uma altura de 500 metros.
Outros dados: horário de avistamento - 23 horas do dia 19/10/2005 e 21:30hs do dia 20 de outubro. Número de testemunhas contactadas na pesquisa: sete.
Mais um levantamento de dados será realizado no bairro, onde alguns moradores aceitaram prestar depoimento nas Rádios locais.
Postado em: 31/10/2005 - 11:35 horas
 
— Quarta feira desta semana (20/10/2005) foi observado um OVNI já tradicional em nosso céu. Eram 21:16 horas, quando na hora do recreio da Escola Nossa Senhora da Assunção, uns 15 alunos entre vários outros e seu professor, viram um ojeto pequeno que estava movendo-se muito vagarosamente no quadrante este a uns 60° de altura. Seu aspecto era semelhante ao planeta (vênus?) que encontra-se todas as noites a oeste. Após uns dois minutos diminuía luminosidade e apagou, mas, após um minuto reacendeu novamente, e quase parado brilhou por dois minutos e apagou-se definitivamente. Os vários alunos ficaram intrigados fazendo várias perguntas e tecendo comentários com seu professor (Elver). São vários relatos semanais próximos ao centro da cidade.
Postado em: 21/10/2005 - 14:45 horas
 
— Algumas investigações do tema estamos fazendo, alguns lugares longe aqui da cidade dificultam-nos o deslocamento, mas iremos até os locais de ocorrências. Por exemplo, na região da Pitangueira, a aprox. 30 Km daqui, um casal observou a 3 Km de sua casa e a mais ou menos 400m de altura, três objetos alaranjados, cor de brasa, fazendo circunevoluções horizontais e verticais. Estes estavam próximos do topo de um morro no sentido de observação em direção ao Cerro da Angélica. Foram 5 minutos de expectativa do casal, e, talvez outras testemunhas se manifestem. As ocorrências são mais de uma por semana, as que nós ficamos sabendo. Será que sabemos 5% do que está efetivamente ocorrendo?
 
— Dia 21/09/2005, numa quarta-feira, foi visto um OVNI na posição sul da cidade. Visto por uma professora e 2 alunos do ensino médio da Esc. Est. Nª Sª da Assunção, o OVNI apresentava as seguintes características: tamanho, bem maior do que a maior estrela que aparece, de forma arredondada, apresentava luz predominante avermelhada e outras verde claro e amarela. Eram 23hs de uma noite clara, e o objeto girava vagarosamente, permanecendo aproximadamente 15 minutos no céu, após sumiu. Temos umas 3 pesquisas para fazermos, após divulgaremos aqui.
 
— No dia 20 de agosto deste ano, num sábado, três integrantes do GPUC, mais o jornalista do Jornal JC (Marcelo), estiveram no Rincão dos Seixas, a 2 Km a sudeste da cidade para colher depoimentos de moradores locais, sobre o avistamento de um objeto de aproximadamente 4 metros de diâmetro que apareceu duas vezes, para três pessoas de uma mesma família, no mês de agosto deste ano. Estes permitiram imagens que posteriormente foram apresentadas no Jornal JC de 25 de agosto de 2005. Algumas pessoas estão conseguindo vencer medos e preconceitos, e vindo a público prestar importantes depoimentos. Brevemente o grupo voltará a procurar novos depoimentos nesta região.
 
— O GPUC (Grupo de Pesquisa Ufológica de Caçapava do Sul) realizou uma vigília ufológica no período das 19:15h até 00:30h. Foram 5 horas de observações, sediados no Morro dos Andrades a aproximadamente 3 Km a oeste da cidade. Éramos 7 integrantes (João, Eduardo, Lázaro, Rogério, Gessen, André e Elver - o último, responsável por estes posts) cuidando dos 4 pontos cardeais, e registramos o seguinte: 3 satélites, 5 aviões e 125 meteoritos. Os casos ufológicos foram o seguinte: um ovni semelhante a uma estrela grande, de cor branco brilhante, que estava imóvel no céu, e após, deslocou-se para o norte e apagou. Um ovni que emitia "flash" a cada 4 segundos, durante um minuto. Este evento repetiu-se mais três vezes. Os integrantes estavam atentos, quando ocorreu um "flash" ao sul inicialmente alaranjado que emitiu uma luz forte de cor branca que clareou o terreno onde estava o grupo. Este durou no máximo 2 segundos, mas todo o pessoal notou. Resumidamente foi o que ocorreu, faremos uma outra vigília na primavera.
 
— Atualmente devido ao aumento de avistamento de OVNI's no município, as pessoas estão com máquinas fotográficas próximas. Inclusive já temos quatro fotos de OVNI's, obtidas por máquinas digitais, destas 4 fotos somente uma está neste espaço, as outras serão inseridas brevemente. Na região situada atrás do campo de aviação, moradores bateram com máquinas óticas ou de filmes, 4 fotos, lamentavelmente não registraram nada. O objeto visto, estava voando muito lentamente a no máximo 1 km de altura. Este possuía forma de lentilha (forma mais comum por aqui), apresentando luzes coloridas onde predominava cores avermelhadas. Eram 23h, e o tempo de avistamento foi de aproximadamente 2 minutos no mínimo
Postado em: 29/07/2005 - 18:25 horas
 
— Com tantos caçapavanos vendo objetos voadores não identificados - OVNI's em nosso céu, que até alguns integrantes do GPUC (Grupo de Pesquisas Ufológicas de Caçapava) registraram uma ocorrência. Estávamos reunidos em minha casa, os integrantes: Gessen, Rogério, João e Elver, quando vimos passar lentamente no céu, um objeto do tamanho de um jato, com forma arredondada, pequeno e de cor branco brilhosa. O avistamento durou de 2 a 3 minutos. Como estávamos com dois binóculos, conseguimos ter uma boa visualização. Eram 16:20h, o céu estava limpo com poucas nuvens, o sentido do deslocamento foi de nordeste para sudoeste.
Postado em: 29/07/2005 - 17:28 horas
 
— Marcas arredondadas de aparência queimada, são frequentes em nossos campos. Nem sempre são noticiadas, por uma série de motivos que os proprietários alegam. Desde agosto de 2000, próximo 4 km da cidade, fui analisar marcas circulares de 80 cm de diâmetro, após, em março de 2001 estive em outra localidade onde apareceram 3 marcas, mas pequenas, com 65 cm. Agora, dia 21 de julho deste ano, examinei duas marcas de queimado no campo, com diâmetros médios de 1.15 metros e outra com 1.6 m. Localizam-se no Rincão dos Godinhos a 2 km da cidade. Moradores deste local costumam observar luzes estranhas, principalmente na direção oeste, tendo visto objetos bem próximos desta propriedade. Possuímos fotografias destas 3 ocorrências.
Postado em: 29/07/2005 - 11:19 horas
 
— Dia 18 deste mês, foi avistado por pelo menos duas testemunhas (mãe e filha), na região do Rincão dos Seixas um objeto que estava a 3 metros do solo e distante 100 metros das testemunhas. A cor geral que predominava era prateada com luzes laterais de cores, azul verde e branca que alternadamente piscavam. Uma luz avermelhada encontrava-se embaixo. Duração do avistamento de aproximadamente um minuto e meio. Posteriormente irei ao local, e após trarei novas informações.
Postado em: 27/07/2005 - 17:00 horas
 
— Os meses de junho e julho de 2005, estão repletos de relatos de OVNIs, o que testemunha que talvez nunca tenha havido "onda" ufológica tão abrangente e duradoura por aqui. Será que sabemos 5% das ocorrências? E os restantes 95% , cujos informes não chegam até nós? Na primeira quinzena deste mês, foi visto o estranho objeto, por dois estudantes, no local da Borges de Medeiros , próximo ao estádio de futebol. Com formato arredondado, possuindo metade de uma lua cheia. Eram 23:13h, e, durante aproximadamente um minuto e meio, cruzou o céu a uma altura em torno de 50 metros à distância de uns 100 metros. A parte de cima era composta por luzes avermelhadas e a de baixo prateada. O objeto deslocou-se de forma retilínea.
Postado em: 27/07/2005 - 16:58 horas
 
— Locais próximos a região da Vila São Domingos, sul da cidade, em 2002, e agora no dia 15 de julho de 2005, foi avistado durante um minuto, duas esferas de cores prateadas com aproximadamente 3.5 metros de diâmetro, que estava em cima, e ligada a outra de 1 metro de diâmetro. Estavam a uma altura aproximada de 5 metros e a 300 metros de distância.
Postado em: 27/07/2005 - 15:15 horas
 
— Ocorrências em todos os quadrantes de nosso município, com objetos arredondados e cores variando entre vermelho, azul, verde e amarelo. No ano de 2002, próximo a Granja do Espinilho foi avistado OVNI semelhante.
Postado em: 26/07/2005 - 17:32 horas
 
— Tenho em mãos 5 folhas, cada uma com descrições de OVNI. São breves e acompanhadas de desenhos simples mas importantes. Uma ocorrência já um pouco antiga, datando da 2º quinzena de out/2000. Foi visto por várias pessoas, aproximadamente 10, em locais diferentes na Avenida Alfredo Duarte.
Hora: 23h, objeto estranho possuia tamanho aproximado a 10 metros, com luzes ao redor, que lembrava um micro-ônibus. Luzes possuiam cores que variavam entre: amarela, vermelha, verde, azul e lilás. Estava a 40 metros das testemunhas e 20 metros de altura. Após um minuto deslocou-se rapidamente para o oeste desaparecendo.
Postado em: 26/07/2005 - 11:11 horas
 
— No mês de junho, o nosso céu esteve muito movimentado. Relatos semanais foram repassados. Objetos de cores branco-amareladas de tamanhos de um quarto de lua, vistos principalmente na região sul da cidade, por moradores próximos do campo de pouso. Nunca ouvi tantos relatos, o que confirma que realmente estamos em plena "onda" ufológica. Na primeira semana de junho último, um pecuarisa com campo à 21 Km da cidade, ao voltar subindo a estrada da Pedra do Segredo, avistou um objeto voador que não identificou, ovni. O objeto estava a aproximadamente uns 200 metros e 100 metros de altura, e cujo tamanho era de no máximo 5 metros. O horário do ocorrido: 20h. A cor que apresentava era branco luminosa. O Sr. que relatou-me , mostrou-se curioso e preocupado, pois ainda não tinha experiência semelhante, apartir da data, viaja com uma máquina fotográfica de "prontidão" para um eventual "contato".
Postado em: 11/07/2005 - 09:25 horas
 
— Nesta 2ª feira , dia 14 deste mês, duas testemunhas em diferentes pontos da cidade, relataram-me terem visto em horário de 6:00h e 6:05h, em direção ao sul , a baixa altitude, um ovni, de cores azul, vermelha e amarela com pequenas estrelas que circulavam formando aproximadamente um círculo, em movimento de "vai-vem". O tamanho eram aproximadamente de uma lua cheia.
Postado em: 20/06/2005 - 13:56 horas
 
— Dia 14 de junho deste ano, terça-feira, veio até minha residência um Sr. de 70 anos que mora a aproximadamente 30 quilômetros da cidade, relatando-me ter visto durante uns 6 segundos um objeto azul claro, com tamanho que lembra uma bola de futebol, semelhante ao descrito no texto anterior a este. Hora do avistamento: entre 20:30h à 20:40h da segunda-feira deste mês dia 06 de junho. Pelo horário, conforme post antecessor a este, ou este objeto cruzou o céu novamente, ou era outro semelhante.
Postado em: 20/06/2005 - 13:49 horas
 
— Dia 06 de junho/2005, às 19:15 horas, alunos que estavam no pátio da EENSA viram no céu um deslocamento de um objeto do tamanho de uma bola de futebol. A cor deste era azul "neon" e pequeno ponto amarelo.
Duração do avistamento: aproximadamente 7 segundos. Dezenas de alunos dos meus dois colégios relataram-me o ocorrido. Uma Srª de uma região do interior do município telefonou para a rádio caçapava relatando o fato. Os relatos de avistamentos continuam semanal, testemunhando o que havíamos prenunciado, que estávamos em uma onda crescente destes.
Postado em: 13/06/2005 - 09:05 horas
 
— Nas últimas 4 semanas tem sido relatado o observação de 3 luzes paradas no céu. Característica: uma de cor verde, uma branca abaixo e uma amarela. As vezes dá a impressão de ter o formato de uma "cruz". Várias pessoas presenciaram a luz branca deslocar-se entre as outras duas.
Postado em: 06/06/2005 - 09:34 horas
 
— Dia 28 de maio 2005: 20 horas, 3 luzes brancas de brilho intenso, foram vistas cruzando nosso céu a grande altura em sentidos de deslocamento variados cruzando-se em forma de "X".O tamanho que possuiam é bem maior que uma estrela grande.
Dia 29 de maio 2005: 22:20 hs, foi visto um ovni de cor amarelo escuro, de tamanho referente a uma lua cheia e meia . Em ufologia, consideramos que; ou esta próximo ao solo, ou é grande (em torno de 20 metros). O deslocamento deu-se de oeste para este cruzando por cima da Associação dos trovadores, na rua Arnaldo Valli acima do nº 427 . Não podia ser confundido com avião, por estar totalmentwe banhado pela luz, e nenhum avião possui estas características. Houve no mínimo 3 testemunhas, em lugares diferentes.
Postado em: 06/06/2005 - 09:26 horas
 
— Carnaval de 2004 , um casal acampado a 200m da margem N do Rio Camaquã, 11:30hs, avistou o ovni a 80m de distância. As copas das árvores de um mato próximo balançavam estranhamente, quando ao olharem para cima, estava quase parado um enorme objeto cinza escuro, com cerca de 100 metros de comprimento .O ovni emitia um chiado e deslocou-se para norte.Este lembrava
o formato de um peixe "arraia", já descrito mundialmente com esta característica. Tempo de observação: 1 minuto e meio. É a primeira descrição de ovni com esta características (que eu saiba) em nosso município.

Postado em: 06/06/2005 - 09:21 horas
 
— Última quinzena de março de 2004, região do lagoão, aproximadamente 65 km a nordeste do município, uma linda noite sem lua. Eram 23:15 horas, quando alguns moradores notaram que uma luz amarelada banhava casas e campos. Era possível observar com clareza uns 8 ou 10 km ao redor, onde a luz não fazia sombras. Uma das testemunhas (que reside em S. Maria) saiu para o campo, e surpresa, notou 3 esferas a 12 metros do chão, do tamanho de um pneu de caminhonete. Duração do fenômeno: aproximadamente 50 minutos. Esta região tem sido "visitada" por luzes estranhas constantemente.
 
— Marcas de queimado na grama de campos longe e próximos do perímetro urbano ocorrem periodicamente. No ano de 2000 , a 4 Km da cidade, foram encontradas 3 marcas circulares de queimado do tamanho de um pneu de caminhonete. Chamado pelo dono da propriedade, analisei uma das marcas, este já tinha sofrido ação de geada e estava enfraquecida, mas obtive registro em foto. O zelador disse que dias antes um objeto do tamanho de um butijão de gás de 13 Kg, sobrevoou a grama a poucos centímetros do solo. A cor era avermelhada e o objeto deslocava-se lentamente. Duração do avistamento: aproximadamente 2 minutos. Geralmente onde estes objetos aproximam-se há registros de irradiação "calórica" que queima a grama.
 
— Em 18 de dezembro de 2001 registramos um evento significativo ocorrido com um pecuarista que reside próximo ao Rio Camaquã. Omitindo o nome deste, relato de forma breve o ocorrido. Vinha este Sr. em seu caminhão pela BR 153, quando na região do Alto da Boa Vista, observou uma luz amarelada próxima e em cima de seu caminhão. Relatou que o OVNI tinha aproximadamente 3 metros de comprimente por 2 metros de altura apresentando pequenas luzes: amarela, esverdeada, avermelhadas de tonalidades fracas situadas ao redor do corpo do objeto. A precisão de detalhes é devido a estar 10 metros acima da gabina de seu caminhão, e as vezes ultrapassar e ir até um caminhão que trafegava à sua frente. Eram 21 horas e este Sr. recebeu um telefonema por celular de sua filha, e, relatou a esta o que estava acontecendo, já há uns 10 minutos. O Objeto já próximo do Cerro da Angélica mudou sua tragetória rumando para este, em direção a região da Pitangueira. Este Sr. disse-me que presta seu relato quando necessário, e que possui outras informações do gênero.
 
— O jornal "Gazeta" de nossa terra abordou o tema UFOLOGIA, na sua edição de 25 de abril de 2003, data que nós do GPUC , lembramos com satisfação. Parabenizamos o jornal pelo seu pioneirismo e coragem de reportar-se ao tema , prestando um belo serviço de informação e caracterizando a ocorrência do fenômeno UFO, e repercussão deste em nossa comunidade.
 
— Um objeto voador não identificado (OVNI), de cores variando desde amarelo fraco a alaranjado, tem sido relatado por várias pessoas aqui na cidade. O tamanho descrito é de um quarto a um terço da lua cheia, desloca-se vagarosamente no céu, no sentido predominante sudoeste-nordeste, e realiza curva suave no céu. A época do maior número de avistamento situa-se durante o ano de 2004 (principalmente novembro e dezembro) em dezembro próximo do natal e em 2005 janeiro e fevereiro. Os relatos situam-se entre os horários entre 21 horas e 23 horas. Moradores próximo do CTG Família Nativista podem testemunhar a respeito.
 
— No céu de nossa cidade tem sido visto desde 1985 um OVNI, ou como alguns preferem designar "estrelinha" várias vezes em cada mês. As ocorrências possuem centenas de testemunhos. Muito raras as pessoas com quem falei que não viram este objeto. As principais características são: - Cor predominante: branco brilhante (semelhante a estrela) , arredondado, tamanho que varia desde estrela à lâmpada de um poste, deslocamento vagaroso menos ou igual a avião de carreira , sentido de deslocamento varia muito pois realiza algumas curvas, as vezes interrompe sua trajetória e emite brilho mais intenso , as vezes apaga ou fica piscando.
Este objeto já esta se tornando "patrimônio" de nosso município. Conversei com várias famílias que relatam a mesma descrição, com depoimentos coincidentes. Tenho investigado casos de pessoas que disseram "prescintir" o momento que observaram estas "estrelinhas".
 
— Sábado e domingo (23 e 24 de abril de 2005) foi visto objeto sob forma de uma pequena estrela vermelha cruzando por cima da cidade e fazendo curvas. Foi visto por diversas pessoas. Horário variando entre 20 e 23 horas. Este objeto já esta tornando-se comum em nossos céus.
O Professor Elver esteve no local, na posição das pessoas que avistaram. No momento, o que podemos colocar, é que o ovni estava a 4 Km de distância das testemunhas e a 400 metros de altura aproximadante, com diâmetro estimado entre 20 a 30 metros. Já é a quinta referência sobre objeto semelhante descrito em nosso município. Outros moradores desta parte da cidade possuem relatos semelhantes embora em épocas diferentes .
 
— No dia 18 de janeiro deste ano, foi visto um objeto com a mesma característica ao norte da cidade acima do Forte Dom Pedro II, por várias pessoas que estavam na esquina do calçadão, inclusive por um fotógrafo profissional.
Duração: aproximadamente 10 minutos.
Agora, 23 de abril deste ano, objeto semelhante foi visto a oeste da cidade por moradores do local denominado "Rincão dos Goudinhos". Quatro pessoas viram este
brilhando com aspecto metálico sob o sol das 14:30hs, durante aprox. 3 minutos.
 
— Em 19 de março de 2000, desceu a 30m da casa do Sr. Luis Carlos Dias, um OVNI com cerca de 5m de diâmetro... Este deixou marcas circulares de queimado na grama. Ao todo 3 marcas; 2 com 35 cm e 1 com 63 cm. Eram aproximadante 1:30h , o objeto apresentava-se iluminado da metade para cima, e após aproximadamente 5 minutos emitiu um "silvo" e deslocou-se rapidamente em direção ao céu.
 
Grupo de Pesquisa Ufológica de Caçapava do Sul. - GPUC.
Elver Ubirajara Teixeira.